Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ubuntu e Nvidia Optimus
04-10-2011, 16:35
Mensagem: #1
Ubuntu e Nvidia Optimus
Olá!

Os pc's actuais montados com nvidia optimus technology usam duas placas gráficas, uma intel de baixo consumo, e uma nvidia de maior performance. O objectivo é poupar energia, não alimentando um dispositivo que consome bastante quando este não é utilizado. (Introdução rançosa para quem não tem p#nh3t3!ra ideia do que é)

O problema surge quando se quer instalar uma distribuição linux, como o Ubuntu. Existem vários tutoriais na web, mas por enquanto não consegui por a Nvidia a funcionar em condições.
Não tenho problemas com o consumo, porque não uso a bateria. Gostaria de saber se alguém conseguiu por a placa nvidia a funcionar, e se sim, como.

Muito obrigado

PS: Acho que um tutorial bem feito teria muito sucesso, porque encontra-se muita malta na web com o mesmo problema. Soluções como ironhide, usar as duas placas gráficas, não me parecem as mais relevantes. É quase sempre preferivel performance em detrimento da autonomia.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-10-2011, 16:43
Mensagem: #2
RE: Ubuntu e Nvidia Optimus
Olá Smile

Já seguiste este tutorial?

A tua BIOS tem a opção para desactivares uma das gráficas?
Pode ser que ao desactivares a Intel consigas instalar de forma correcta a Nvidia.

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-10-2011, 16:14
Mensagem: #3
RE: Ubuntu e Nvidia Optimus
Sim, conhecia esta página.
Tenho o Ironhide a correr, que o que refere o tipo, mas na verdade funciona muito mal.
O meu pc é um asus N53SN e não tem essa funcionalidade de desligar a gráfica.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-04-2012, 12:48
Mensagem: #4
RE: Ubuntu e Nvidia Optimus
Viva

No meu Samsung não tenho opção de desactivar uma das gráficas pela BIOS.
Instalei o BumbleBee na minha NVidia 520, no Ubuntu 12.04.

Por defeito o PC trabalha com a Intel e quando pretendo alguma app a correr com a NVIDIA edito o icon de arranque e acrescento antes do comando de execução a palavra "optirun".

Podes dizer que o problema não é a bateria pois o equipamento vai estar sempre ligado à corrente mas por outro lado não te esqueças que ao usares sempre a NVIDIA o equipamento vai aquecer mais pelo que aconselho nesse caso o uso de equipamento adicional de refrigeração alem de uma verificação periódica do cooler do portátil, isto para não teres de andar a fazer reball dentro de 3 ou 4 anos.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-10-2012, 12:42
Mensagem: #5
RE: Ubuntu e Nvidia Optimus
(22-04-2012 12:48)PapiMigas Escreveu:  Viva

No meu Samsung não tenho opção de desactivar uma das gráficas pela BIOS.
Instalei o BumbleBee na minha NVidia 520, no Ubuntu 12.04.

Por defeito o PC trabalha com a Intel e quando pretendo alguma app a correr com a NVIDIA edito o icon de arranque e acrescento antes do comando de execução a palavra "optirun".

Podes dizer que o problema não é a bateria pois o equipamento vai estar sempre ligado à corrente mas por outro lado não te esqueças que ao usares sempre a NVIDIA o equipamento vai aquecer mais pelo que aconselho nesse caso o uso de equipamento adicional de refrigeração alem de uma verificação periódica do cooler do portátil, isto para não teres de andar a fazer reball dentro de 3 ou 4 anos.

Sem duvida alguma o Bumblebee é a melhor opção para quem tem NVIDIA optimus.

P.S.: Se não estou em erro quando ligado à corrente o bumblebee activa a placa NVIDIA sózinho sempre que ela seja necessária
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)