Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Linux quebra o monopólio das Falhas de Segurança de Gente Grande
02-07-2010, 02:51
Mensagem: #15
RE: Linux quebra o monopólio das Falhas de Segurança de Gente Grande
A comparação não é só minha, por isso é que disse que já é "senso comum"

A própria Microsoft sabe que o a arquitectura dele está a tornar-se cada vez mais obsuleta, não tem é coragem nem tem mostrado capacidade para mudar de arquitectura com medo da retrocompatibilidade.. é a desculpa deles. Mas repara, o Windows XP e Windows 7 também têm problemas de retrocompatibilidade, portanto é uma desculpa esfarrapada.

A Apple teve o MacOS9 que era completamente diferente do MacOsX (sendo este um sistema UNIX, com bases do NextSTEP e FreeBSD) e no entando conseguiram manter a retrocompatibilidade com o velho MacOS9 que era totalmente diferente em termos de arquitectura.

Muitos dizem: "há e tal.. o MacOsX não tem virus porque não tem marketshare para tal..." ... mas o que muitos não sabem (e desculpem a sinceridade, mas existe muita ignorancia em portugal no que toca a sistemas apple) é que ele antigamente tinha virus. O MacOS8.. 9... sofreram de Virus e tinham uns meros 2% de marketshare... Hoje em dia já ronda os 9%.. senão mais e não sofre com isso.

Porque? Porque a Apple mudou toda a arquitectura e apostou naquela que melhor segurança oferece. Aproveitou grande parte do NextStep (empresa que era de steve jobs), que até chegou a abrir o código e assim nasceu o OpenStep.... e em conjunto com o FreeBSD montou uma arquitectura de titatium que faz do MacOsX um dos sistemas mais seguros que há. Se tem vulnerabilidades? Obviamente que tem... alias.. há imensos bugs no software que permitem exploits, mas as respostas rápidas na correcção fazem dessas falhas obsoletas.

E vejamos os factos... Windows toda a gente conhece. Mac e Linux não... mas os que conhecem bem Mac e Linux (e quando falo conhecer não é clicar e achar-se Geek... é mesmo conhecer a fundo) sabe perfeitamente que a aquitectura do Windows é a mais fraca. Não tem os niveis/camadas de protecção que os UNIX têm, e das que tem é tudo adaptações não enraizadas. (Como é o exemplo do UAC...) ... depois definiram alguns cortes nos autoruns e autoexecute para "proteger" um pouco o sistema.. mas isso são meros remendos. DLL's e Registrys são outros factores que já são pré-históricos e que são um grande calcanhar de aquiles na origem de problemas do Windows mesmo com programas fidedignos. Um programa em Mac ou Linux, mesmo mal complilado, raramente afecta o sistema. Já no Windows, um programa que seja mesmo muito mau, consegue comprometer o sistema. É fácil para um programa mexer em ficheiros de sistema, assim como "trocar" a registry toda ao ponto de prejudicar outros programas, e isso em maquinas baseadas em UNIX é impensável.

Uma breve analogia de por exemplo: Mac versus Windows é que o Windows é seguro mas porque está cheio de remendos e protecções nos acessos a remendar lacunas, o MAc é seguro porque foi construido em bases sólidas e não em remendos. Por isso é que se diz: "A Microsoft preocupa-se mais com a segurança que a Apple"

Sim.. é natural que se preocupe...não tem uma estrutura sólida é natural que se tenha que preocupar.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: Linux quebra o monopólio das Falhas de Segurança de Gente Grande - aFriend - 02-07-2010 02:51

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)