Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 3 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajudar em Linux por GUI
20-08-2008, 18:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-08-2008 18:27 por racoq.)
Mensagem: #1
Linux Ajudar em Linux por GUI
Caros.

Tenho visto ao longo desta secção de linux, da parte de utilizadores (regra geral sempre bem intencionados), que sempre que um utilizador tem uma dúvida, pegando no que e vê mais, de instalar uma aplicação, a resposta é:

faz sudo apt-get install nome_pacote

Eu interrogo-me, não será mais intuitivo para um utilizador novo em linux, lhe ser for dado instruçoes do tipo,

Vai a Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic, e carregue no botão Procurar, e procura pelo pacote.

Certo que pela consola é mais rápido, mas se queremos mostrar aos outros utilizadores que vêm do windows que o Linux, está preparado para o Desktop, porque lhe damos a ideia que tem obrigatóriamente de usar a consola, quando isso é em 90% falso, e arcaico? É que depois é normal que haja este preconceito que o linux é feio, e não seja amigável.

Eu sou utilizador de windows, e sei melhor que ninguem que se viesse de Windows e me metessem esses comandos à frente, eu assustava-me e ficava com uma ideia menos boa do linux.

Grandes distribuições e linux como Ubuntu, Fedora, OpenSuse entre outras, têm feito nos ultimos anos um esforço muito grande para diminuir o uso da consola, e tornar tudo disponivel à distância de um clique, será que devemos dar instruções ao contrário do esforço que tem sido feito, para facilitar o uso de linux pelas pessoas? Já pensámos que as pessoas que vêm para Linux sobretudo procuram uma alternativa viável ao Windows, e estão à espera de fazer de forma idêntica as mesmas coisas em Linux?

Não me interpretem mal, não é crítica a nenhum de vocês, apenas a opinião que devíamos fazer um esforço para quem precisa de ser ajudado, darmos as indicações todas em ambiente Gráfico (GUI), como as pessoas estão habituadas em windows.
Lanço aqui a discussão, que serve apenas para alertar a consciência de quem com boa intenção dá ajuda aqui no fórum. Antes de darem uma instrução de algo, certifiquem-se que não há mesmo mais nenhuma forma de fazer isso sem ser por Consola, só assim dêm essa instrução.

Espero não ser alvo de tomates podres Big Grin, mas é a minha opinião.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
Ajudar em Linux por GUI - racoq - 20-08-2008 18:08
RE: Ajudar em Linux por GUI - Ana - 20-08-2008, 18:52
RE: Ajudar em Linux por GUI - puling - 20-08-2008, 20:46
RE: Ajudar em Linux por GUI - racoq - 20-08-2008, 23:48
RE: Ajudar em Linux por GUI - Ana - 21-08-2008, 00:52
RE: Ajudar em Linux por GUI - puling - 21-08-2008, 10:15
RE: Ajudar em Linux por GUI - racoq - 21-08-2008, 14:19
RE: Ajudar em Linux por GUI - racoq - 21-08-2008, 15:02
RE: Ajudar em Linux por GUI - 2xtreme - 24-08-2008, 19:06
RE: Ajudar em Linux por GUI - Sheik - 23-08-2008, 15:49
RE: Ajudar em Linux por GUI - racoq - 23-08-2008, 17:13

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)