RE: Conduzir em Portugal
(15-09-2010 22:00)JPedrosa Escreveu: Ora viva.
O principal problema, é o conceito de que, qualquer pessoa deve poder ter carta.
Nem toda a gente tem perfil psicológico para ter carta, essa é a realidade.
As pessoas ao volante transformam-se, alguma em verdadeiros animais.
E eu, pessoalmente, acho que devia haver uma avaliação psicológica, se tens perfil, tiras a carta...se não tens ... não tiras.
Tenho carta à pouco mais de 12 anos, e não sei se posso dizer que já vi de tudo, mas que já vi muita coisa.... isso já vi
Em Portugal, o que se vê com mais frequência, eu diria que é a falta de respeito/civismo, e isso poderia ser minorado na tal avaliação psicológica que falei acima.
Em boa quantidade, existem também, problemas estruturais das nossas estradas, a péssima sinalização que temos, dá origem a condutores perdidos, nervosos por apanhar uma saída, e por aí fora.
Outra questão que deveria ser ponderada, era reciclagem obrigatória.
Vamos ser honestos, se eu for tirar um CAP, tenho que o renovar de x em x anos. Se eu tirar um curso de primeiros socorros, tenho que o renovar de 2 em 2. E um sem fim de exemplos poderiam ser dados.
Então e tiro a carta e dura até aos 50? É que conduzir um veiculo, pode perfeitamente ser equiparado a uso de porte de arma. E embora na legislação seja claro que o cidadão tem a obrigação de ser conhecedor das alterações ao código .... alguém acha que isso funciona?
Outra situação,
tiro a carta de mota, e existe aquele esquema de escalões, que não conheço em detalhe mas é por janelas de potência penso eu.
E no carro?
Tiro a carta com um trambolho com 60cv, com o relanti acelerado até aos queixos, depois vou ao stand e compro um carro com 300cv e está tudo bem?
Idem, idem, aspas, aspas...
|