Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
DECO - Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - Grandes Malandros!
10-08-2011, 03:19
Mensagem: #1
DECO - Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - Grandes Malandros!
Acredito esta secção do forum ser apropriada para expôr esta situação.

Venho relatar uma muito má experiência que uma pessoa amiga teve com a associação de defesa do consumidor DECO. E que decidiu alertar-me, caso eu alguma vez precisasse entrar em contacto com uma associação de defesa do consumidor, contactar uma outra associação.

Aqui fica...

Há uns largos meses o meu amigo entrou em contacto com a DECO apenas para pedir informações sobre um assunto.
Desde então tem recebido spam atrás de spam da DECO Proteste.
No dia 28 de Março de 2011 entrou em contacto com a DECO a pedir que removessem o endereço de correio electrónico de qualquer base de dados que eles possuíssem.

Eles responderam da forma como podem ver na imagem, mencionando que o endereço de correio electrónico havia sido colocado num ficheiro de recusas, e assim a pessoa nunca mais receberia lixo electrónico.

Visto que a pessoa minha amiga ainda recebia lixo electrónico, voltou a entrar em contacto com a DECO, e eles responderam que teria que esperar por um período legal de 3 meses.
Passados mais que três meses, a minha pessoa amiga ainda continuava a receber lixo electrónico da DECO Proteste, pelo que voltou a enviar um novo e-mail para a DECO, mas até hoje sem qualquer resposta! E continuam a enviar lixo electrónico.

Como podem ver, é simplesmente inaceitável esta atitude da DECO. O pior de tudo é que muito provavelmente, tendo em conta que o lixo electrónico é enviado por essas empresas de publicidadee, a DECO terá vendido o correio electrónico? Quem sabe. Eu é que nunca irei entrar em contacto com essa gente. Isso é mais que certo. Muito provavelmente o meu amigo terá que eliminar a conta do correio electrónico e arranjar um novo para acabar com esta situação de uma vez por todas.

Infelizmente, o meu amigo não tem dinheiro para gastar em advogados, pos certamente esta situação terá alguma ilegalidade? Enfim... cena marada!
O meu amigo pediu parar expôr esta situação, por forma a alertar outras pessoas do que poderá acontecer, caso entrem em contacto com a DECO por e-mail. Uma vez que ele não tem tempo para isto de forums, etc., eu disponibilizei-me a relatar o problema.

Têm imagens que o meu amigo enviou a comprovar toda esta situação.

[Imagem: 8571040_deco_spam_01.jpg] [Imagem: 8571041_deco_spam_02.jpg] [Imagem: 8571042_deco_spam_03.jpg] [Imagem: 8571043_deco_spam_04.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-08-2011, 15:32
Mensagem: #2
RE: DECO - Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - Grandes Malandros!
A DECO virou negocio. Antes sim era uma entidade que ajudava as pessoas, isenta.

Hoje em dia ela própria invoca o povo ao consumismo, basta ver pelas revistas que enviam constantemente, quantias avolutadas por ano que cobram e SPAM que geram.

Não posso confirmar também mas acredito que vendam os emails para efeitos de publicidade. E julgando por este testemunho, cada vez mais confirma-se isso.

DECO, ANACOM... entre outra tantas estão apenas aqui a compactuar com a empresas e com pseudo-ajudas para queimar tempo aos clientes levando com isso ao desespero e desistencia quanto tentamos de facto lutar contra as grandes empresas.

É tudo um cambada de...

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-08-2011, 16:01
Mensagem: #3
RE: DECO - Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - Grandes Malandros!
Eu sou sócio da DECO...
Já nem sei quanto pago... acho que são dois ou três euros, mensais.
Recebo duas revistas.
Spam... de uma empresa, repetidamente só recebe quem quer.
Pelo menos no Gmail tenho ferramentas que impedem o spam. Desde que marcado como spam, o correio enviado vai para outra pasta onde, ao fim de um período, é eliminado!
Mas o relatado espelha o deixa andar e a falta de conhecimento de procedimentos.
Não é assim que se faz as coisas.
Expõe-se tudo, bem elaborado numa carta e envia-se em correio registado e com aviso de recepção. Dá-se um período de 5 dias úteis para a resolução do problema... por regra resolve.
Eu até acho que pelo que pago... a DECO já me foi bem útil. Já usufrui do seu apoio jurídico por duas vezes... em que a razão me assistiu!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-08-2011, 16:46 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-08-2011 16:48 por aFriend.)
Mensagem: #4
RE: DECO - Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - Grandes Malandros!
@Bladerunner

Eu pelo menos, antigamente não tinha mesmo nada a apontar aos serviços da DECO mas com o tempo mudou e muito mesmo (falo pela minha experiência e de familiares).

E já reparei que acima de tudo, varia muito com o tipo de reclamação e a quem reclamamos.

Se for contra Bancos, Gasolineiras, Operadoras Móveis... eles fogem bastante com o rabo à seringa e chegaram-me a dizer em muitos os casos que ou nada podiam fazer, ou aconselhavam-me a "deixar andar" ou então quando eu apertava com isso eles diziam que podiam servir apenas como "mediadores" ... mas não garantiam qualquer resolução dos meus problemas, visto que esta deveria partir de mim, contra eles. E nas ajudas jurificas, diziam-me por carta ou verbalmente apenas o obvio...no sentido de "encaminha com isto e aquilo...você tem direito e isto e aquilo... " coisas básicas que eu já sabia.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-08-2011, 18:08
Mensagem: #5
RE: DECO - Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - Grandes Malandros!
(10-08-2011 16:46)aFriend Escreveu:  @Bladerunner

Eu pelo menos, antigamente não tinha mesmo nada a apontar aos serviços da DECO mas com o tempo mudou e muito mesmo (falo pela minha experiência e de familiares).

E já reparei que acima de tudo, varia muito com o tipo de reclamação e a quem reclamamos.

Se for contra Bancos, Gasolineiras, Operadoras Móveis... eles fogem bastante com o rabo à seringa e chegaram-me a dizer em muitos os casos que ou nada podiam fazer, ou aconselhavam-me a "deixar andar" ou então quando eu apertava com isso eles diziam que podiam servir apenas como "mediadores" ... mas não garantiam qualquer resolução dos meus problemas, visto que esta deveria partir de mim, contra eles. E nas ajudas jurificas, diziam-me por carta ou verbalmente apenas o obvio...no sentido de "encaminha com isto e aquilo...você tem direito e isto e aquilo... " coisas básicas que eu já sabia.
Bem, eu não sei de onde és.
Eu, no Porto, não posso dizer o mesmo.
Na realidade eles são "mediadores", que usam um reportório de conhecimentos, técnicos, serviços jurídicos etc. Não são uma Entidade de cariz Estatal, com as obrigações inerentes... o que muitas pessoas pensam que são!
Agora... um dos meus assuntos a tratar com a sua ajuda foi precisamente contra um banco. É por demais evidente que muito do que tem de ser feito o é em nosso nome. nem poderá ser de outra maneira. Mas as pessoas pensam que é chegar lá, explicar e deixar que a DECO resolva tudo, enquanto elas estão na praia, no trabalho, etc? Não pode ser...
É preciso, como em tudo, ter paciência e deixar a DECO trabalhar e aconselhar...
Mas aqui entramos no campo das experiências pessoais... eu não tenho queixa.
Se vocês se informarem, vão constatar que muito já a DECO fez, em petições e acções contra a Banca, as Operadoras Móveis, etc. E obteve êxito na sua grande maioria.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-08-2011, 19:15
Mensagem: #6
RE: DECO - Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - Grandes Malandros!
Sou de LX, e infelizmente não tenho mesmo tido a mesma sorte. Todos os casos que ganhei foi precisamente sem a ajuda da Deco, o que me fez logo cancelar todos os serviços que tinha com eles, já que se é para ser eu resolver, que assim seja.

Compreendo que eles sejam uteis em muita coisa mas ando mesmo muito reticente quanto à verdadeira natureza por trás. Em alguns casos faz-me lembrar um pouco a ANACOM que diz-se entidade reguladora, protege os clientes, etc.. mas depois vamos ver não é bem assim...como já foi falado aqui no forum também.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2011, 17:50
Mensagem: #7
RE: DECO - Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - Grandes Malandros!
Já me foram úteis, e já me "deixaram a desejar".

Por vezes simplesmente não podem fazer nada, ou apesar de nos queixar-mos de algo que faça sentido ... não há muita lei que acolha as nossas queixas.

Dou-vos um exemplo simples:
1 - A FNAC informa que nas devoluções, devolve na mesma forma de pagamento.
2 - Experimentem comprar algo com cheques KADEOS (não sei se ainda aceitam).
3 - Depois devolvam o artigo
4 - Serão presenteados com cheques FNAC.

Ora,
um cheque KADEOS é 10 vezes mais versátil que um cheque FNAC, além de que não é simplesmente "o mesmo método de pagamento"

Resposta FNAC "Não somos emissores de cheques KADEOS, aguente-se"
E não é nada que tenha suporte legal a história de devolverem no mesmo método de pagamento.
Na altura que tive esta questão, desde reclamação, e reunião com chefe de loja ... nada.
Liguei para a Deco e disseram que não podiam fazer nada.

Uma coisa que "já gostei mais", é das comparações de preços.
Principalmente nas áreas que domino, fico sempre com a ideia que houve ali ... "tendência"

Outra coisa que me desagradou, foi a uns anos, no inicio do projecto das PortableApps, eu ter dado a conhecer à Deco tal suite de aplicações, e nem resposta tive. Uns meses valentes depois, surge um artigo onde mencionam isso ... sem qualquer referência a mim ... não sei se fui o único a mandar aquilo ou não, nem me interessa, mas não gostei.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2011, 17:59
Mensagem: #8
RE: DECO - Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - Grandes Malandros!
Pois...
Mas uma das grandes confusões que já aqui vi espelhada, na realidade é igual, é que muita gente acha que a DECO tem de resolver tudo e que a DECO tem peso Institucional! Não tem... a DECO é, na maioria dos casos, uma mediadora.
Ora, depende da vontade de todos para resolver as questões! Baseada na Legislação, claro, e nas suas equipas.
Se fores cliente de um qualquer concessionário FORD... temos pena. A FORD, por exemplo, não aceita mediação nem da DECO, nem de nenhuma Entidade Institucional... é só com o departamento jurídico e através de advogado!
A DECO tem culpa? Não... agora quem compra FORD deve ter isso em mente.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-08-2011, 23:55
Mensagem: #9
RE: DECO - Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - Grandes Malandros!
Boas

Falou-se em outras associação de defesa do consumidor. Alguém sabe enumerar algumas?
É que eu estou presentemente com um problema relacionado com um portátil que a mais de mês e meio que foi para a marca e a loja fartasse de me dar datas de entrega que nunca são cumpridas...

Cumprimentos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-09-2011, 22:07
Mensagem: #10
RE: DECO - Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - Grandes Malandros!
@Naikas

Normalmente basta umas ameaças de que o teu advogado lhes vai enviar uma carta caso a coisa não se resolva para por tudo a andar. (mesmo que seja bluff)

-
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)