Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Conduzir em Portugal
15-09-2010, 19:00 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-09-2010 19:01 por maximilian.)
Mensagem: #1
Conduzir em Portugal
Boas pessoal,

Sempre que pego no carro, mesmo para andar poucos Km's, não há momento em que não encontro um condutor que por exemplo, se meta à minha frente sem sinalizar, que não me dê prioridade, que estacione sem sinalizar, que faça uma rotunda inteira pelo lado de fora sem usar os piscas, etc, etc...

Que raio se passa? Muitos daqui que devem ter a carta à menos tempo que eu (21 anos) sabem me responder se muita coisa agora não se ensina nas escolas, tipo, não usar piscas quando se vai mudar de direcção?

Sinceramente adorava perceber o que se passa, parece-me que está cada vez pior.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-09-2010, 19:07
Mensagem: #2
RE: Conduzir em Portugal
tens de conduzir em frança.. aí é que é medonho..

ensinar, ensina-se, as pessoas é que se esquecem do código.. continuo a achar que deveria haver reciclagem das cartas de condução.. garanto-te que havia mt gente que ia ficar sem ela...

[Imagem: g73rog.jpg]
NOKIA N8 Proud owner Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-09-2010, 19:08
Mensagem: #3
RE: Conduzir em Portugal
(15-09-2010 19:00)maximilian Escreveu:  Boas pessoal,

Sempre que pego no carro, mesmo para andar poucos Km's, não há momento em que não encontro um condutor que por exemplo, se meta à minha frente sem sinalizar, que não me dê prioridade, que estacione sem sinalizar, que faça uma rotunda inteira pelo lado de fora sem usar os piscas, etc, etc...

Que raio se passa? Muitos daqui que devem ter a carta à menos tempo que eu (21 anos) sabem me responder se muita coisa agora não se ensina nas escolas, tipo, não usar piscas quando se vai mudar de direcção?

Sinceramente adorava perceber o que se passa, parece-me que está cada vez pior.

Não estás a culpar as escolas de condução certo?

Hoje em dia, pessoas com bolsos grandes, compram as cartas.

Mas mesmo comprar, mal as aulas fazem, é isso o que se passa.

E depois tem os malucos, de sempre, lol.

Não te sei dizer mais. Até pode ser de outra coisa, não estou 100% dentro do assunto, estou a tirar a carta a pouco tempo.

[Imagem: 3333313339.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-09-2010, 19:47
Mensagem: #4
RE: Conduzir em Portugal
(15-09-2010 19:00)maximilian Escreveu:  Boas pessoal,

Sempre que pego no carro, mesmo para andar poucos Km's, não há momento em que não encontro um condutor que por exemplo, se meta à minha frente sem sinalizar, que não me dê prioridade, que estacione sem sinalizar, que faça uma rotunda inteira pelo lado de fora sem usar os piscas, etc, etc...

Que raio se passa? Muitos daqui que devem ter a carta à menos tempo que eu (21 anos) sabem me responder se muita coisa agora não se ensina nas escolas, tipo, não usar piscas quando se vai mudar de direcção?

Sinceramente adorava perceber o que se passa, parece-me que está cada vez pior.
Ora aqui tens muita informação sobre o mundo automóvel.
Prevenção, aprendizagem, etc...

http://forum.pplware.com/showthread.php?...s+Carro%3F

E para irem aprendendo:




O próximo video tem uma incorrecção... aos 3:18, o veiculo devia ter passado para a faixa da direita mais cedo, logo depois de ter passado a saída que antecede a escolhida:




E outro... diferente:



Aqui: http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=20478.0
E aqui: http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=20477.0
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-09-2010, 21:05 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-09-2010 21:21 por maximilian.)
Mensagem: #5
RE: Conduzir em Portugal
Boas, obrigado pelas respostas. Sim, eu conheço esses videos e entendi como se circula numa rotunda, mas o que pretendo é tentar perceber o porque que grande parte dos condutores comete ou ignora coisas básicas, circular incorrectamente numa rotunda ou tais como não usar o pisca para ultrapassar ou mudar de faixa. Será preguiça? Será da crise? Qual é a vossa opinião e se o fazem ou não e porque, entendem?
(15-09-2010 19:07)brunomartins Escreveu:  tens de conduzir em frança.. aí é que é medonho..

ensinar, ensina-se, as pessoas é que se esquecem do código.. continuo a achar que deveria haver reciclagem das cartas de condução.. garanto-te que havia mt gente que ia ficar sem ela...

Concordo! Nunca conduzi em França, mas conduzo aqui e também é medonho...
(15-09-2010 19:08)Jose Escreveu:  
(15-09-2010 19:00)maximilian Escreveu:  Boas pessoal,

Sempre que pego no carro, mesmo para andar poucos Km's, não há momento em que não encontro um condutor que por exemplo, se meta à minha frente sem sinalizar, que não me dê prioridade, que estacione sem sinalizar, que faça uma rotunda inteira pelo lado de fora sem usar os piscas, etc, etc...

Que raio se passa? Muitos daqui que devem ter a carta à menos tempo que eu (21 anos) sabem me responder se muita coisa agora não se ensina nas escolas, tipo, não usar piscas quando se vai mudar de direcção?

Sinceramente adorava perceber o que se passa, parece-me que está cada vez pior.

Não estás a culpar as escolas de condução certo?

Hoje em dia, pessoas com bolsos grandes, compram as cartas.

Mas mesmo comprar, mal as aulas fazem, é isso o que se passa.

E depois tem os malucos, de sempre, lol.

Não te sei dizer mais. Até pode ser de outra coisa, não estou 100% dentro do assunto, estou a tirar a carta a pouco tempo.

Compram-se as cartas? Tens a certeza? Isso é corrupção, estupidez ou pior, pois pessoas sem habilitações físicas e mentais para conduzir não deviam conduzir. Também estás estás a comprar a tua carta? Senão, vais cumprir o que te ensinaram ou nem por isso?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-09-2010, 22:00
Mensagem: #6
RE: Conduzir em Portugal
Ora viva.

O principal problema, é o conceito de que, qualquer pessoa deve poder ter carta.
Nem toda a gente tem perfil psicológico para ter carta, essa é a realidade.
As pessoas ao volante transformam-se, alguma em verdadeiros animais.
E eu, pessoalmente, acho que devia haver uma avaliação psicológica, se tens perfil, tiras a carta...se não tens ... não tiras.

Tenho carta à pouco mais de 12 anos, e não sei se posso dizer que já vi de tudo, mas que já vi muita coisa.... isso já vi Wink

Em Portugal, o que se vê com mais frequência, eu diria que é a falta de respeito/civismo, e isso poderia ser minorado na tal avaliação psicológica que falei acima.

Em boa quantidade, existem também, problemas estruturais das nossas estradas, a péssima sinalização que temos, dá origem a condutores perdidos, nervosos por apanhar uma saída, e por aí fora.

Outra questão que deveria ser ponderada, era reciclagem obrigatória.
Vamos ser honestos, se eu for tirar um CAP, tenho que o renovar de x em x anos. Se eu tirar um curso de primeiros socorros, tenho que o renovar de 2 em 2. E um sem fim de exemplos poderiam ser dados.
Então e tiro a carta e dura até aos 50? É que conduzir um veiculo, pode perfeitamente ser equiparado a uso de porte de arma. E embora na legislação seja claro que o cidadão tem a obrigação de ser conhecedor das alterações ao código .... alguém acha que isso funciona?

Outra situação,
tiro a carta de mota, e existe aquele esquema de escalões, que não conheço em detalhe mas é por janelas de potência penso eu.
E no carro?
Tiro a carta com um trambolho com 60cv, com o relanti acelerado até aos queixos, depois vou ao stand e compro um carro com 300cv e está tudo bem?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-09-2010, 22:02
Mensagem: #7
RE: Conduzir em Portugal
(15-09-2010 22:00)JPedrosa Escreveu:  Ora viva.

O principal problema, é o conceito de que, qualquer pessoa deve poder ter carta.
Nem toda a gente tem perfil psicológico para ter carta, essa é a realidade.
As pessoas ao volante transformam-se, alguma em verdadeiros animais.
E eu, pessoalmente, acho que devia haver uma avaliação psicológica, se tens perfil, tiras a carta...se não tens ... não tiras.

Tenho carta à pouco mais de 12 anos, e não sei se posso dizer que já vi de tudo, mas que já vi muita coisa.... isso já vi Wink

Em Portugal, o que se vê com mais frequência, eu diria que é a falta de respeito/civismo, e isso poderia ser minorado na tal avaliação psicológica que falei acima.

Em boa quantidade, existem também, problemas estruturais das nossas estradas, a péssima sinalização que temos, dá origem a condutores perdidos, nervosos por apanhar uma saída, e por aí fora.

Outra questão que deveria ser ponderada, era reciclagem obrigatória.
Vamos ser honestos, se eu for tirar um CAP, tenho que o renovar de x em x anos. Se eu tirar um curso de primeiros socorros, tenho que o renovar de 2 em 2. E um sem fim de exemplos poderiam ser dados.
Então e tiro a carta e dura até aos 50? É que conduzir um veiculo, pode perfeitamente ser equiparado a uso de porte de arma. E embora na legislação seja claro que o cidadão tem a obrigação de ser conhecedor das alterações ao código .... alguém acha que isso funciona?

Outra situação,
tiro a carta de mota, e existe aquele esquema de escalões, que não conheço em detalhe mas é por janelas de potência penso eu.
E no carro?
Tiro a carta com um trambolho com 60cv, com o relanti acelerado até aos queixos, depois vou ao stand e compro um carro com 300cv e está tudo bem?

Idem, idem, aspas, aspas...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-09-2010, 22:17 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-09-2010 22:33 por .mechanism.)
Mensagem: #8
RE: Conduzir em Portugal
Eu tenho a carta há cerca de 3 meses, por isso ainda tenho muito presente o que me ensinaram nas aulas de código e também nas práticas, mas se me perguntares se ainda sigo tudo à risca a verdade é que não o faço. Tenho noção disso, mas também tenho perfeita noção de que quando vou a conduzir não estou sozinho na estrada e que as minhas decisões podem, no pior cenário possível, custar a vida a alguém. Mantenho sempre a cabeça assente e tento ir sempre pelo seguro, mas em tão pouco tempo como condutor já estive em mais situações perigosas criadas por um erro meu ou pela impaciência ou má vontade dos outros do que gostaria.

Infelizmente crescemos a ver comportamentos desse tipo, e quando passa a ser a nossa vez de conduzir já estamos tão habituados a esses maus hábitos de condução que por influência são esses que a maioria acaba por adoptar.

Citar:Outra situação,
tiro a carta de mota, e existe aquele esquema de escalões, que não conheço em detalhe mas é por janelas de potência penso eu.
E no carro?
Tiro a carta com um trambolho com 60cv, com o relanti acelerado até aos queixos, depois vou ao stand e compro um carro com 300cv e está tudo bem?

O meu instrutor de código (eu não tenho experiência na condução de motas por isso não faço a menor ideia do que nos é pedido fisica e mentalmente) disse-me que isso estava assim estipulado pois controlar uma mota com tanta potência é realmente muito difícil e requer prática e experiência com outros modelos menos potentes. Enquanto no caso dos carros não se considera perigoso conduzir automóveis assim tão potentes, logo após a aprendizagem em máquinas com muito menos potência, pois estes são muito mais estáveis e não nos permitem "ziguezaguear" pelo meio do trânsito como as motas. Mas, e é um "mas" que altera tudo o que disse, isto só seria realmente aplicável na vida real se todos cumprissem os limites de velocidade. Pois se os cumpríssemos, andar na estrada com um Smart ForTwo, ou um Murcielago seria somente uma questão de quem chega primeiro aos 50/90/100/120.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-09-2010, 23:00 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-09-2010 23:03 por brunomartins.)
Mensagem: #9
RE: Conduzir em Portugal
eu que apenas 5 anos de carta ( a caminho de 6), tendo a carta de pesados articulados e tendo trabalhado numa empresa de transportes internacionais espanhola durante 1 ano e meio, tive o luxo de conduzir em quase todos os países da europa ( já conduzi em Portugal, França, Espanha, Itália, Luxemburgo, republica checa, Eslovénia, Eslováquia, Croácia, Inglaterra, Escócia, Grécia, Holanda, Bélgica, Alemanha, Áustria.. acho que estão todos, llooll)...
vi muita coisa, sei quais as estradas melhores e posso dizer que não estamos assim tão mal de estradas... a culpa é da mentalidade dos condutores portugueses (o mais parecido na europa connosco são os franceses, mas eles ainda conseguem ser piores, mt piores)

a carta deveria ser um luxo, e só dada a quem tem capacidade mental e física para controlar um veiculo.. posso dizer em conversa que sei mais código que muita gente que acabou de tirar a carta.. como isso é possível? fácil, a porcaria dos exames de código não são exames de código, mas sim de compreensão de português.. tal como foi dito aqui, em quase tudo é obrigatório reciclagem de x em x anos, porque raio é que a carta é definitiva? não faz sentido..

muita gente pura e simplesmente não tem capacidade para controlar um carro, é que conduzir não é estacionar e andar a passear na porcaria de uma cidade, tal como fazem os exames de condução, deveria ter também a componente de controlo do carro em situações de emergência, ensinar a fazer isso e fazer exame disso.. se tive esses pontos todos 40% do pessoal não tinha a carta..

tal como eu sabia quando tive a carta de carro não estava preparado para conduzir, porque 20 aulas ou algo assim não ensina mt, essa é a verdade, e especialmente quando se faz a porra dessas aulas quase exclusivamente em cidade, e digo que a primeira vez que conduzi numa auto-estrada foi quando já tive a carta.. não me ensinaram a conduzir numa, tive que aprender por mim próprio..
já na carta de pesados, apesar de já ter alguma experiência, pouco ou nada preparam para conduzir decentemente um pesado.. fogo, não ensinam a usar o travão de montanha, nada, nada ( depois vê-se os camiões a arder nas descidas em montanha, não sabem, porque se for um camião novo digo e afirmo que se o condutor souber usar o travão de montanha os travões não sobre-aquecem, nos antigos os travão de montanha não grande espingarda)..
isto é apenas um exemplo prático que explica o porque de acontecer muitas coisas..

[Imagem: g73rog.jpg]
NOKIA N8 Proud owner Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-09-2010, 23:03
Mensagem: #10
RE: Conduzir em Portugal
Se perderes o controlo da mota, em direcção a um carro... é uma coisa.
Se perderes o controlo do carro em direcção a outro carro... é outra coisa.
E sim... é fácil perder o controlo de um carro... não te iludas!
Uma grande percentagem de condutores que ai anda a conduzir não tem perfil psicologico para o fazer!
Depois, muitos, novos e com pouco tempo de carta viram-se para isto:
http://almaitaliana.com/forum/index.php?...#msg108714
Como podes ver, é uma prática ilegal, que muitos defendem e fazem a sua apologia. Defendem-no sem poder de argumentação... comparam-no com o tipico jogo de futebol entre amigos, etc!
Depois não têm capacidade para entender que conduzir tem de obedecer a certas regras:
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=17400.0
Mesmo quando erram levam a mal serem autuados, depois é a versão da caça á multa...
Enfim... é uma luta muito antiga, do meu lado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)