Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 1 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problemas de rede com Ubuntu 10.10
06-12-2010, 21:15
Mensagem: #1
Problemas de rede com Ubuntu 10.10
Boas,

Fiz recentemente a migração total para Linux. Embora já tendo alguma experiência anterior com Linux, esta já foi à alguns anos e limitou-se a manter a correr um pequeno servidor pessoal onde corria serviços HTTP, FTP e SMTP/POP3, sem qualquer ambiente gráfico, pelo que a minha experiência ao nível de utilização como desktop é praticamente nula.

Optei pela distribuição Ubuntu 10.10 e mais ou menos tenho conseguido resolver todos os problemas que me têm surgido com relativa facilidade. No entanto tenho tido problemas com a ligação à internet, em particular com a resolução de nomes (DNS). De tempos a tempos (talvez 3 ou 4x por hora) noto que a ligação fica "pendurada" à espera que determinado hostname seja resolvido "empastelando" durante alguns segundos, como se a ligação se tivesse perdido. Inicialmente até coloquei a hipótese de ser problemas com os servidores DNS do meu ISP, pelo que mudei para os da OpenDNS, mas o problema mantêm-se.
A ligação à Internet é feita através de uma rede Wireless com WPA2 que aparenta estar funcional pois o portátil com Windows da minha mulher não tem qualquer problema. No caso da maquina linux, a ligação é feita com uma ligação por cabo ( eth0) a um access point que por sua vez se liga ao router wireless. Já testei o access point ligando-o directamente ao portátil com windows e mais uma vez sem qualquer problema, pelo que pressuponho que seja problemas com o Ubuntu.
Acrescento que o sistema está a correr com IP fixo e atribuição manual dos DNS

IP: 192.168.1.***
Mask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.254
DNS1: 208.67.222.222
DNS2: 208.67.220.220

Agradecia que me dessem uma ajuda a descobrir a causa destas quebras.

Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-12-2010, 23:11
Mensagem: #2
RE: Problemas de rede com Ubuntu 10.10
Experimenta a por apenas DNS1 : 192.168.1.254 (que assumo que seja o ip do router)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-12-2010, 23:03
Mensagem: #3
RE: Problemas de rede com Ubuntu 10.10
Sim, inicialmente o que tinha era assim. Dessa forma ia buscar os DNS do ISP através do router.

De qualquer forma, coloquei um packet sniffer a correr e analizei a fragmentação nos pacotes de dados e pelos vistos é um problema no acess point que fazia a recepção do sinal wireless. Neste momento tempo uma Pen USB Wireless e deixei de ter as quebras que referi anteriormente.

Obrigado na mesma pela ajuda Smile


(10-12-2010 23:11)pedromrgoncalves Escreveu:  Experimenta a por apenas DNS1 : 192.168.1.254 (que assumo que seja o ip do router)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)