Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Experimentar Linux
21-04-2010, 16:20
Mensagem: #1
Experimentar Linux
Boa tarde,

Ando com uma enorme vontade de experimentar alguma distribuiução de linux, mas nunca mexi em linux nem nunca fiz nenhuma instalação de distros linux.

Tenho 1 Portatil Toshiba satellite m70 com 1Gb de ram e 74Gb de disco.
Tenho o Xp instalado nesse pc e para já nao queria formata-lo.

O que precisava de saber era:

1º para criar uma partição tenho de formatar o disco ou existe algum software q me permita fazer uma partiçao sem perder nada do que já tenho.

2º Posso instalar o ubuntu com estas caracteristicas q tenho no portatil? Se sim, como fazer?

Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-04-2010, 16:39 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-04-2010 16:44 por avlisrotiv.)
Mensagem: #2
RE: Experimentar Linux
Se queres só experimentar, dou-te um 3º ponto:
Experimentar pelo Live CD! Wink
Corres o Live CD/instalação do Ubuntu (ou outra distro), escolhes a opção "Experimentar Ubuntu sem fazer alguma alteração no seu computador", e pronto...
É a forma mais fácil que há para experimentar, mas, tudo o que nele fizeres não vai ser guardado na próxima iniciação, é só mesmo para experimentar.

4º, podes criar uma máquina virtual com esse sistema, tens mais "controlo" no mesmo, e pode utilizar (por exemplo) o Virtual Box...

Se queres mesmo correr na máquina, ao instalares (como o tal CD), na versão 9.10, ele já te cria as partições, não precisas de um programa "externo"...
E aconselho-te a desfragmentares o disco em questão, se não pode corromper algum ficheiro que foi o meu caso, e depois... Sleep

EDIT: E tenho a certeza que o sistema corre nas características do teu portátil... Smile
E já agora Big Grin, só falta 8 dias para a nova versão do Ubuntu (10.04) sair... Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-04-2010, 16:49 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-04-2010 16:53 por MiKe Rastor.)
Mensagem: #3
RE: Experimentar Linux
crazyman, penso que isso passará por um processo muito simples, no qual podes usar o GParted que vem nos LiveCDs de varias distros Linux.
Bastaria então que, após fazeres boot com o LiveCD da distro (ex Ubuntu), encontrares o GParted no menu Sistema > Administração e procederes ao Resize da partição de 74GB, separando então (por exemplo) uma partição de 55GB (formato NTFS) para o Windows XP uma de 18GB (formato EXT4) para o / (ou seja root) do Linux e uma de 1GB (formato SWAP) para o ficheiro de paginação.
Depois de tudo organizado, bastaria correres o Instalador da tua distro e colocares a partição de 18GB como o " / " (base do sistema).

PS: Atenção, recomendo que faças backup dos teus dados antes de procederes a qualquer alteração na tua tabela de partições!

----------------------------------------------------------------------------
EDIT
----------------------------------------------------------------------------

Exacto, a dica do avlisrotiv de experimentares ou em maquina virtual ou através do LiveCD, talves seja mais segura e melhor, caso queiras apenas experimentar Big Grin

Eu parti do pressuposto que tu querias logo seguir com a instalação xD
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-04-2010, 17:09
Mensagem: #4
RE: Experimentar Linux
hummmm,

não sabia que o ubuntu já criava partiçoes e tudo... isso são umas excelentes dicas que me deram...

Vou experimentar durante 8 dias através do virtual box e depois vamos para a versão 10.4.

Vou oferecer pontinhos de reputação para ambos.

Obrigadão pessoalWink

P.S. Vou precisar da vossa ajuda para me irem dando umas dicas de como se funcona como meu novo bichinho... Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-04-2010, 17:36
Mensagem: #5
RE: Experimentar Linux
é impressionante.. cada vez q uma alma se lembra de qerer experimentar linux, toca a abrir um topico.

epa eu sei q o forum é para tirar duvidas, mas tipo googlar nao custa. ainda para mais qd ja se sabe q a resposta vai dar a ubuntu para variar, ja q as sugestoes recaem sempre ai.

q tal criar um topico sticky para quem quer experimentar linux e por la um link para o site oficial do ubuntu?

sinceramente..
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-04-2010, 17:54
Mensagem: #6
RE: Experimentar Linux
Pois, tb pensei em colocar um reply numa dessas dezenas de topicos que falam sobre o assunto, mas depois achei q assim seria mais directo às minhas questões.

Como nao sei nada sobre a instalação de qualquer distro linux e do q é necessario fazer antes de instala-lo abrir um novo topico e já fui esclarecido, alias, muito bem esclarecido.

Agora se a administração do forum entender apagar este topico ou criar um topico com o titulo "instalação de distros em Linux para tótós", para mim é igual ao litro...
Uma coisa é certa, eu serei um visitante desse topico, pois sou um deles e não me envergonho de dize-lo...

Se formos googlar, entao este forum deixa de ter interesse, porque a maioria das informações uteis que estão neste forum poderemos encontrar no Google...Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-04-2010, 18:12 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-04-2010 18:12 por MiKe Rastor.)
Mensagem: #7
RE: Experimentar Linux
Em primeiro lugar concordo com o Guilherme de Sousa, seria mesmo muito vantajoso ter um sticky com um pequeno FAQ ou assim acerca de Experimentar Linux pela primeira vez.

(21-04-2010 17:54)crazyman Escreveu:  Se formos googlar, entao este forum deixa de ter interesse, porque a maioria das informações uteis que estão neste forum poderemos encontrar no Google...Wink

crazyman, quanto a isto discordo um pouco, boa parte das questões que vejo por aqui, nomeadamente as que coloco, são aquelas que ou muito dificilmente se encontram através do Google, ou mesmo encontrando, não respondem realmente ao que se procura, é então ai que partilha de experiencias que praqui vai torna o forum tão especial Big Grin
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-04-2010, 21:55
Mensagem: #8
RE: Experimentar Linux
pela tua logica crazyman, eu por ex q costumo andar por aqui a ajudar qem precisa, faço o para q tu n tenhas q ter trabalho em ir ao google?! NOT

a ideia do forum é ajudar, e ajudar n quer dizer fazer te a papinha. alias, noutros forums da area de informatica, este tipo de treads ja tinham sido fechadas, pois nao fazem de todo sentido. existe antes um sticky ou uma thread principal sobre o assunto e fala se do assunto la. n é cada vez q alguem quer instalar/experimentar linux, vai e cria uma. o forum n tem uma afluencia mt grande, mas imagina caso tivesse... sao mais os users com perguntas, do q os q oferecem respostas, e ai n haveria ajuda q chegasse.

n disse isto para tentar criar confusao, simplesmente quem visita isto diariamente, as vezes tem a sensaçao q anda um bocado sem moderaçao.

dsclpem la o desabafo, cm tanta coisa deu em offtopic.

cumps
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-04-2010, 22:31
Mensagem: #9
RE: Experimentar Linux
Ora e quem se oferece para criar o tópico genérico para este assunto?
Eu já dei a minha contribuição noutro assunto, quem é o próximo?

[Imagem: bar.gif]

01010010 01101001 01100011 01100001 01110010 01100100 01101111
01000001 01101110 01110100 01110101 01101110 01100101 01110011
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-04-2010, 00:38
Mensagem: #10
RE: Experimentar Linux
Nao fui eu q dei a sugestao de googlar, mas enfim, estou esclarecido e certamente que haverá alguem q consulte este forum e se tiver a mesma duvida do que eu já saberá como fazer.

Obrigado a todos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)