Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
09-01-2012, 01:36
Mensagem: #3
RE: Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
@NeMewSys
O que referes, é normal em qualquer área.
As pessoas, fora de uma determinada área, tendem as desconhecer os seus níveis de especialização.

A informática, sofre um pouco mais dessa questão, porque é uma área muito densa, com muitas ramificações, e com elevados níveis de especialização.

Para ti, talvez um jornalista, seja um jornalista, não distingas os colunistas, dos cronistas, do "raio que os parta", mas "entre eles", e "no mundo deles" também existem seguramente ramificações, ocultas para leigos.

Vou-te dar o meu exemplo.
Mexo-me relativamente bem em programação, várias linguagens, mexo-me muito bem em bases de dados, oriento-me em SO's & redes (aqui, mais a googlar Smile ), no entanto, zero em imagem.
É algo que para muita gente faz confusão, e malta que está habituada a me cravar para tudo e mais alguma coisa, quando digo que de edição gráfica percebo zero, nicles.
Repara, e até me me considero algo polivalente na parte de software.

Aquilo que tu já passaste, e eu também no dia a dia, é que as pessoas têm na cabeça aquela ideia generalizada, de que um "informático", tem que saber mexer em tudo o que se ligue à electricidade, seja uma consola, um micro ondas topo de gama com lcd, um frigorífico com net, ou o que for.

Mas aí, a culpa até é dos informáticos.
É que somos "bichos" que tendencialmente gostam de saber como as coisa funcionam, além de que estamos numa área com uma velocidade de evolução muito alta, o que obriga a muita ginástica de cabeça.

Uma coisa que a mim me irrita solenemente é acharem que o "informático", trabalha de borla.
É verdade que o bits&bytes são invisíveis, e por isso se generaliza o trabalho do informático como "o gajo fez para ali qualquer coisa ... e isto já funciona".

Quando vais a um mecânico, pedir um orçamento, toda a gente entende "epá o gajo tem que ser o que o carro tem", quando é com um PC, já acham que as coisas funcionam à base de feijões mágicos, como mexemos numa coisa complexa, mas cuja visibilidade, é apenas um porra de uma caixa ... já acham que é só um toquezinho.

Enfim, à que entender que são comentários normais.

Mas uma coisa te digo,
talvez por pertencer a uma geração que viu isto florescer, a minha e a geração anterior, a malta dos trintas, quarentas, custa-me muito ver alguém que na área da informática, não sabe montar um PC, e olha para um stick de RAM como um burro olha para um palácio.
Custa-me ver um programador, ou auto-intitulado programador, que não saiba fazer a porra de um trace route, e me vá chatear porque um servidor não tem sessões disponíveis sem que saiba o que fazer.

Mas isso sou só eu ... Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: Tecnico Informático VS Engenheiro Informático - JPedrosa - 09-01-2012 01:36

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)