(09-11-2012 00:25)Portaro Escreveu: Caro Fernando Couto.
O Linux tem uma baixa taxa de exposição a malwares.
No caso de antivirus eles só fazem scanners baseando-se em malwares de Windows ou seja servem apenas para evitar que voçe por exemplo descarregue uma aplicação .exe para windows no seu Linux e a queira transportar para um windows ou mesmo usar no wine, caso a transporte para windows se fizer o scan por exemplo com klamtk ele se encontrar algo pode evitar que voçe ao pôr uma pen com o tal .exe infecte a máquina windows, caso use Wine se voçê usar um .exe infectado a sua /home pode ver-se "sequestrada" por esse malware mas não o seu núcleo /root, ou seja o seu núcleo linux raramente é exposto a malwares.
Em Linux há 2 ferramentas anti malware essênciais -
um antirootkit - chkrootkit / rkhunter
um iptables configurado por exemplo com monitoramento através de UFW.
De resto o Linux está apenas exposto a exploits de certo tipo como os Java.
Mais nada.
O proquê disto é simples -> o kernel Linux é desenvolvido cada dia com updates semanais isso gera que desenhar malwares para núcleo Linux é um trabalhão imenso que só compensa quando o target está muito bem definido.
Espero tê-lo ajudado.
Caro amigo
ajudou-me muito de facto tenho muito que aprender neste mundo do Linux vai ser uma nova etapa na minha vida de certeza mas tenho grande vontade de aprender irei procurar por toda a parte informações e tenho fé que vou encontrar respostas para as minhas ansiedades cabe dizer-lhe que lhe fico grato pela valiosa ajuda e ao ppware
obrigado
Um forte abraço
Fernando