Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 10 votos - 4.5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Começar a programar: Linguagens recomendadas?
23-06-2009, 19:06
Mensagem: #1
Começar a programar: Linguagens recomendadas?
A pedido de várias famílias neste artigo, este tópico destina-se a discutir os prós e contras de várias linguagens para quem quer começar a programar.

Citando a minha opinião nos comentários do blog:

Ana Narciso Escreveu:Na minha humilde opinião, alguém que quer uma base sólida em programação, para aprender os conceitos inerentes ao pensamento lógico e sistematizado (ciclos, declarações, conceitos recursivos, interativos, etc.), deve começar por linguagens pedagógicas mais tradicionais, sejam elas Pascal, C, etc. Linguagens simples, mas sem muitas facilidades (gestão de memória, compiladores muito amigos do programador, etc.).

Depois das bases bem consolidadas, saltar para conceitos com objectos (se bem que há quem prefira saltar logo para esta parte). Eu começaria por Java, por ser poderoso, e extremamente amigável e fácil de programar.

Só depois ingressar para linguagens como C++ ou outras orientadas a objectos.

Esta é a minha visão, não me torturem.

Pela experiência do que já vi, alguém que não tem quaisquer noções de programação, saltar para linguagens de muito alto nível, orientadas a objectos, não é nada boa ideia. Pode programar imenso, dominar imenso aquela linguagem. Mas colocam-lhe outra linguagem à frente, e os conceitos base não estão lá. Faltou a pedagogia inicial.

Ana Narciso Escreveu:Só quis desabafar um pouco, quando vejo pessoal a meter-se em C# sem ter qualquer noção de algoritmia básica, faz umas interfaces e tal, com a ajuda do IDE, lê umas coisas… mas não tem verdadeiramente o raciocínio treinado… programar é conseguir chegar ao “click” mental, não é assim tão simples!

Pelo menos não o foi para mim, foram precisos alguns meses, e 1 ou 2 cadeiras básicas chumbadas para perceber decentemente a lógica de tudo, e ganhar o verdadeiro GOSTO pelo desafio de resolver problemas do dia-a-dia usando realmente a cabeça, aprender a pensar e colocar os nosso pensamentos lógicos do dia-a-dia em texto, em instruções, seguindo um determinado ou até mesmo vários paradigmas.

Só quis mesmo reforçar a ideia de que é mau formar máquinas programadoras. Sejam humanos pensantes, reflictam, e conseguirão programar em qualquer linguagem.

Um conselho para todos aqueles que pretendem iniciar-se: Saber uma linguagem não é saber programar. É preciso saber pensar.

Venham lá essas opiniões. Discussão educada, por favor. Smile

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
Começar a programar: Linguagens recomendadas? - Ana - 23-06-2009 19:06

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)