Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
UNC e Wine
08-10-2008, 00:58
Mensagem: #1
UNC e Wine
Boas,

A ver se alguém me pode ajudar nesta questão:

Pretendo usar uma aplicação Windows (software de gestão de alunos) criada para ambiente windows.

Não apresenta nenhum problema quando instalado localmente.

O problema tem a ver com o caminho para a base de dados que deve ser fornecido sob o formato UNC (para maior segurança prefiro pôr de parte a hipótese de mapear a unidade).

ou seja, algo do género
\\servidor\partilha$\

Alguma ajuda ?

Já agora tratam-se de aplicações da J. P. M. Abreu que pretendo correr no Ubuntu.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-10-2008, 02:09
Mensagem: #2
RE: UNC e Wine
(08-10-2008 00:58)momceras Escreveu:  Boas,

A ver se alguém me pode ajudar nesta questão:

Pretendo usar uma aplicação Windows (software de gestão de alunos) criada para ambiente windows.

Não apresenta nenhum problema quando instalado localmente.

O problema tem a ver com o caminho para a base de dados que deve ser fornecido sob o formato UNC (para maior segurança prefiro pôr de parte a hipótese de mapear a unidade).

ou seja, algo do género
\\servidor\partilha$\

Alguma ajuda ?

Já agora tratam-se de aplicações da J. P. M. Abreu que pretendo correr no Ubuntu.

já pensaste numa máquina virtual com o Win XP para correr a aplicação dentro do ubuntu?
Eu não tenho conhecimentos de wine, mas sei que pela máquina virtual fácilmente podes fazer isso, e mapear a tua ligação de rede, podendo acederes dessa forma que pretendes directamente à partilha. Caso optes por essa opção usa o Virtualbox e aloca na instalação 1 GB para memoria (isto assumindo que o pc não é antigo) para o XP.

http://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-10-2008, 04:17
Mensagem: #3
UNC e Wine
A virtualização não é a solução. Porque para além da baixa performance da aplicação sobre máquina virtual, tenho equipamentos com poucos recursos. Afinal trata-se de uma escola Smile
Deste modo perdia-se todo o objectivo da mudança para linux, que seria aproveitar melhor os poucos recursos disponíveis.
Ou seja, a solução com vmware ou virtual box (gratuito eu sei) deveria funcionar mas teria de contar com arranque do Ubuntu, arranque do windows xp em máquina virtual, executar a aplicação. Implicaria justamente tudo o que se pretende evitar: licenciamento para o sistema operativo e, redução da performance actual.

De qualquer modo agradeço a sugestão.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-10-2008, 09:01
Mensagem: #4
RE: UNC e Wine
Se vão alterar tudo para Linux, peço desculpa mas não compreendo o facto de usarem um software Windows.. :|

De qualquer das formas, usando o samba não pode fornecer algo do género smb://servidor/partilha$/ no programa?

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-10-2008, 09:24
Mensagem: #5
UNC e Wine
Pelo simples motivo de as empresas não acharem lucrativo desenvolver o mesmo software para linux.
E como o software necessita de estar constantemente actualizado (alunos, vencimentos, inventário, bar, papelaria, biblioteca) para satisfazer os requisitos do ministério de educação e finanças (principalmente o de vencimentos), só uma empresa com capacidade de empreender este trabalho de forma a estar em cima das alterações consegue realizar.
Até que seja rentável programar para linux (acho que ... nunca) é um empreendimento inglório para as empresas com fins lucrativos.
É claro que neste momento julgo não existir nenhuma solução em open source ou linux.

Talvez o estado se lembre disso (quando todos os outros países já fomentam a utilização de software open source, GNU)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-10-2008, 16:29
Mensagem: #6
RE: UNC e Wine
(08-10-2008 09:24)momceras Escreveu:  Pelo simples motivo de as empresas não acharem lucrativo desenvolver o mesmo software para linux.
E como o software necessita de estar constantemente actualizado (alunos, vencimentos, inventário, bar, papelaria, biblioteca) para satisfazer os requisitos do ministério de educação e finanças (principalmente o de vencimentos), só uma empresa com capacidade de empreender este trabalho de forma a estar em cima das alterações consegue realizar.
Até que seja rentável programar para linux (acho que ... nunca) é um empreendimento inglório para as empresas com fins lucrativos.
É claro que neste momento julgo não existir nenhuma solução em open source ou linux.

Talvez o estado se lembre disso (quando todos os outros países já fomentam a utilização de software open source, GNU)

Tenta a solução que o Bruno Bernardino disse, tens que para isso ter o pacote smbclient instalado. Para isso precisas de ir a Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic, e procurar por esse pacote.
Depois dentro do nautilus penso que podes criar um atalho com o caminho que o Bruno disse a share smb e arrastá-lo para junto da árvore onde esta a tua pasta Home, Cdrom, etc...
Depois disso se deres o nome share, podes tentar procurar por ela na tua plicação por wine. Tenta primeiro de tudo testar o acesso smb depois de instalado o pacote digitando o caminho correcto, se funcionar é meio passo para teres isso a funcionar.
São algumas dicas isoladas mas espero que possas ajudar.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-10-2008, 20:43
Mensagem: #7
UNC e Wine
Já tinha tentado mas não consegui fazê-lo como indicado pois o programa não aceita o smb://.
Funcionaria se mapeasse a unidade passando a referir-me a ela por uma letra h:\ por exemplo. Porém isto representa um grande risco na segurança, pois o utilizador teria um acesso como que imediato às pastas partilhadas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-10-2008, 23:13 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-10-2008 23:15 por Bruno Bernardino.)
Mensagem: #8
RE: UNC e Wine
mas não percebo, o objectivo não é mesmo dar o tal acesso? é que mesmo que se ussasse o tal \\servidor\partilha$\ qualquer pessoa poderia aceder na mesma...
Já agora, se puder dispensar algum tempo para procurar se aqui (no final da página, nos cd's de software) encontra qualquer coisa útil (a nível de substituir o software): http://www.escolaslivres.org/?q=taxonomy/term/9

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-10-2008, 07:58
Mensagem: #9
UNC e Wine
É assim,

Se o programa abre e acede aos dados necessários através da share, tudo bem.
Agora se dermos uma janela de acesso (mapeamento) directo aos ficheiros partilhados, corremos o risco da curiosidade humana, ou seja remoção, criação ou alteração de ficheiros fora de controlo.

Quanto à página, localizei software de gestão de biblioteca. Contudo este não é visto de forma integrada.
Porque ao surgir um novo elemento na escola, será necessário inserir novamente todos os dados numa segunda base de dados. O ideal será interligá-lo com o programa de alunos e o de docentes.

Agradeço o link, poderá vir mais tarde a ser útil.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-10-2008, 09:00 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-10-2008 09:04 por Bruno Bernardino.)
Mensagem: #10
RE: UNC e Wine
Percebo, e se nos tais ficheiros partilhados só permitir a leitura dos mesmos, assim o programa acede e qualquer pessoa pode aceder mas apenas ver (pode parecer um pouco óbvio, mas também acontece que às vezes nos escapa o mais óbvio!).

Outra coisa, usando o Samba (novamente), não conseguiu dar o caminho \\servidor\partilha$\ ? Digamos que cria no linux uma pasta partilhada, e usando o samba, partilha-a como \\servidor\partilha$\ isso deverá funcionar dado que onde introduz o "caminho" no programa é num pc com windows, não? O smb:\\ só é usado a partir de linux, o windows vê como uma partilha normal.

EDIT: Estive a ler novamente o primeiro post, reparei que serão só usados pc's com ubuntu, mas não tem problema porque penso que o wine, dado que "emula" o windows, funcionará sem problema assim.

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)