Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Direitos de Autor, o caricato da Lei
26-07-2011, 00:40
Mensagem: #9
RE: Direitos de Autor, o caricato da Lei
A meu ver, o problema da lei, é:
Ao pedir uma autorização, considerar que esta dita cuja autorização só pode ser uma carta dirigida ao proprietário do livro autorizando explicitamente.

Falha, ao não considerar como autorização, um "override" ao disclaimer no próprio livro.
Falha, quando não permite, no inicío de um capitulo ou de uma citação, existir algo do género "daqui até ao final da página, pode-se copiar " ... ou algo assim.

É dificil de gerir no próprio disclaimer essa informação, dado que o disclaimer passava a ser confuso, para pode "apontar" todas as excepções.

É uma regra demasiado cega e com um nível de granularidade muito alto, devia ser mais refinada, para gerir melhor o bom senso.

Livros que contenham parte para recortar, copiar, citações, e por aí fora, são todos causadores de incumprimento aos olhos da nossa lei ...

Aliás, tal como está a nossa lei, se fizeres uma citação que seja ... estás fora.

Este livro é um de muitos casos, e a editora por ser australiana, onde as leis se cumprem mas são feitas com um pouco de mais bom senso ... ficou admiradíssima de tamanha confusão em Portugal.

Se querem fazer cumprir os direitos de autor, dêem uma volta nas imediações das faculdades ... aí sim é um ninho, e deixem a gaita de um livro com desenhos para copiar+aumentar+decalcar
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: Direitos de Autor, o caricato da Lei - JPedrosa - 26-07-2011 00:40

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)