Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
MANUAL PRIMEIROS PASSOS PARA CRIAR A ESTRUTURA DE UMA BASE DE DADOS
11-09-2011, 19:37 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-09-2011 19:53 por progster.)
Mensagem: #1
MANUAL PRIMEIROS PASSOS PARA CRIAR A ESTRUTURA DE UMA BASE DE DADOS
Introdução

Apesar de actualmente se poder encontrar muita informação sobre o tema em questão disponível na internet, a decisão de criar este artigo, surgiu não só pelo facto de ter lido alguns tópicos, onde me pareceu ter encontrado alguma “confusão” relativamente á estruturação de uma base de dados, mas também por vontade própria tentando deste modo transmitir alguns dos meus conhecimentos, e contribuindo assim para a resolução de possíveis e eventuais dúvidas que possam surgir relacionadas com este tema.

Durante o desenvolvimento deste artigo irão ser só abrangidos os pontos que na minha opinião são os principais e os mais importantes, para que qualquer pessoa possa adquirir o mínimo indispensável das bases necessárias para dar os primeiros passos e ir progredindo por si próprio.

Modelo Entidade-Relação

É um modelo que permite representar em forma de diagrama, auxiliando assim a sua visualização, o relacionamento das várias entidades e respectivos atributos de uma base de dados.

Entidades

Existem várias definições, mas de uma forma geral chega-se a um consenso comum, em que uma entidade pode ser um conjunto de elementos sobre os quais se pretende guardar informação.

Exemplo: Cliente, Fornecedor, Funcionários, Alunos, Professores, etc…

Informação essa que devidamente tratada e organizada, dá origem aos atributos ou campos de uma entidade.

Exemplo: Id, Nome, Morada, Telefone, Telemóvel, Email, etc…

Relações

Existem 3 tipos de relações:

1) 1 para 1

Tal como o nome indica uma relação do tipo 1 para 1, é uma relação em que a uma ocorrência da tabela A, corresponde uma e só uma ocorrência da tabela B e vice-versa.

Exemplo: Uma pessoa só pode ter um número de BI, e um número BI só pode pertencer a uma pessoa.

Numa relação do tipo um para um, cabe ao “criador” do modelo entidade-relação a escolha de qual a tabela que irá receber a chave estrangeira.

[Imagem: dymweu.jpg]

2) 1 para N

Uma relação do tipo 1 para n, é uma relação de um para vários, ou seja, entre duas tabelas A e B, a uma ocorrência da tabela A podem corresponder várias ocorrências da tabela B, enquanto que a uma ocorrência da tabela B corresponde só uma da tabela A.

Exemplo: Um leitor pode fazer várias requisições, mas uma requisição só pode ser feita por um leitor, quer isto dizer que entre a tabela Leitor e a tabela Requisições existe uma relação do tipo 1 para n.

A chave principal é adicionada ao lado que tem n, transformando-se assim numa chave estrangeira.

[Imagem: 2qnw6dh.jpg]

3) N para M

Uma relação do tipo n para m, é uma relação de vários para vários, ou seja, entre duas tabelas A e B, a várias ocorrências da tabela A podem corresponder várias ocorrências da tabela B, e vice-versa.

Exemplo: Uma moeda pode ser emitida durante vários anos, mas um ano pode emitir várias moedas, quer isto dizer que entre a tabela Moeda e a tabela Ano existe uma relação do tipo n para m.

Para toda e qualquer relação do tipo n para m, há que decompor a relação em duas do tipo 1 para n, ou seja, irá ser necessário criar uma nova tabela, com o nome que o “criador” do modelo entidade-relação bem entender, onde a mesma irá conter as chaves principais das tabelas envolvidas, chaves estas que se irão tornar numa chave composta da nova tabela.

[Imagem: a9pnc8.jpg]

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-09-2011, 09:52
Mensagem: #2
RE: MANUAL PRIMEIROS PASSOS PARA CRIAR A ESTRUTURA DE UMA BASE DE DADOS
Viva,

Podias era fazer uns artigos, enviavas para nós e nós fazíamos a publicação no blog em teu nome.

Cumps,
Manuel Rocha

[Imagem: pplware_staff.png]
Licenciado em Informática para a Saúde pela ESTG Leiria
Mestrado em Informática - Especialização em Sistemas de Informação na Universidade Portucalense
Especialização em Design Gráfico
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)