Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
31-01-2012, 00:06
Mensagem: #16
RE: Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
Não penses que esses sites que falas, não são feitos por gente licenciada ...
São é fracos, mas isso não tem a ver com as habilitações académicas Smile
Aliás, as faculdades agora é mesmo o que formam, o seu modelo de financiamento de certa forma, para isso as empurra.

Podes ser bom no teu curso e sair para o mercado de trabalho como um profissional capaz, e ter ao lado, um gajo que teve as mesmas notas, e no mercado de trabalho, ser um anormal, pouco produtivo, e flexível e dar-se mal a sério.
Andam por aí poucos ...

Da mesma forma, que podes ter ao teu lado, profissionais a sério, que sem licenciatura, mas com muita aplicação, muito esforço, formações extra, e experiência ... trabalham melhor que muitos licenciados.

O curso, só te dá um punhado de ferramentas, não te coloca num pedestal, nem penses assim.

Lembro-me claramente, dos meus tempos de estudante de engenharia, de um laboratório de certa faculdade que cria narizes empinados às paletes (Por acaso de onde eu até vinha como estudante e bolseiro de investigação, e de onde saí por esse mesmo motivo), andar a recrutar malta de um certo instituto politécnico, em que um dos requisitos, era exactamente, saber ao que anda. Escapam-me as palavras exactas (já lá vão 10 anos ou mais), mas era algo que, no final dos requisitos "standard", dizia algo tipo "... enfim que tenham as capacidades habituais de quem vem do ******** e preparados para enfrentar a realidade do mercado de trabalho".
Achei um piadão, vindo de onde vinha Wink

Não leves aquilo que tenho estado a dizer, a titulo pessoal.
Não sei o que fazes, nem estou minimamente preocupado em saber, mas, já cá ando à uns tempos.
Já vi engenheiros aos quais não confiava rigorosamente nada, e aos quais confiava a vida se fosse preciso.
Hoje em dia, pela massificação do ensino, há de tudo.
E estás a colocar uma classe profissional num pedestal, quando não há razão para isso.
Hoje em dia, se não acrescentares valor à tua profissão, podes ser engenheiro, médico ou curandeiro, pouco importa... vais-te dar mal.

Vou-te dar dois exemplos bem simples, e muito frequentes.
Relativamente próximos a mim, tenho dois casos distintos, ambos engenheiros.
Um, saiu da faculdade, com o rabo virado para a lua, e arranjou um bom emprego, entenda-se bem pago, e todo orgulhoso e "pavão" lá andava.
Outro, penou e penou, se bem me recordo uns 5 anos. Andou em trabalhos mal pagos, dias com horas infindáveis, não te quero enganar, mas lixou uma ou duas relações com essa vida.
Passados uns 6 ou 7 anos, onde estavam?
Bem, o primeiro, adormeceu à sombra, quando deu por ele, estava desempregado por razões que não lhe diziam muito, mas havia-se tornado pouco competitivo como recurso, e bastante caro para a performance. O outro? O outro, tinha um bom emprego, com escalada feita a punho.

Como te digo, o ponto de partida não foi muito diferente, a fibra ... sim, essa foi, muito diferente.
Sabes o que é engraçado?
O primeiro, tinha o teu tipo de atitude, o segundo ... não Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: Tecnico Informático VS Engenheiro Informático - JPedrosa - 31-01-2012 00:06

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 3 Visitante(s)