Abro este tópico para alertar o pessoal menos atento de um novo (secalhar não, mas só recebi agora) esquema para sacar endereços de e-mail para mailing-lists de SPAM.
Já todos conhecem o método de pedir que se reenvie a mensagem vezes sem conta para x pessoas, e no fim somos presenteados com qualquer coisa ou os nossos amigos passam a gostar mais de nós.
Felizmente, após grande esforço de alguns para consciencialização das massas da realidade, muitos começaram a abrir os olhos e deixaram de reenviar este tipo de correio, ou reenviando-o limpando os contactos do corpo da mensagem e inserindo os contactos em Bcc/Coo.
Mas como os larápios têm de viver tornaram-se mais criativos, se não, ora vejam:
Citar:DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE TELEMOVEIS BLACKBERRY CAMPANHA DE VERÃO
Caros amigos, /* Que informal... */
Depois do sucesso da campanha de Páscoa, na qual a BlackBerry ofereceu centenas de telemóveis, resolvemos dar uma nova oportunidade a quem ainda não foi contemplado.
A BlackBerry, em parceria com a Sapo, está a distribuir gratuitamente smartphones, adoptando uma estratégia de marketing similar à da Nokia. /* Qual, aquela que se eu reenviasse aquele e-mail a 10 pessoas recebia um novíssimo Nokia 3310? */
Com esta acção de marketing, a BlackBerry deseja aumentar a sua popularidade no mercado nacional.
Por esse motivo, está a distribuir gratuitamente o novo modelo BlackBerry Curve 8310. /* LOL! Novo, mas o modelo é de 2007! */
Tudo o que é preciso fazer para se candidatar a receber este smartphone de oferta, é enviar uma cópia deste e-mail para 20 ( vinte ) conhecidos seus (emails obrigatoriamente válidos) /* Que conveniente! */, enviando uma cópia (com conhecimento) do mesmo para o endereço de Email : blackberry_dp_markt@sapo.pt /* Claro, para ele ficar com os endereços válidos TODOS e poder metê-los numa mailing-list de SPAM e ganhar dinheiro com eles, à tua custa! Obrigado amigão! */
Após o dia 31 de Julho, você será contactado por email pela BlackBerry, a fim de recolher os seus dados pessoais para o envio do seu BlackBerry Curve 8310 de oferta. /* O você fica ali um pouco mal, não acham? */
Se a mensagem for enviada para 50 (cinquenta) ou mais pessoas, você poderá receber o novo modelo topo de gama BlackBerry Bold 9000(oferta limitada às primeiras 500 pessoas). /* Wow, estes gajos estão mesmo a apostar forte no mercado nacional! Este é de 2008, é quase novo! */
Em caso de ruptura de stock, apenas asseguramos BlackBerry Curve 8310. /* Que pena, queria tanto o BlackBerry Bold */
Boa Sorte! /* Obrigado Luís! */
Luis Ferreira e Sousa /* Luis? Não é Luís que se escreve?! */
Dep.Marketing
http://www.blackberry.com/ /* Luís, mas onde está o link para o concurso? */
IMPORTANTE: Para que a sua participação seja validada, não se esqueça que terá que enviar o email, com conhecimento da BlackBerry.
(enviando uma cópia do seu e-mail para o contacto blackberry_dp_markt@sapo.pt ). /* Está bem Luís, mas onde está o link para o concurso e respectivo regulamento?*/
Após este processo, será contactado pelo departamento de Marketing da Blackberry.
(Concurso autorizado pelo governo civil) /* De que distrito Luís? Qual o número do concurso? */
Em jeito de conclusão, e para quem ainda não percebeu como funciona o esquema:
Ao reenviar o e-mail com conhecimento para blackberry_dp_markt@sapo.pt está a dar privilégios a esta pessoa de ver para quem é que enviou aquele e-mail, para além de que já o ajudou (se é honesto) e apenas enviou endereços válidos. Ou seja, mesmo que tenha apagado todos os contactos de pessoas pelas quais o e-mail já circulou, vai saber-se sempre os endereços para onde ele vai.
Se teve a paciência para ler este post até aqui peço-lhe que:
- Não mostre aos outros os endereços electrónicos dos seus amigos, use "Cco" (ou "Bcc") - cópia oculta - para enviar o seu correio electrónico. Retire os endereços do "corpo" da mensagem antes de reenviar qualquer e-mail, assim dificulta a disseminação de Vírus e SPAM.
- Não queira saber das pessoas a quem roubam os rins nas lojas chinesas, ou que esperam um dador de um tipo de sangue raro - é tudo treta!
- Não alerte os seus amigos para o último vírus perigosíssimo, o mais destrutivo de sempre segundo a [Insira aqui o nome da empresa de informática] - a "firewall" e anti-vírus servem para isso mesmo!
- Duvide sempre de toda e qualquer oferta, e tente saber mais sobre ela, geralmente as ofertas verdadeiras têm um site e uma linha de apoio associada. E lembre-se do que aprendeu com os seus pais: Ninguém dá nada a ninguém. É melhor perder um prémio que perder a privacidade.
Actualização:
Como é óbvio isto é mais um embuste. Não caiam!
Se quiserem, para melhor alertar os visitantes menos atentos para esta situação podem utilizar o meu post e modificá-lo como desejarem para colocarem no blog, apenas peço uma pequena referência em troca. =) Se quiserem posso também fazer eu o artigo, a vosso pedido, com mais algumas informações.