Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Criar script de perguntas e respostas
17-06-2011, 23:32
Mensagem: #1
Linux Criar script de perguntas e respostas
Boas caros "forumzinos"
sou um ávido utilizador de linux e estou a tentar dar os meus 1º paços em programação. Para tal venho-vos pedir ajuda e alguma orientação na criação de 1 scripts. Queria começar por algo simples (penso eu de que!) e criar um script de perguntas e respostas, editável, simples e quem sabe futuramente adicionar o Zenity, criando assim um GUI que não fira a vista.
Então e que perguntas faria o script? Simples! Quero poder adicionar repositórios e as respectivas aplicações. Tenho uma lista enorme de rep e app, !!que diariamente cresce!!. torna-se complicado, após reinstalações de Linux (experimento várias, e muitas das vezes rebento com o sistema operativo e como preguiçoso que sou, não tenho o habito de fazer backups) inseri-los manualmente, que basicamente é um tédio e dispendioso.
Para poderem entrar mais no meu pensamento, vou tentar esquematizar o script

ao iniciar faz 2 perguntas
1-- quer instalar rep e apps
2-- quer adicionar rep e apps

No ponto 1:
a- quer adicionar todos os rep/apps que estão contidos neste script?
b- adicionar manualmente rep/apps

Salto para o b, por o a resposta/solução é bastante óbvia:
Neste ponto será apresentado o nome do rep e app; ter a hipótese de escolher sim e não e saltar para o rep/app seguinte (coisa que eu não estou a conseguir faze-lo em casa! o script faz a pergunta, não instala o rep e não segue para as restantes hipóteses)

No ponto 2:
Este também parece bastante óbvio. O script pergunta qual o rep e qual o nome da aplicação a instalar gravando todas as alterações por nós inseridas

Voltando à programação em si, !!para não pensarem que sou um completo nabo!!, já tenho algum conhecimento e percebo qual a importância de comandos como if, elif, them, echo, $, #!/bin/sh, entre outros mas o encadeamento da linguagem, como não me é nada familiar, torna-se "psicologicamente" dificil de ultrapassar.
Assim que chegar a casa vou colocar aqui "a resma de rep/apps" e mostrar-vos "a palhaçada" de script que estou a bombar! Pelo menos vão começar o fds a ririii!!!!Mr Green
intéjá e obrigado pela vossa ajuda Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-06-2011, 02:10
Mensagem: #2
RE: Criar script de perguntas e respostas
o meu 1º scrip que instala as aplicações automáticamente e sem se conseguir lêr os rep e apps deste processo!!!


Ficheiro(s) anexado(s)
.zip  AnanasSuperSCP-script.zip (Tamanho: 1,6 KB / Downloads: 14)

Ananas AKA Catrapazau Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)