Começar a programar: Linguagens recomendadas?
|
05-08-2009, 10:26
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
RE: Começar a programar: Linguagens recomendadas?
Ora viva,
só vi este tópico agora Ana, estás correctíssima na tua opinião, que eu aliás partilho. Eu comecei com Fortran77 que foi por causa "das coisas" Tem sido giro ao longo dos anos, em vários fóruns, eu já ter dito que na minha opinião (complementando o que já disseste), os IDE's demasiado intuitivos e demasiado simples têm contribuído para cada vez mais gente programar mal e algumas vezes quase ser "abatido" por o dizer. É que efectivamente, antigamente, era quase obrigatório seguir a evolução correcta começando por uma linguagem que nos ensina a pensar, depois começa-se a dominar a linguagem em particular e depois estamos aptos e mexer em mais do que uma linguagem de programação. Hoje, qualquer pessoa pega no VisualStudio, vai ao google, faz um paint, um notepad, depois daí, vão googlando mais um pouco melhoram algumas coisas e ao fim pouco tempo já andam a fazer aplicações comerciais. á uns anos, comecei um projecto de um website para iniciados em programação onde o objectivo era ter a historia de cada linguagem de programação e objectivos da sua existência, mostrar os mesmos programas em várias linguagens, tentar indicar paralelismos entre linguagens, guiar as pessoas para a linguagem correcta e dar links de ajuda para as linguagens mais correntes. depois a minha vida mudou radicalmente e larguei isso, além de que estava a ser dificil encontrar parceiros, porque como é bom de ver uma pessoa apenas domina um conjunto limitado de linguagens de programação. Hoje mexo quase exclusivamente em SQL e continuo a usar noções (adaptadas é certo) que já tenho á anos e não é a sintaxe que me incomoda, os desafios são sempre o que fazer do "enunciado" ou "problema" de forma a chegar a um objectivo. Ás vezes tenho aqui lutas que nem vos conto, só 1 exemplo e nem é de modelação de objectos Ás vezes irrita de tão simples que é, por vezes encontro em scripts sql coisas como to_date(to_char(data,'formato')), na realidade o que a pessoa quer é forçar o objecto data ao formato que lhe convém, para isto basta no inicio da sessão definir o parametro nls date correctamente. |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)