Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Turbo - Rotunda nascerá em Coimbra
28-01-2012, 03:26 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-01-2012 03:34 por BladeRunner.)
Mensagem: #1
Turbo - Rotunda nascerá em Coimbra
TURBO-ROTUNDA NASCERÁ EM COIMBRA

[Imagem: turborotunda.png]

Portugal terá uma turbo-rotunda, conceito inovador para melhorar a circulação e prevenir acidentes. A primeira será em Coimbra e começa a ser construída em Fevereiro


Fruto de uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal local, começará a ser construída em Fevereiro a primeira turbo-rotunda em território nacional.

Ana Bastos, professora universitária e umas das coordenadoras do projecto, afirmou à imprensa que “o principal objectivo é a diminuição dos acidentes. Mas as turbo-rotundas também permitem mais fluidez, maior segurança e melhorias ambientais, por existir menor concentração de dióxido de carbono.

Mas, afinal, o que é uma turbo-rotunda? Ana Bastos explica. “Tratam-se de rotundas onde se canalizam, através de lancis, os veículos desde a entrada à saída, de forma contínua e mais precisa do que a que se utiliza hoje, evitando entrecruzamentos no anel de circulação.”

O conceito de turbo-rotunda surgiu em 1996, na Holanda, onde as mesmas têm o seu maior sucesso, pela pena de Lambertus Fortuijn, investigador na Universidade de Delft, como solução alternativa às rotundas existentes. O objectivo era diminuir os acidentes no interior e controlar os comportamentos dos automobilistas nas entradas e saídas.

“Este conceito não existe em Portugal e está a ter grandes resultados em outros países europeus. Na Holanda levou a uma redução da frequência dos acidentes superior a 80%. Em 2007, a Holanda já contava com mais de 70 turbo-rotundas. A divulgação dos resultados alcançados na Holanda levou o conceito a outros países, tais como a Polónia e, mais recentemente, na Alemanha, Finlândia, Noruega e Eslovénia”, acrescentou Ana Bastos.

A transformação da rotunda da EN 111 junto à Estação Velha, em Coimbra, decorrerá em duas fases. Até Março, a rotunda existente será alargada para ter duas vias. Depois, em Agosto, serão construídos os lancis e colocada a sinalização para os condutores. Em Dezembro será divulgada a primeira avaliação deste projecto.

FONTE - AutoHoje
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
Turbo - Rotunda nascerá em Coimbra - BladeRunner - 28-01-2012 03:26

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)