Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Conduzir em Portugal
18-09-2010, 14:22
Mensagem: #29
RE: Conduzir em Portugal
epáááá, um "gajo" deixa isto uns dias sem ler.... e onde isto já vai ... Smile
Agora a culpa já é dos tunnings e o cacete ...

Ora então ... cá vai.

O respeito e civismo na estrada, não tem qualquer tipo de relação com o carro ter ou deixar de ter alterações. Isso não é só mito, como é mentira e facilmente demonstrado.

Eu trabalho num centro empresarial, e quer à entrada quer à saída, vejo muito mais "chico-espertismo", e atropelos ao código, de carros que são a maioria de empresas Wink
E não estou a falar de carros de transporte.
Estou a falar dos belos dos quadros médios, típico tuga a quem a empresa mete um Audi A4 carrinha na mão e outros similares.
Esses, são uns verdadeiros animais, estão-se "borrando" para se batem ou não, eu, a esses "rapazes" causo sempre um mau bocado. Uma vez que uso muito os espelhos, tipicamente vejo essas bestas a aproximarem-se e a posicionarem-se para me tentar passar nas faixas de aceleração, e outras tropelias semelhantes em rotundas, saídas e entradas da AE (Zonas do Oeiras Park). Como felizmente tenho um carro que me permite entalar tais animais ... é sempre certinho.

Francamente, no dia a dia, vejo muito mais falta de respeito da parte da carros de segmento médio alto, da parte de malta que se está perfeitamente a borrifar. São pessoas que acham que estão acima da lei, e que a "sua" pressa tem prioridade sob a pressa dos "outros".

Agora vamos à questão dos carros alterados:
A questão mais simples de abordar é: "E porque não?" Alteram os pc's, fazem overclock até queimar, entre tantas outras coisas... porque não alterar o carro?
Por aqui parece-me uma questão muito simples.

A perspectiva da segurança:
Aqui, é que a "porca torce o rabo", as alterações devem garantir que os níveis de segurança são pelo menos, iguais aos que anteriormente o veículo tinha.
Mas para fazer isto, a forma não é proibir, é antes permitir e forçar a respectiva monitorização.
Sejamos francos, no UK pode-se encomendar um carro que vem em caixas (caterham starter kit) e montamos em casa e lá têm menos problemas na estrada do que nós. Podemos ter várias alterações no carros, desde que passe no MOT...está a andar de "mota".

A questão da legalidade:
É que aqui reside o maior nível de estupidez de tudo isto.
Em primeiro lugar é estúpido, que eu me dirija a um fabricante, e ao comprar um carro, tenha um opcional que seja um pack vitaminado, que em alguns casos, mais não é que uma electrónica diferente, e isso é legal. Se eu o fizer num local "aftermarket" é ilegal... right. O software que faz o trabalho, é alguns dos casos, o mesmo. Aliás, existe uma data do software PROFISSIONAL para isto, exactamente porque é legal numa data de países.
Outro motivo pelo qual é estúpido, é que assim, não se fiscaliza as alterações que são feitas, anda tudo à socapa, e promove-se um mercado negro.
Outro motivo pelo qual é estúpido, é que a legalização deste tipo de coisas, origina negócio, e por ser uma área movida pela paixão, gera muitoooo dinheiro, e por consequência .. impostos.

Agora vamos, ao que é legal e ao que é ilegal:
1 - Alteração estética: Películas escurecidas, foi ilegal durante muito tempo, e agora já permitem, no entanto têm que ser feitas de material não inflamável. Right, é que no carro não existe nada inflamável, portanto é para manter o fogo longe. Isto faz sentido?
2 - No entanto, meter 3 dados gigantes em peluche, pendurados no espelho central ... está bom, não se vê a ponta de um "coiso" para a direita, mas está bem.
3 - Alterações mecânicas:
3.1 Se eu tiver um carro que considere que não trava nas melhores condições, e quiser melhorar essa característica, metendo uns discos de travão maiores, metendo umas maxilas maiores, sou um criminoso.
3.2 Se eu alterar a marca das pastilhas de travão, para uma marca chunga que não vale um chavelho, e prejudicar a capacidade de travagem ... isso é legal, está certo, é uma escolha dos consumíveis, os taxistas tipicamente usam pastilhas rijas que nem cornos, que duram kms e kms e não travam nada, e no entanto isso não criticam.
3.3 Se eu quiser alterar a potência do meu carro, que por ser um turbodiesel, é facílimo esse incremento, se o fizer com moderação, vou baixar o consumo, baixar a poluição, e melhorar o conforto de condução por recorrer menos vezes à caixa e ter um motor tipicamente mais elástico, sou no entanto um criminoso.
3.4 Se eu, ao trocar os pneus, comprar pneus recauchutados, está tudo bem. Se comprar pneus que custam 30€ e não valem um caracol e tiver uma aderência à estrada brutalmente menor, sou no entanto um condutor espectacular, um gajo porreiro e cumpridor das regras
3.5 Se eu quiser meter uma barra anti-aproximação, que tipicamente, retira conforto, mas melhora em muito a ligação ao solo, sou um criminoso.
3.6 Se eu trocar as escovas limpa-vidros de origem que custam 30€, por umas do "continente" que custam 4€.... é tudo legal, e no entanto, deixo de ter a mesma qualidade de limpeza no vidro, e isso nota-se e muito naqueles dias em que o São Pedro acorda com os pés fora da cama.

@Blade,
é verdade que as regras existem e são para cumprir, mas também devem ser postas em causa. Só desta forma podem ser re-equacionadas e melhoradas. Além de eliminadas as que não fizerem sentido e criarem as que fazem sentido.

Apenas para terminar,
o meu carro actual é o primeiro que não tem alterações nenhumas. deve ser dos 30 Smile
Mas antes disso, não escapou nenhum, e nunca fiz uma alteração estética que fosse, tudo mecânico, e não foi por isso que deixei de andar com respeito na estrada.
Aliás várias das alterações, foi com único objectivo de segurança, ou consumos.

E depois faço mais, vou além disso, no inverno o meu vidro da frente leva sempre com líquidos que favorecem o escoamento da água, os pneus são regularmente inspeccionados, os líquidos são regularmente inspeccionados visualmente, a direcção é regularmente alinhada, nas luzes só uso lâmpadas de qualidade superior (Philips Blue Vision) ... e vocês que acham que quem altera os carros são todos criminosos ... têm o mesmo cuidado com o vosso?
Terão as mesmas certezas de segurança que tenho eu com o meu? .... Pois ...

@RaCcon,
trocar pastilhas aos 205mil ... é de homem ... isso é só AE for sure Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
Conduzir em Portugal - maximilian - 15-09-2010, 19:00
RE: Conduzir em Portugal - Jose - 15-09-2010, 19:08
RE: Conduzir em Portugal - maximilian - 15-09-2010, 21:05
RE: Conduzir em Portugal - JPedrosa - 15-09-2010, 22:00
RE: Conduzir em Portugal - .mechanism - 15-09-2010, 22:17
RE: Conduzir em Portugal - RaCcOn - 16-09-2010, 02:05
RE: Conduzir em Portugal - maximilian - 16-09-2010, 09:21
RE: Conduzir em Portugal - RaCcOn - 16-09-2010, 12:29
RE: Conduzir em Portugal - maximilian - 16-09-2010, 13:55
RE: Conduzir em Portugal - maximilian - 16-09-2010, 16:02
RE: Conduzir em Portugal - RaCcOn - 17-09-2010, 01:29
RE: Conduzir em Portugal - RaCcOn - 17-09-2010, 12:00
RE: Conduzir em Portugal - maximilian - 17-09-2010, 12:16
RE: Conduzir em Portugal - RaCcOn - 17-09-2010, 14:27
RE: Conduzir em Portugal - Jose - 17-09-2010, 17:08
RE: Conduzir em Portugal - maximilian - 17-09-2010, 18:58
RE: Conduzir em Portugal - RaCcOn - 18-09-2010, 09:36
RE: Conduzir em Portugal - JPedrosa - 18-09-2010 14:22
RE: Conduzir em Portugal - RaCcOn - 18-09-2010, 22:19
RE: Conduzir em Portugal - TiagoR - 19-09-2010, 18:05

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)