Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como remover ficheiros desnecessários do Ubuntu
03-02-2009, 16:56 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-02-2009 17:18 por Ricardo Vieira.)
Mensagem: #1
Ubuntu Como remover ficheiros desnecessários do Ubuntu
Em primeiro lugar, devo ressalvar que não sou nenhum perito em Ubuntu. Este tutorial é, parcialmente, uma tradução e adaptação de um texto escrito por WackToMack nos fóruns oficiais da comunidade Ubuntu. Foi testado, e é utilizado por mim no Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex, e não me deu qualquer problema até hoje. Penso ser seguro seguir estes passos, mas conto com o feedback de utilizadores mais experientes em Linux, para fazerem as observações que acharem necessárias.

DICA 1 – Livrar-se dos pacotes não instalados (configuração residual)


No Gestor de Pacotes Synaptic existe uma função que remove pacotes residuais. Estes pacotes residuais são, geralmente, dependências que ficam após termos desinstalado um programa. São necessários os seguintes passos para se utilizar esta função:

Vamos a Sistema → Administração → Gestor de Pacotes Synaptic

Na janela que aparece, clicamos no botão Estado localizado no menu no lado inferior esquerdo. De seguida seleccionamos Não Instalado (configuração residual) e vão aparecer uns pacotes no lado esquerdo. Seleccionamos esses pacotes e clicamos no lado direito do rato. No menu que aparece escolhemos Marcar Para Remoção Completa. Finalmente, clicamos na opção Aplicar que se encontra no topo da janela.

Nota: se não aparecer a opção Não Instalado (configuração residual), é porque o sistema não tem nenhum pacote deste tipo.

DICA 2 – Livrar-se dos pacotes parciais


Esta função inserida no Ubuntu é utilizada através da consola.

Vamos a Sistema → Acessórios → Consola

Uma vez na consola digitamos o seguinte código:

Código PHP:
sudo apt-get autoclean 

Inserimos a nossa palavra passe quando pedida e pressionámos Enter. E já está! O resto é feito automaticamente. Este truque remove pacotes parciais, como por exemplo aqueles que ficam quando cancelamos um download subitamente.

DICA 3 – Livrar-se de ficheiros locais desnecessários


Para se fazer isto precisamos de instalar o pacote Localepurge. Para isso abrimos o Gestor de Pacotes Synaptic (ver dica 1). Depois seleccionamos o menu Secções e onde diz pesquisa rápida, escrevermos Localepurge. Vai aparecer o pacote no lado esquerdo e é só clicar com o lado direito do rato, escolher marcar para instalação e finalmente Aplicar. Quando acabar o download, vai surgir uma janela de configuração. Nessa janela vamos escolher a opção pt_PT.
O Localepurge é um script que irá ser executado automaticamente, por isso este passo também está terminado.

E pronto, cheguei ao fim do meu primeiro tutorial para o Peopleware. Existem alguns programas gráficos, que prometem livrar o vosso Ubuntu de ficheiros desnecessários, como o FSlint ou BleachBit. Não falo deles aqui, porque não estou familiarizado com as suas opções.

Aguardo o vosso feedback, seja ele positivo ou negativoSmile!

[Imagem: 2332369eafbbbff53192ed597067996742b860a.png]
35mm - Cinema (e outros assuntos) num blog. Aceito colaboradores.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
Como remover ficheiros desnecessários do Ubuntu - Ricardo Vieira - 03-02-2009 16:56

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)