Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sistemas nos EUA e Irão sob ataque
04-06-2012, 11:37
Mensagem: #2
RE: Sistemas nos EUA e Irão sob ataque
Foi Obama que mandou atacar o Irão com o Stuxnet

A rede de botnets Stuxnet foi criada em conjunto pelos EUA e Israel para espiar instalações nucleares do Irão. Só que as agências governamentais dos dois países acabaram por perder o controlo deste malware que infetou milhões de computadores no mundo.

O objetivo do Stuxnet era sabotar instalações nucleares iranianas. Norte-americanos e israelitas colaboraram na criação e emissão do vírus para o Irão. A notícia é avançada pelo New York Times e confirma que os EUA e Israel perderam o controlo sobre o código malicioso.

O plano começou a ser delineado com a administração Bush e foi continuado por Obama. O acesso à Net em Natanz, a instalação nuclear iraniana, é proibido. No entanto, cartões de memória e pens USB circulavam com relativa facilidade. O primeiro passo foi mapear toda a rede interna da instalação nuclear. O worm foi criado pelos laboratórios norte-americanos para acabar com as centrifugadoras nucleares. Depois, os agentes norte-americanos tiveram de confiar em pessoal da manutenção e engenheiros infiltrados, com acesso físico a Natanz, para instalarem o seu malware.

Com a chegada de Obama, o programa “Olympic Games” foi continuado. O Stuxnet já tinha causado problemas na instalação nuclear, mas conseguiu escapar-se, provavelmente no portátil de alguém, e chegou à Internet. Nesta fase, os EUA acreditaram que houve uma manipulação por parte de Israel para difundir o código na Net.

Os EUA começaram então uma estratégia de contra-informação, acusando a Rússia e a China de estarem envolvidas neste ataque informático. Obama estava ciente de que a descoberta do envolvimento dos EUA em ciber-ataques poderia legitimar organizações terroristas ou outras nações a empreenderem o mesmo tipo de estratégia e tentou sempre ocultar a participação norte-americana na ameaça Stuxnet.

Fonte:http://exameinformatica.sapo.pt/noticias...z1worORFcZ

Same old uncle Sam...

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: Sistemas nos EUA e Irão sob ataque - progster - 04-06-2012 11:37

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)