Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cabos retardantes à chama e reduzida libertação de fumos
30-01-2012, 16:46
Mensagem: #4
RE: Cabos retardantes à chama e reduzida libertação de fumos
(30-01-2012 12:59)cvcosta Escreveu:  Boas,


1) LSZH (Low Smoke Zero Halogen, Limited Smoke Zero Halogen
2) CMP (Plenum Communication Cable)
3) CMR (Riser Communication Cable)
4) CMG e CM (General Purpose Communication Cable)
5) CMX (Communication Cable, Limited Use)

As normas ICEA reconhecem os cabos LS (Limited Smoke, emissão reduzida de fumo), terminologia equivalente a LS (Low Smoke, baixa emissão de fumo) é adotada pelas normas internacionais ISO e IEC.

No caso dos Cabos sem halogênio (ZH - Zero Halogen) são reconhecidos pelas normas ICEA que remetem à norma internacional IEC-60754-2 (Test on gases evolved during combustion of electric cables - Determination of degree of acidity of gases evolved during the combustion of materials taken from electric cables by measuring pH and conductivity).

A nomenclatura LSZH (Low Smoke Zero Halogen), também encontrada como LS0H, tem origem em normas internacionais ISO e IEC. Normas de alcance internacional, em qualquer país participante no sistema internacional de normalização (como Estados Unidos, Portugal, Canadá, Inglaterra, Alemanha, entre outros).

Os mercados europeus e norte-americanos são mais exigentes com as normas e à utilização de cabos nas infraestruturas TI, os cabos LSZH são específicos na maioria das redes de estruturadas/telecomunicações nos edifícios domésticos e comerciais. A norma usada como padrão é a IEC-60332-1 que especifica o grau de atraso da propagação de chama nos cabos LSZH.

Obrigado pelo teu comentário. Contudo, não responde à minha pergunta.

Eu perguntei se o Manual ITED, quando menciona "Composto livre de halogéneos, retardante à chama e com reduzida opacidade de fumos, para aplicações em interiores de edifícios que recebem público.", se se tambem refere aos espaços "plenum" ou se apenas a espaços interiores abertos ao público, por exemplo um escritório, etc (sem ter em conta os espaços "plenum")?

Por exemplo, não há qualquer referência a CMP no Manual ITED; nem ao termo "Plenum" ou "cabos Plenum".

Quanto aos cabos LSZH, julgo ser o tipo de cabo que eles mencionam quando dizem Composto livre de halogéneos, retardante à chama e com reduzida opacidade de fumos...

Por exemplo, eu já li informação que menciona que os requisitos dos cabos LSZH não são tão rigídos quanto os requisitos para os cabos CMP e CMR. Como tal, e é o que eu aprendi, é que nos tais espaços "Plenum" deve-se usar cabos CMP. Os cabos CMP podem ser usados em vez dos CMR, mas não o oposto.

Portanto, se eu neste momento fosse colocar cablagem em condutas de ar (espaço Plenum), qual o cabo que teria que usar, de acordo com as regras Europeias/Portuguesas? Eu julgo ser os cabos CMP, correto?

Gostaria que o Manual ITED fosse mais simples a explicar este tipo de coisa. lol
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: Cabos retardantes à chama e reduzida libertação de fumos - s3rra - 30-01-2012 16:46

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 5 Visitante(s)