RE: Proposta para monitorizar Internet e comunicações gera polémica no Reino Unido
(04-04-2012 20:44)JPedrosa Escreveu: Viva,
mesmo sendo de informático, sou completamente contra a monitorização na forma como se anda a falar.
A questão do terrorismo, crime violento, etc, é de forma geral, uma falsa questão.
Para monitorizar pessoas identificadas, existem já mecanismos legais para permitirem essa monitorização, escutas, mails, contas bancárias, e por aí fora.
Não podem, com essa desculpa, começar a monitorizar tudo "caso seja útil no futuro", colocam-se questões de privacidade muito graves.
Esse volume de informação tem que estar algures, tem que ser tratado por alguém. E aí estão logo duas questões que me incomodam, o "algures" não é inviolável, e o "alguém" pode ter agenda própria.
Incomoda-me, saber que, no auge de uma crise financeira, ou por um motivo grave, tipo desemprego, uma pessoa possa mandar um mail a dizer "gostava era que o primeiro ministro morresse" ou algo desse calibre, e por isso só, passasse a ser monitorizado, a ter "ficha" ... a vocês não?
Vocês vivem confortáveis com o conceito americano? Com o 11 de Setembro como desculpa, suspenderam a constituição, e quando alguém do FBI ou polícia aborda alguém, essa pessoa não tem direitos, enquanto quiserem, e acharem que és uma ameaça, estás preso, sem apelo possível e entregue aos bichos ... isso é o quê?
Partilho a mesma opinião.
Progster
|