Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Linux na Web - Segurança
04-11-2008, 16:18
Mensagem: #1
Ubuntu Linux na Web - Segurança
Boa tarde a todos!
Sou um utilizador de Windows e, como toda a gente sabe, é o sistema mais "massacrado" com pragas informáticas de todos os géneros...
Há algum tempo que ando a estudar a possibilidade de ter mais do que dois SO's no meu pc (actualmente tenho o Vista numa partição e o XP noutra). O 3.º sistema seria uma distribuição de Linux. Acontece que até agora a que mais me agradou foi o Ubuntu 8.10 (creio ser essa a versão, com mais uns números.. Tongue), mas utilizei muito recentemente esta versão so.simplis 3D (3.00), que visualmente é muito parecida com o Vista. Como me detectou mais drivers do que o Ubuntu eu queria começar a usar esta...
A 1.ª questão tem a ver com a escolha que deverei fazer, a primeira ou segunda opção para começar? Qual Aconselham?

Tenho uma segunda pergunta. Não utilizo Home Banking pelas razões que já toda a gente conhece. Em termos de compras pela internet, tenho o cuidado de não fornecer informações muito importantes, ter o AV actualizado, apenas confiar em sites seguros, etc.
Agora pergunto se com o Sistema Linux terei uma percentagem de segurança maior a fazer esse tipo de tarefas,a rondar os 99%...? alguém me sabe responder? Sei que mais seguro do que com o Windows estarei, mas qual a margem de perigosidade que continua a existir mesmo com Linux?
Obrigado! Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-11-2008, 16:38
Mensagem: #2
RE: Linux na Web - Segurança
Posso-te dizer que qualquer que seja o sistema, a sua segurança depende do Utilizador e só dele.

O Linux está menos vulnerável a vírus/spyware/malware por várias razões.

Eu utilizo Home Banking (em minha casa ou quando uso uma rede em que confio) e faço tudo o que posso online, nunca tive problemas, e enquanto tiver noção do que faço, dificilmente terei.

A margem de "perigosidade" como referiste, já indiquei que apenas depende do utilizador.

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-11-2008, 16:55 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-11-2008 16:56 por paulf.)
Mensagem: #3
RE: Linux na Web - Segurança
@Bruno Bernardino

Ok obrigado pela resposta Big Grin
Desculpem a pergunta, mas precisava de ter uma opinião formada por alguém que percebesse. Tenho umas noções de segurança, mas no que se refere a Linux, como não utilizo e sendo um sistema que quase não tem vírus ou spyware como dizem, precisava de me informar melhor para não andar a abusar julgando que estaria seguro. Mas estarei muito mais seguro a realizar essas operações com Linux do que com Windows com certeza Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-11-2008, 22:52 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-11-2008 22:57 por uterrorista.)
Mensagem: #4
RE: Linux na Web - Segurança
Apanhar vírus/spyware/malware a partir do browser MUITO dificilmente apanhas!
99,99999% dos vírus/etc são feitos para Windows. E estes não 'constipam' o Linux.
Além do mais, para tu apanhares um vírus no Linux, tens que lhe dar permissão (permissão de root - password)
Sobre os sites que frequentas, isso tens de ser tu a ter cuidado com os ataques de phishing, por exemplo.

Se já te sentes à vontade com o so.simplis 3D, continua com ele.
Aos novatos eu recomendo sempre Ubuntu (pelo suporte, documentação e simplicidade)

linuxdeb.com: um blog que tem por principal tema o Gnu/Linux. Tutoriais, dicas, notícias, etc...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-11-2008, 01:35 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-11-2008 01:36 por pedroalmeida103.)
Mensagem: #5
Ubuntu RE: Linux na Web - Segurança
Eu também utilizo Home Banking quer no linux quer no windows a até ver nunca tive problema algum. Uma boa politica que podes adoptar é NUNCA memorizares senhas seja em que pc for (mesmo no pessoal).
Quando não necessitares de estares ligado ao Home Banking desligas-te pelo LOGOUT e não na pela cruz do canto superior direito.
Se usares o firefox podes ir a editar - preferências - e no separador privacidade retiras os vistos do histórico (a menos que isso não te interesse), os cookies "guardar: até fechar o firefox"; nos dados privados colocas um visto no separador que diz "Limpar sempre os meus dados privados ao fechar o firefox", clicas depois em definições e activas todas as caixas disponiveis ( ou as que quiseres), depois passas para o separador segurança e em senhas retiras os vistos nos dois quadrados disponiveis.
Outra coisa tb muito importante na utilização do Home Banking é NUNCA responderes a mails vindos do banco a pedirem para forneceres os teus dados. Por mais real que possa parecer NUNCA mas NUNCA forneças os teus dados. Se tiveres duvidas dirige-te ao balcão e relata que te pediram os dados online.
Já agora só mais uma dica também ela muito importante, evita a too o custo consultar a tua Home Bankig em locais publicos.
Tirando isso podes dizer que estás seguro.

[Imagem: ubuntu_2.jpg]
[Imagem: pplware_fan.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-11-2008, 01:03
Mensagem: #6
RE: Linux na Web - Segurança
(07-11-2008 01:35)pedroalmeida103 Escreveu:  Outra coisa tb muito importante na utilização do Home Banking é NUNCA responderes a mails vindos do banco a pedirem para forneceres os teus dados. Por mais real que possa parecer NUNCA mas NUNCA forneças os teus dados.
Exacto!
Qualquer serviço que nos envie um email para actualizar dados, promoções, qualquer coisa, devemos entrar pela página oficial que conhecemos e depois fazemos o que pretendemos! Nunca pelos links fornecidos no mail.

Muitas vezes o link do texto está correcto e somos redireccionados para uma página de phishing, por exemplo.

Eu, até do Google Adsense já tive um email falso na minha caixa de correio! Eles 'atiram' a tudo!

linuxdeb.com: um blog que tem por principal tema o Gnu/Linux. Tutoriais, dicas, notícias, etc...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)