Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cabos retardantes à chama e reduzida libertação de fumos
29-01-2012, 04:24 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-01-2012 04:27 por s3rra.)
Mensagem: #1
Cabos retardantes à chama e reduzida libertação de fumos
Boas,

Tenho mais uma pergunta que, caso possível, seria bom que alguém por dentro do assunto me pudesse explicar.

No Manual ITED, no que concerne ao tipo de cabo retardante à chama, menciona o seguinte:

Citar:Composto livre de halogéneos, retardante à chama e com reduzida opacidade de fumos, para aplicações em interiores de edifícios que recebem público.

Em primeiro, o que quer isto dizer? Referem-se apenas a interiores tipo sala, etc? Ou também a espaços "plenum" (condutas de ar; espaço entre um teto falso e teto estrutural; espaço entre um piso elevado)? Eu julgo que não se referem aos espaços "plenum".

O tipo de cabo que o Manual ITED refere, livre de halogénios, salvo erro, não é o recomendado para os espaços que eu mencionei. Para esses espaços existem os cabos "plenum", que julgo serem constítuidos por FEP.

Em Portugal, usa-se este tipo de cabo? E, já agora, cabos para ligações de piso (falsos pisos entre andares) - os cabos "riser"?

Não vejo qualquer referência no Manual ITED; a não ser que me tenha escapado.

#

Já agora, no Manual ITED eles fazem referências às categorias de cabo de par entrançado 5, 6 e 7. Não fazem referência à categoria 5e e muito menos à categoria 6a, pois a categoria 7 é anterior à categoria 6a; esta última que acabou por substituir a categoria 7. Aliás, tanto quanto sei a categoria 7 não é norma/especificação apoiada pela EIA/TIA.

Sabem de o Manual ITED de 2009 é o mais recente?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
Cabos retardantes à chama e reduzida libertação de fumos - s3rra - 29-01-2012 04:24

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)