Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Kanguru no Ubuntu 9.10
30-10-2009, 04:15
Mensagem: #1
Ubuntu Kanguru no Ubuntu 9.10
Tenho uma Pen USB Kanguru ZTE MF636 para aceder à internet.
Algúem sabe como posso colocá-la a funcionar no ubuntu 9.10?

Quando coloco a pen na porta usb não acontece nada, embora o led da mesma acenda.

[Imagem: ubuntu_2.jpg]
[Imagem: pplware_fan.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-10-2009, 09:51
Mensagem: #2
RE: Kanguru no Ubuntu 9.10
Se estás a utilizar Gnome, no canto superior direito ao pé do relógio tens um icone de rede, clicas lá, depois em propriedades(se não me engano), no separador 3G clicas em adicionar uma nova rede, seleccionas o teu pais e operadora.
Depois disso, Voilá!!
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-10-2009, 16:36
Mensagem: #3
RE: Kanguru no Ubuntu 9.10
Os modems ZTE no Linux não funcionam muito bem é o único problema.

Eu já liguei um ZTE ao meu pc da TMN e também não aconteceu nada.

Vê se isto te ajuda apesar ser para o modem da TMN:

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.p...o_pela_TMN

Muito Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-10-2009, 21:07
Mensagem: #4
RE: Kanguru no Ubuntu 9.10
(30-10-2009 16:36)nuno_nunes Escreveu:  Os modems ZTE no Linux não funcionam muito bem é o único problema.

Eu já liguei um ZTE ao meu pc da TMN e também não aconteceu nada.

Vê se isto te ajuda apesar ser para o modem da TMN:

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.p...o_pela_TMN

Muito Obrigado.

Vou testar esta solução e depois digo o resultado! obrigado pela dica.

[Imagem: ubuntu_2.jpg]
[Imagem: pplware_fan.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-10-2009, 17:48
Mensagem: #5
RE: Kanguru no Ubuntu 9.10
pelo que tenho visto, há muita gente com problemas com a net de placas 3g no novo ubuntu, eu sou um deles, tenho uma huawei e169 com a net da kanguru e nao consigo por a funcionar... alguma sugestão? obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-11-2009, 03:04 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-11-2009 03:09 por LdrGilberto.)
Mensagem: #6
RE: Kanguru no Ubuntu 9.10
Registei-me no forum pois vim ca parar ao tentar arranjar uma soluçao para o problema que muitos utilizadores kanguru encontraram ao instalar o ubuntu 9.10... acabei agora de arranjar uma maneira de dar a volta ao problema e por isso vim ca partilhar espero que ajude... a minha placa é uma huawei e169 e funcionou, testem tambem nas zte...
Ao meterem a placa usb ela nao é detectada como modem mas se forem ao menu locais, computador ela esta la juntamente com um cdrom virtual, clik com o lado direito do rato no cdrom virtual e selecionem safety remove device, quando o cdrom e a placa desaparecerem abram a consola e vao copiando e colando os seguintes comandos:

sudo modprobe -r option
Metam a vossa pass se a pedir e continuem e continuem a dar os comandos

sudo modprobe -r usbserial

sudo modprobe usbserial vendor=0x12d1 product=0x1001

ou
sudo modprobe usbserial vendor=0x12d1 product=0x1003 (se o anterior nao funcionar)

depois disto a minha ligaçao á internet via kanguru esta a funcionar o unico senao é que cada vez que tiro a placa da porta ubs e volto a ligar tenho de voltar a ir a locais/computador e fazer o safety remove device(apenas isto, nao tenho de voltar a meter os comandos por isso ja nao é mau)
Tentem e digam se resultou com voces.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-11-2009, 07:08
Mensagem: #7
RE: Kanguru no Ubuntu 9.10
(01-11-2009 03:04)LdrGilberto Escreveu:  Registei-me no forum pois vim ca parar ao tentar arranjar uma soluçao para o problema que muitos utilizadores kanguru encontraram ao instalar o ubuntu 9.10... acabei agora de arranjar uma maneira de dar a volta ao problema e por isso vim ca partilhar espero que ajude... a minha placa é uma huawei e169 e funcionou, testem tambem nas zte...
Ao meterem a placa usb ela nao é detectada como modem mas se forem ao menu locais, computador ela esta la juntamente com um cdrom virtual, clik com o lado direito do rato no cdrom virtual e selecionem safety remove device, quando o cdrom e a placa desaparecerem abram a consola e vao copiando e colando os seguintes comandos:

sudo modprobe -r option
Metam a vossa pass se a pedir e continuem e continuem a dar os comandos

sudo modprobe -r usbserial

sudo modprobe usbserial vendor=0x12d1 product=0x1001

ou
sudo modprobe usbserial vendor=0x12d1 product=0x1003 (se o anterior nao funcionar)

depois disto a minha ligaçao á internet via kanguru esta a funcionar o unico senao é que cada vez que tiro a placa da porta ubs e volto a ligar tenho de voltar a ir a locais/computador e fazer o safety remove device(apenas isto, nao tenho de voltar a meter os comandos por isso ja nao é mau)
Tentem e digam se resultou com voces.

Experimentei mas nada, nem sequer me aparece nenhum cdrom virtual.

[Imagem: ubuntu_2.jpg]
[Imagem: pplware_fan.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-11-2009, 16:04
Mensagem: #8
RE: Kanguru no Ubuntu 9.10
nas huawei e169 isto funciona mas tambem é uma soluçao provisoria pois se desligar o computador ao voltar a ligar tenho de voltar a fazer o mesmo incluindo voltar a dar os comandos na consola...
se apenas desligar e voltar a ligar a placa usb apenas tenho de desmontar a unidade que me aparece em locais/computador mas se desligar o computador tenho de fazer tudo de novo...
para ja vai servindo...
mais alguem experimentou e conseguiu por placas huawei a funcionar?
e ja agora se descobrirem como por a funcionar definitivo sem ter de andar sempre a dar estes passos postem aqui!
uma vez que na versao 9.04 estas placas funcionavam 5 estrelas foi uma desilusao no 9.10 nao ser assim...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-11-2009, 01:46
Mensagem: #9
RE: Kanguru no Ubuntu 9.10
funciona com esses comandos na consola. para não terem que estar sempre a inserir esses comandos, criem um ficheiro na pasta home com o nome por exemplo kanguru.sh abram o ficheiro e escrevam na primeira linha:
#!/bin/bash
e nas seguintes linhas os 3 comandos escritos em cima. guardem o ficheiro.

depois para poderem executar automatico sem terem que andar sempre na consola, vao á consola e escrevam $ chmod +x kanguru.sh

e pronto, é so clicar em cima e mandar executar.

vou pesquisar como se pode desmontar a unidade na linha de comandos e meter tudo no script, para nao andar sempre a desmontar...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-11-2009, 15:01 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-11-2009 15:25 por Hernâni.)
Mensagem: #10
RE: Kanguru no Ubuntu 9.10
Caros amigos!

Para resolver de uma vez por todas esta questão do funcionamento dos modems ZTE no Ubuntu 9.10 ou mesmo no Ubuntu 9.04 devem proceder da seguinte maneira:

Is a SISTEMA - ADMINISTRAÇÃO - GESTOR DE PACOTES SYNAPTIC e abri-lo.

Aqui devem verificar se estão instalados os seguintes pacotes:
1 - Gambas.
2 - Wvdial. Se se tratar do Ubuntu 9.04, também é necessário o Gcom.
3 - usb-modeswitch.

Depois destes pacotes instalados faz-se o download do software que se chama SmartConnect a partir daqui http://smartconnect3g.wordpress.com/down...rtconnect/

Atenção: este software tem diversas versões. Devem tirar a que melhor se adaptar à vossa versão do Ubuntu (por exe. se é de 32 bits ou de 64).

Depois de instalar este software todo devem reiniciar a máquina pelo menos uma vez com a pen já metida e quando o computador abrir o sistema operativo, é necessário esperar um bocado. Às vezes também é necessário experimentar em diversas portas USB do computador, mas isto é só a primeira vez. Depois de ser usado a primeira vez, vai funcionar sem problemas.

Boa sorte

Um abraço a todos.

Hernâni
Rui Guedes,

A sua colaboração foi óptima, mas não percebi quais são os 3 comandos a que se refere.

Podia postar de novo só os comandos separados e a forma como devem ser inseridos no terminal? É que estes comandos podem ser úteis como complemento às outras soluções aqui apresentadas.

Obrigado.

Hernâni
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)