Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cabos retardantes à chama e reduzida libertação de fumos
31-01-2012, 16:31
Mensagem: #6
RE: Cabos retardantes à chama e reduzida libertação de fumos
(30-01-2012 20:40)cvcosta Escreveu:  Pelos casos que tenho acompanhado, até mesmo quando a instalação do plano tecnológico nas escolas, a cablagem estruturada (dados/voz) foi toda a mesma (Cabos UTP Cat. 6 LSZH). Havia casos em que as comunicações entre os bastidores que se encontram nos blocos, é feita em fibra óptica.

...

Há só mais um coisa que gostaria de discutir. Tem a haver com os diferentes cabos (CMP, etc), e em especial os cabos CMP.

Estes tais cabos são supostamente usados para os tais espaços plenum, se bem que, e pelo que tu também mencionaste, os cabos LSZH também são usados.

A minha dúvida é em relação aos cabos CMP. Toda a informação que consegui obter menciona que eles são feitos de PVC. Ora, tanto quanto sei, quando o material composto por PVC arde liberta toxinas (fumos/gases tóxicos). Não só liberta toxinas como também ajuda a alastrar o fogo, no caso de incêndio.

Ora, se os espaços plenum são um ambiente rico em oxigénio, estes tais cabos CMP não deveriam ser feitos de PVC. Há algo que me faz confusão nisto.

Portanto, a minha pergunta é, se o PVC quando arde liberta gases tóxicos e até ajuda a alastrar o fogo, por que motivo são estes cabos feitos de PVC?

Sabes algo sobre isto? Existirá um outro tipo de PVC resistente ao fogo e que não liberte gases tóxicos?

Isto leva-me a acreditar que é por isso que é recomendado usar os cabos LSZH, que ao contrário dos CMP, constituidos por PVC, não são perigosos.

Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: Cabos retardantes à chama e reduzida libertação de fumos - s3rra - 31-01-2012 16:31

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)