Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
"Bootcamp" para linux (Grub).
11-03-2013, 15:17 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-03-2013 15:17 por Skyxer.)
Mensagem: #1
Linux "Bootcamp" para linux (Grub).
Saudações companheiros linuxianos!

De certeza que muitos de vós têm vindo a utilizar linux em dualboot com algum dos sistemas operativos windows disponíveis, só para evitar chatices de utilização de software não multi plataforma (Eu por exemplo, prefiro ter instalado o windows na minha máquina ao invés de utilizar wine para emular SQL server por exemplo).
Para tornar a tarefa de boot muito menos aborrecida, eu decidi criar um pequeno script que para mim é extremamente útil, e talvez possa vir a ter alguma utilidade para vocês também.

Configurar o grub

Então, assumindo que vocês têm o grub instalado para gerir o boot de múltiplos sistemas operativos, iremos modificar o seu ficheiro de configuração para que o script possa funcionar correctamente (Irei o utilizar o editor de text vim, mas fica ao gosto de cada um utilizar o que se sentirem mais confortável).

Antes de começar, sugiro que façam update-grub e verifiquem a lista de sistema operativos encontrados e contem até a entrada da lista que apresenta Windows (XP/8/7/Vista etc) mas não se esqueçam de começar a contar do 0! (A primeira entrada é número 0, e a segunda será o número 1 e por ai em diante).

Código:
sudo update-grub
No meu caso devolve-me 7 entradas (http://snag.gy/rJozL.jpg), contando as entradas é a 7ª a que me interessa sendo que começamos a contar por 0, é o número 6 que me interessa, portanto vou guardar para mais tarde.

Código:
sudo vim /etc/default/grub

E alterem a linha GRUB_DEFAULT de para que fique como demonstrado abaixo
Código:
GRUB_DEFAULT=saved

Já agora, se não tinham o timeout (tempo de escolha de sistema operativo da lista do grub ao ligar o computador) definido para zero, sugiro que o façam alterando a linha GRUB_TIMEOUT para zero, como está abaixo
Código:
GRUB_TIMEOUT=0
Gravem agora o ficheiro de configuração do GRUB, e aproveitem e façam novamente o update-grub para efectivar as alterações efectuadas.

Implementação do Script (usando um alias)
Se já ouviram falar em alias que é uma utilidade do bash, sabem que é possivel criar um alias utilizando o terminal, mas também sabem que os alias criados pelo terminal são apenas válidos para a sessão actual, portanto nós teremos de criar um alias estático que pode ser feito no ficheiro .bash_aliases (se não tiverem, o processo para o abrir e criar é o mesmo).

Assumindo que se encontram na home folder (~).
Código:
vim .bash_aliases

E agora adicionar um paragrafo (em que INSERIR_NUMERO_AQUI é numero de entrada que falei anteriormente, no meu caso seria o 6).
Código:
alias winreboot='echo A definir Windows como o próximo sistema operativo por defeito para o próximo boot.;sleep 1;sudo grub-reboot INSERIR_NUMERO_AQUI;echo ...A reiniciar em 3 segundos!;sleep 3;sudo reboot now'

Gravar o ficheiro e actualizar o .bashrc com o comando
Código:
source .bashrc

Para utilizar o script recém criado, basta escrever winreboot no terminal.
Espero que tenham achado útil.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
"Bootcamp" para linux (Grub). - Skyxer - 11-03-2013 15:17

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)