Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Portátil com 2 placas gráficas (NVIDIA OPTIMUS)
04-12-2012, 16:54
Mensagem: #2
RE: Portátil com 2 placas gráficas (NVIDIA OPTIMUS)
Sobre "1" e "2", le sobre o projecto bumblebee, que basicamente é um projecto para fazer Linux utilizar a tecnologia Nvidia Optimus com que vêm os novos portateis (têm 2 placas graficas: uma discreta-potente-para-3d e uma integrada-que-consome-pouca-energia)
Segue as instruções que têm na wiki, instala e le como se utiliza


(04-12-2012 02:24)jpmacedosilva Escreveu:  Boa noite a todos!

Apesar de ser um novato nestas andanças do mundo Linux, é uma área que a mim me interessa muito.

Recentemente comprei um portátil Samsung NP530U4C-SP03PT: Intel Core i5, RAM 6Gb DDR3, SSD 24Gb + HDD 1Tb e Intel HD Graphics 4000 + NVIDIA GeForce GT 620M.
Como acho a nova interface do Windows 8 pouco produtiva e nada prática, decidi instalar o meu SO favorito de há já uns tempos... Refiro-me ao Ubuntu (instalei a versão 12.10 64 bit).
Após algumas dificuldades devido ao Secure Boot e UEFI, lá consegui instalar com tudo a funcionar (pelos menos até agora) correctamente.

A única coisa que fiquei a perder em relação ao Windows 8 foi a duração de bateria, que apesar de ter uma duração aceitável com Ubuntu, durava mais com Windows 8.
A minha primeira hipótese é que poderá estar relacionado com as gráficas... Sabendo que a da Intel é a que consome menos recursos, não sei até que ponto a da NVIDIA estará a ser também utilizada. Uma das coisas que acho estranho, é que quando vou ver os Drivers Adicionais, a lista aparece vazia com a informação que "Nenhum driver proprietário está em uso".

Neste sentido gostaria que me ajudassem com 3 questões:

1 - Como posso saber qual das 2 gráficas está a ser usada?
2 - O que me aconselham para fazer a gestão das 2 gráficas? (Aqui o Windows leva a melhor porque a gestão é feita de forma automática)
3 - Que alterações posso fazer no Ubuntu para tirar melhor rendimento da bateria? (A única coisa que fiz foi reduzir algum do brilho do ecrã... Com Windows 8 a bateria durava pelo menos mais 2 horas quando comparamos com Ubuntu)

Toda a ajuda será benvinda.

Cumprimentos.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: Portátil com 2 placas gráficas (NVIDIA OPTIMUS) - zipizap - 04-12-2012 16:54

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)