Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Peopleware em Timor-Leste
06-07-2010, 00:51 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-07-2010 01:11 por hermano.)
Mensagem: #10
RE: Peopleware em Timor-Leste
(04-07-2010 15:24)xOy Escreveu:  Boas malta,

Seguindo o tópico do hermano, em que fala de ideias para ajuda para Montar um Centro de Formação em Informática, eu gostaria de pedir a toda a comunidade Peopleware a colaboração para esta iniciativa.

Quem ainda não está a par do que se trata, é favor dar um saltinho a este link e ler o post do hermano para estar ao corrente.


Gostaria de propor a criação de um grupo Peopleware para começar a discutir ideias para elaboração do centro de formação em Timor-Leste.

Poderia ser planeado todo os requisitos de hardware e software, mais as planificações das salas, enfim toda a logística para levar ao sucesso este centro de formação.

Que acham? Estariam interessados, ou isto não passa de mais uma ideia humana para levar o conhecimento aos países mais pobres?

Se acham que é a 2ª hipótese então vamos tentar fazer dessa ideia uma realidade....

Boa noite. Estive dois dias sem puder cá vir porque foi aprovado um projecto - preparar até 5 pessoas por ano com mais de 23 que tenham disponibilidade para ir um ano para Timor-Leste trabalhar connosco, missionários católicos - no qual me empenhei ao longo de 18 meses, de modo que estive a "festejar" com a introdução das correcções propostas.

E foi com surpresa e emoção que vi que vocês acolheram o meu desafio e isto começou a andar para a frente. A todos, a minha mais profunda gratidão e, desde já, me comprometo a enviar para este fórum fotografias da sala de informática logo que esta esteja montada, espero que até ao final do próximo ano, mas isso vai depender do orçamento para a construção do espaço físico. Ainda teremos de pensar se construímos apenas uma sala se mesmo um pequeno centro de informática com mais salas que, eventualmente, poderá ser usado também para o ensino de português e inglês. Mas quanto melhor o projecto que eu apresentar com a vossa ajuda, maior a probabilidade de se conseguir construir uma coisa "de futuro".
Já tenho data de regresso a Timor-Leste marcada: 22 de Setembro.

Cumprimentos missionários para todos
(04-07-2010 23:32)albertini Escreveu:  Viva,
sou leitor do pplware a muito tempo, mas só agora me inscrevi no forum
e encontrei logo este post sobre Timor
Não sei como, mas gostava de colaborar, o meus conhecimentos de informática são poucos
no entanto, já estive em Timor durante 7 longos meses ao serviço das nações unidas. E tinha muito gosto em participar de alguma forma neste projecto, pois foi uma experiencia unica a minha "missão" em Timos.
Cumprimentos

Albertini,
como está!?
Esteve ao serviço das Nações Unidas mas não como agente de segurança, certo? Tenho a ideia que, pelo menos a GNR, era uma força independente que respondia directamente ao gabinete do Primeiro Ministro. A impressão que tenho dos nossos militares é a melhor! Existe uma grande camaradagem entre todos. Quando vim a Portugal em Agosto de 2007 ninguém circulava na estrada que dá acesso ao aeroporto porque o ambiente estava tenso por causa das recentes eleições e foi o Capitão Marcos que fez o favor de me dar boleia num jipe blindado com que eles fazem a ronda e procuravam garantir a segurança. Bom mas agradeço todo o apoio "sapiencial" que possa dar a este projecto. É uma forma maravilhosa de missão esta que estais a usar.
(05-07-2010 01:23)xOy Escreveu:  pois... toda a logística seria um pouco trabalhosa e dedicada....! Não sei se existe recursos humanos para tal....!

A minha ideia era mais rudimentar:

- Fazer todo o esquema da sala de formação

Requisitos, nr de pcs, routers, switchs, etc.

Planear toda a sala para quem fosse la montar, pegar no esquema feito por nós e começar a trabalhar...!

Penso que a possibilidade de se orçamentar computadores novos é mais fácil; por outro lado, pegar em pc's usados e fazer upgrades e prepará-los para serem utilizados no centro de informática se calhar dá mais "pica" aqui ao "People-ware" e consegue-se a parte do hardware muito mais barato, dando uma margem de manobra orçamental maior para a construção do espaço físico.
Não sei... e por isso é que preciso que vocês se entendam (eh eh) quanto ao que será melhor.
Mas se for para enviar material usado, teríamos de ter a garantia que foi feito, por exemplo, um bom upgrade da memória, que as ventoinhas estão a funcionar, para dar o maior número de garantias possível de que não vai avaria logo, etc, e isso teria de ser feito uma empresa ou faculdade (como alguém sugeriu), não!?

www.tendadoabraco.com
"Estamos a regressar à casa comum: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente" (L. Boff)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
Peopleware em Timor-Leste - xOy - 04-07-2010, 15:24
RE: Peopleware em Timor-Leste - ark15 - 04-07-2010, 16:12
RE: Peopleware em Timor-Leste - xOy - 04-07-2010, 16:34
RE: Peopleware em Timor-Leste - ark15 - 04-07-2010, 22:28
RE: Peopleware em Timor-Leste - xOy - 05-07-2010, 01:16
RE: Peopleware em Timor-Leste - xOy - 05-07-2010, 01:23
RE: Peopleware em Timor-Leste - hermano - 06-07-2010 00:51

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)