Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
servidor ubuntu em escola
14-06-2009, 15:21
Mensagem: #1
servidor ubuntu em escola
Boas caros cumpadres,
Gostaria da vossa ajuda para um brainstorm sobre uma ideia que tive para implementar na escola onde trabalho, e se possivel, criar um modelo para ser usado em outras escolas.

Problema actual:
Na escola onde actualmente trabalho, existe 3 servidores, 2 Win2003 e 1 ubuntu 8.10!(este instalado posteriormente para servir de webserver e sshserver)
Quem criou a rede à uns anos atrás, fê-la criando 2 gamas de ip's (vlan), uma para definir maquinas a serem usadas por professores, e outra para definir maquinas para alunos e/outras funcionalidades, do seguinte modo:

router adsl
|
|-------------------------|
| |
Server Prof's rede alunos/outros
(rede prof's)


actualmente está:
router adsl
|
|---------------------|------------------------|
| | |
Server Prof's rede alunos/outros Web/sshServer
(rede prof's)

Problema 1:
- Consigo bloquear sites perigosos na prof's, editando o ficheiro hosts, mas para a rede alunos, apenas posso bloquear uma pequena listagem, pois este bloqueio é configurado na firewall do router adsl!
Ora como há muitos muitos sites que os miudos vão.. e que são potencialmente perigosos, as 40 entradas possiveis do router são muito poucas para proteger.

Soluções ao problema 1:
- criar mais um servidor, que servisse apenas de firewall para toda a rede.

Dúvidas à solução 1:
- Ora como nunca criei um firewall com linux, embora já tenha pesquisado sobre esta possibilidade, gostaria que opinassem sobre esta possibilidade, nomeadamente como configurar!
ou seja, quem me irá mandar ip's para os Pc's da rede alunos? o router adsl ou tenho que configurar no PC firewall dados de DHCP?

Problema 2:
visto os alunos andarem sempre de pen e a trocarem muitas x entre eles, a possibilidade virus, sim porque os Pc's das salas têm é XP, como posso criar um ssh apenas para alunos, definindo quotas afim de não abusarem o espaço do hdd!

Soluções ao problema 2:
-a) criar mais um servidor SSH
-b) usar o já existente sshserver e definir novas politicas

Dúvidas à solução 2:
- a) será que posso criar um Pc que seja firewall, dhcp server e ssh server ao mesmo tempo??
- b) podia utilizar o actual servidor ssh, mas a rede alunos e webserver estão em gamas diferentes por motivos de segurança!

Em resumo, qual o melhor método para os problemas acima!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
servidor ubuntu em escola - atlis - 14-06-2009 15:21
RE: servidor ubuntu em escola - Mkman - 14-06-2009, 20:02
RE: servidor ubuntu em escola - Sheik - 14-06-2009, 21:23
RE: servidor ubuntu em escola - atlis - 18-06-2009, 00:41

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)