Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Portugal, visto (muito bem) de fora!
01-11-2010, 21:27 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-11-2010 23:14 por BladeRunner.)
Mensagem: #1
Portugal, visto (muito bem) de fora!
Artigo escrito por Timothy Bancroft-Hinchey sobre Portugal, para o Pravda.
(tentem passar ao lado da fraca qualidade da tradução)

Foram tomadas medidas draconianas esta semana em Portugal pelo Governo liberal de José Sócrates, um caso de um outro governo de centro-direita pedindo ao povo Português a fazer sacrifícios, um apelo repetido vezes sem fim a esta nação trabalhadora, sofredora, historicamente deslizando cada vez mais no atoleiro da miséria.

E não é por eles serem portugueses.

Vá ao Luxemburgo, que lidera todos os indicadores socioeconómicos, e você vai descobrir que doze por cento da população é português, o povo que construiu um império que se estendia por quatro continentes e que controlava o litoral desde Ceuta, na costa atlântica, tornando a costa africana até ao Cabo da Boa Esperança, a costa oriental da África, no Oceano Índico, o Mar Arábico, o Golfo da Pérsia, a costa ocidental da Índia e Sri Lanka. E foi o primeiro povo europeu a chegar ao Japão….e Austrália.

Esta semana, o Primeiro Ministro José Sócrates lançou uma nova onda dos seus pacotes de austeridade, corte de salários e aumento do IVA, mais medidas cosméticas tomadas num clima de política de laboratório por académicos arrogantes e altivos desprovidos de qualquer contato com o mundo real, um esteio na classe política elitista portuguesa no Partido Social Democrata e Partido Socialista, traves da má gestão política que tem assolado o país desde anos 80.

O objectivo? Para reduzir o défice. Porquê?

Porque a União Europeia assim o diz. Mas é só a UE?

Não, não é. O maravilhoso sistema em que a União Europeia se deixou ser sugado é aquele em que as agências de Ratings, Fitch, Moody's e Standard and Poor's, baseadas nos estados unidos da América (onde havia de ser?) virtual e fisicamente controlam as políticas fiscais, económicas e sociais dos Estados-Membros da União Europeia através da atribuição das notações de crédito.

Com amigos como estes organismos, e Bruxelas, quem precisa de inimigos?

Sejamos honestos. A União Europeia é o resultado de um pacto forjado por uma França tremente e com medo, apavorada com a Alemanha depois que suas tropas invadiram seu território três vezes em setenta anos, tomando Paris com facilidade, não só uma vez mas duas vezes, e por uma astuta Alemanha ansiosa para se reinventar após os anos de pesadelo de Hitler. França tem a agricultura, a Alemanha ficou com os mercados para sua indústria.

E Portugal? Olhem para as marcas de automóveis novos conduzidos por motoristas particulares para transportar exércitos de "assessores" (estes parecem ser imunes a cortes de gastos) e adivinhem de qual país eles vêm? Não, eles não são Peugeot e Citroen ou Renault. Eles são Mercedes e BMWs. Topo-de-gama, é claro.

Os sucessivos governos formados pelos dois principais partidos, PSD (Partido Social Democrata, direita) e PS (Socialista, de centro), têm sistematicamente jogado os interesses de Portugal e dos portugueses pelo esgoto abaixo, destruindo sua agricultura (agricultores portugueses são pagos para não produzir) e sua indústria (desapareceu) e sua pesca (arrastões espanhóis em águas lusas), a troco de quê?

O quê é que as contra-partidas renderam, a não ser a aniquilação total de qualquer possibilidade de criar emprego e riqueza em uma base sustentável?

Aníbal Cavaco Silva, agora Presidente, mas primeiro-ministro durante uma década, entre 1985 e 1995, anos em que estavam despejando bilhões através das suas mãos a partir dos fundos estruturais e do desenvolvimento da UE, é um excelente exemplo de um dos melhores políticos de Portugal. Eleito fundamentalmente porque ele é considerado "sério" e "honesto" (em terra de cegos, quem vê é rei), como se isso fosse um motivo para eleger um líder (que só em Portugal, é) e como se a maioria dos restantes políticos (PSD/PS) fossem um bando de sanguessugas e parasitas inúteis (que são), ele é o pai do défice público em Portugal e o campeão de gastos públicos.

A sua “política de betão” foi bem concebida, mas como sempre, mal planeada, o resultado de uma inepta, descoordenada e, às vezes inexistente localização no modelo governativo do departamento do Ordenamento do Território, vergado, como habitualmente, a interesses investidos que sugam o país e seu povo.

Uma grande parte dos fundos da UE foram canalizadas para a construção de pontes e auto-estradas para abrir o país a Lisboa, facilitando o transporte interno e fomentando a construção de parques industriais nas cidades do interior para atrair a grande parte da população que assentava no litoral.

O resultado concreto, foi que as pessoas agora tinham os meios para fugirem do interior e chegar ao litoral ainda mais rápido. Os parques industriais nunca ficaram repletos e as indústrias que foram criadas, em muitos casos já fecharam.

Uma grande percentagem do dinheiro dos contribuintes da UE vaporizou em empresas e esquemas fantasmas. Foram comprados Ferraris. Foram encomendados Lamborghini. Maserati. Foram organizadas caçadas de javalí em Espanha. Foram remodeladas casas particulares. O Governo e Aníbal Silva ficou a observar, no seu primeiro mandato, enquanto o dinheiro foi desperdiçado. No seu segundo mandato, Aníbal Silva ficou a observar os membros do seu governo a perderem o controle e a participarem. Então, ele tentou desesperadamente distanciar-se do seu próprio partido político. E ele é um dos melhores.

Depois de Aníbal Silva veio o bem-intencionado e humanitário, António Guterres (PS), um excelente Alto Comissario para os Refugiados e um candidato perfeito para Secretário-Geral da ONU, mas um buraco negro em termos de (má) gestão financeira. Ele foi seguido pelo diplomata excelente, mas abominável primeiro-ministro José Barroso (PSD) (agora Presidente da Comissão da EU, “Eu vou ser primeiro-ministro, só que não sei quando”) que criou mais problemas com seu discurso do que ele resolveu, passou a batata quente para Pedro Lopes (PSD), que não tinha qualquer hipótese ou capacidade para governar e não viu a armadilha. Resultando em dois mandatos de José Sócrates; um Ministro do Ambiente competente, que até formou um bom governo de maioria e tentou corajosamente corrigir erros anteriores. Mas foi rapidamente asfixiado por interesses instalados.

Agora, as medidas de austeridade apresentadas por este primeiro-ministro, são o resultado da sua própria inépcia para enfrentar esses interesses, no período que antecedeu a última crise mundial do capitalismo (aquela em que os líderes financeiros do mundo foram buscar três triliões de dólares de um dia para o outro para salvar uma mão cheia de banqueiros irresponsáveis, enquanto nada foi produzido para pagar pensões dignas, programas de saúde ou projetos de educação).

E, assim como seus antecessores, José Sócrates, agora com minoria, demonstra minoria, demonstra falta de inteligência emocional, permitindo que os seus ministros pratiquem e implementem políticas de laboratório, que obviamente serão contra-producentes. Pravda.Ru entrevistou 100 funcionários, cujos salários vão ser reduzidos. Aqui estão os resultados:

Eles vão cortar o meu salário em 5%, por isso vou trabalhar menos (94%).Eles vão cortar o meu salário em 5%, por isso vou fazer o meu melhor para me aposentar cedo, mudar de emprego ou abandonar o país (5%). Concordo com o sacrifício (1%)

Um por cento. Quanto ao aumento dos impostos, a reação imediata será que a economia encolhe ainda mais enquanto as pessoas começam a fazer reduções simbólicas, que multiplicado pela população de Portugal, 10 milhões, afetará a criação de postos de trabalho, implicando a obrigatoriedade do Estado a intervir e evidentemente enviará a economia para uma segunda (e no caso de Portugal, contínua) recessão.

Não é preciso ser cientista de física quântica para perceber isso. O idiota e avançado mental que sonhou com esses esquemas, tem resultados num pedaço de papel, onde eles vão ficar. É verdade, as medidas são um sinal claro para as agências de ratings que o Governo de Portugal está disposto a tomar medidas fortes, mas à custa, como sempre, do povo português.

Quanto ao futuro, as pesquisas de opinião providenciam uma previsão de um retorno para o PSD, enquanto os partidos de esquerda (Bloco de Esquerda e Partido Comunista Português) não conseguem convencer o eleitorado de suas ideias e propostas.

Só em Portugal, a classe elitista dos políticos PSD/PS seria capaz de punir o povo por se atrever a ser independente. Essa classe, enviou os interesses de Portugal no ralo, pediu sacrifícios ao longo de décadas, não produziu nada e continuou a massacrar o povo com mais castigos. Esses traidores estão levando cada vez mais portugueses a questionarem se deveriam ter sido assimilados há séculos, pela Espanha.

Que convidativo, o ditado português “Quem não está bem, que se mude”. Certo, bem longe de Portugal, como todos os que possam, estão fazendo. Bons estudantes a jorrarem pelas fronteiras fora. Que comentário lamentável para um país maravilhoso, um povo fantástico, e uma classe política abominável

Timothy Bancroft-Hinchey
Pravda.Ru

FONTE: http://www.pravda.ru/
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-11-2010, 22:07
Mensagem: #2
RE: Portugal, visto (muito bem) de fora!
Recebi isto por email, muito boa leitura
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-11-2010, 01:06
Mensagem: #3
RE: Portugal, visto (muito bem) de fora!
faz-me lembrar um post que aqui meti acerca de a europa estar entregue aos macacos, as agências financeiras, essas mesmas que os governos tiveram de injectar dinheiro para não irem ao charco, essas mesmas que nos estão a levar a falência, essas mesmas sanguessuga..
--> http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=7315

enfim a visão dele é correcta, estamos entregues a lobys, a chupistas ( vejam o caso das scuts em que o governo vai pagar mais dinheiro com a renegociação dos contratos)..

estamos entregues aos macacos, e os juros continuam a subir ( quase nos 7%).. está-se mesmo a ver que querem que o governo português recorra ao FMI, e o próximo é a irlanda e o seguinte a espanha e por ai fora.. objectivo? reduzir o valor do euro para o do dolar subir e assim a divida externa americana descer...
o parlamento europeu que não mude nada não, porque com esta politica sem dar protecção aos países, a europa vai estar sempre sobre constante ataque das agências de rating americanas.. agora pergunto, que raio sabem esses gajos acerca da europa? ou eles trabalham directamente para o governo e lobbys americanos?

[Imagem: g73rog.jpg]
NOKIA N8 Proud owner Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-11-2010, 20:25
Mensagem: #4
RE: Portugal, visto (muito bem) de fora!
(05-11-2010 01:06)brunomartins Escreveu:  faz-me lembrar um post que aqui meti acerca de a europa estar entregue aos macacos, as agências financeiras, essas mesmas que os governos tiveram de injectar dinheiro para não irem ao charco, essas mesmas que nos estão a levar a falência, essas mesmas sanguessuga..
--> http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=7315

enfim a visão dele é correcta, estamos entregues a lobys, a chupistas ( vejam o caso das scuts em que o governo vai pagar mais dinheiro com a renegociação dos contratos)..

estamos entregues aos macacos, e os juros continuam a subir ( quase nos 7%).. está-se mesmo a ver que querem que o governo português recorra ao FMI, e o próximo é a irlanda e o seguinte a espanha e por ai fora.. objectivo? reduzir o valor do euro para o do dolar subir e assim a divida externa americana descer...
o parlamento europeu que não mude nada não, porque com esta politica sem dar protecção aos países, a europa vai estar sempre sobre constante ataque das agências de rating americanas.. agora pergunto, que raio sabem esses gajos acerca da europa? ou eles trabalham directamente para o governo e lobbys americanos?
O FMI é o melhor que nos pode acontecer... e o governo não quer porque isso irá revelar o despesismo, o compadrio, os tachos, etc!
Ao menos o FMI não tem que agradar a ninguém nem corresponder a favores politicos e favores eleitorais!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-11-2010, 03:12
Mensagem: #5
RE: Portugal, visto (muito bem) de fora!
(05-11-2010 20:25)BladeRunner Escreveu:  
(05-11-2010 01:06)brunomartins Escreveu:  faz-me lembrar um post que aqui meti acerca de a europa estar entregue aos macacos, as agências financeiras, essas mesmas que os governos tiveram de injectar dinheiro para não irem ao charco, essas mesmas que nos estão a levar a falência, essas mesmas sanguessuga..
--> http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=7315

enfim a visão dele é correcta, estamos entregues a lobys, a chupistas ( vejam o caso das scuts em que o governo vai pagar mais dinheiro com a renegociação dos contratos)..

estamos entregues aos macacos, e os juros continuam a subir ( quase nos 7%).. está-se mesmo a ver que querem que o governo português recorra ao FMI, e o próximo é a irlanda e o seguinte a espanha e por ai fora.. objectivo? reduzir o valor do euro para o do dolar subir e assim a divida externa americana descer...
o parlamento europeu que não mude nada não, porque com esta politica sem dar protecção aos países, a europa vai estar sempre sobre constante ataque das agências de rating americanas.. agora pergunto, que raio sabem esses gajos acerca da europa? ou eles trabalham directamente para o governo e lobbys americanos?
O FMI é o melhor que nos pode acontecer... e o governo não quer porque isso irá revelar o despesismo, o compadrio, os tachos, etc!
Ao menos o FMI não tem que agradar a ninguém nem corresponder a favores politicos e favores eleitorais!

o problema é que portugal e outros recorrendo ao FMI basicamente é o mesmo que passar um atestado de incompetência a união europeia, conseguindo assim os americanos cumprir o seu objectivo..
já reparas-te que hoje o FMI e outros vieram a publico defender portugal? porque será?
não foi por mero acaso, a europa esta a tomar consciência destes ataques, tanto é que o banco central europeu tem andado a comprar títulos da divida publica da irlanda..

isto já não é só portugal, a guerra está-se a tornar numa guerra de poderes e de titãs.. infelizmente quem leva por tabela somos nós, o povo português, irlandês, grego, etc..

[Imagem: g73rog.jpg]
NOKIA N8 Proud owner Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-11-2010, 13:35
Mensagem: #6
RE: Portugal, visto (muito bem) de fora!
(06-11-2010 03:12)brunomartins Escreveu:  
(05-11-2010 20:25)BladeRunner Escreveu:  
(05-11-2010 01:06)brunomartins Escreveu:  faz-me lembrar um post que aqui meti acerca de a europa estar entregue aos macacos, as agências financeiras, essas mesmas que os governos tiveram de injectar dinheiro para não irem ao charco, essas mesmas que nos estão a levar a falência, essas mesmas sanguessuga..
--> http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=7315

enfim a visão dele é correcta, estamos entregues a lobys, a chupistas ( vejam o caso das scuts em que o governo vai pagar mais dinheiro com a renegociação dos contratos)..

estamos entregues aos macacos, e os juros continuam a subir ( quase nos 7%).. está-se mesmo a ver que querem que o governo português recorra ao FMI, e o próximo é a irlanda e o seguinte a espanha e por ai fora.. objectivo? reduzir o valor do euro para o do dolar subir e assim a divida externa americana descer...
o parlamento europeu que não mude nada não, porque com esta politica sem dar protecção aos países, a europa vai estar sempre sobre constante ataque das agências de rating americanas.. agora pergunto, que raio sabem esses gajos acerca da europa? ou eles trabalham directamente para o governo e lobbys americanos?
O FMI é o melhor que nos pode acontecer... e o governo não quer porque isso irá revelar o despesismo, o compadrio, os tachos, etc!
Ao menos o FMI não tem que agradar a ninguém nem corresponder a favores politicos e favores eleitorais!

o problema é que portugal e outros recorrendo ao FMI basicamente é o mesmo que passar um atestado de incompetência a união europeia, conseguindo assim os americanos cumprir o seu objectivo..
já reparas-te que hoje o FMI e outros vieram a publico defender portugal? porque será?
não foi por mero acaso, a europa esta a tomar consciência destes ataques, tanto é que o banco central europeu tem andado a comprar títulos da divida publica da irlanda..

isto já não é só portugal, a guerra está-se a tornar numa guerra de poderes e de titãs.. infelizmente quem leva por tabela somos nós, o povo português, irlandês, grego, etc..
E qual é o problema de passar um atestado de incompetência? Primáriamente seria passado aos governos recentes de Portugal! E não deixam de ter razão... é o que dá os politicos não responderem ciminalmente pelos causados á Nação! Danos bem graves!! E a grande maioria até tira proveitos e ganhos para interesses pessoais...
Da UE não temos de ter pena... são os tratados Europeus que são responsáveis por muito do que de errado se passa cá! O desmantelar da nossa frota pesqueira, o abandono da agricultura, a deslocalização das nossas industrias... a precaridade do emprego, etc!
E não confundamos a UE com a realidade: a UE é Alemanha e, numa cota inferior, a França! Prefiro os USA!
A Alemanha está a conseguir o que não conseguiu no passado através da via militar... dominar a Europa!
Os USA, com oposição feroz dos Republicanos, consegue crescer 2%... nós aqui andamos com décimas... e fazemos disso grandes vitórias!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-11-2010, 14:59 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-11-2010 15:02 por BladeRunner.)
Mensagem: #7
RE: Portugal, visto (muito bem) de fora!
E esta ideia coincide com aquilo que sempre defendi!


"O líder do PSD defendeu esta sexta-feira a responsabilização civil e criminal dos responsáveis pelos maus resultados da economia do país, para que não continuem «a andar de espinha direita, como se não fosse nada com eles».

«Quem impõe tantos sacrifícios às pessoas e não cumpre, merece ou não merece ser responsabilizado civil e criminalmente pelos seus actos?», questionou.

«Se nós temos um Orçamento e não o cumprimos, se dissemos que a despesa devia ser de 100 e ela foi de 300, aqueles que são responsáveis pelo resvalar da despesa também têm de ser civil e criminalmente responsáveis pelos seus atos e pelas suas acções», referiu Pedro Passos Coelho, citado pela agência Lusa.

Falando em Viana do Castelo, durante um jantar promovido pelo PSD de Barcelos, Passos Coelho sublinhou que o país precisa de uma cultura de responsabilidade.

«Não podemos permitir que todos aqueles que estão nas empresas privadas ou que estão no Estado fixem objectivos e não os cumpram. Sempre que se falham os objectivos, sempre que a execução do Orçamento derrapa, sempre que arranjamos buracos financeiros onde devíamos estar a criar excedentes de poupança, aquilo que se passa é que há mais pessoas que vão para o desemprego e a economia afunda-se», referiu.

Para o líder social democrata, não se pode permitir que os responsáveis pelos maus resultados «andem sempre de espinha direita, como se não fosse nada com eles».

Passos Coelho também exortou o Governo a «dar um sinal de consciência e de rigor» na execução do Orçamento do Estado para 2011, para que Portugal recupere a confiança de credores e mercados.

«É muito importante, nesta altura, que o Governo possa dar um sinal de consciência e de rigor na execução do Orçamento», referiu Passos Coelho, sublinhando que é desse sinal que os credores e os mercados estão à espera."


FONTE: http://www.tvi24.iol.pt/politica/psd-ped...-4072.html

Atenção, refiro-me á ideia e não ao interviniente!
Por mim... não tenho côr politica!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-11-2010, 15:12
Mensagem: #8
RE: Portugal, visto (muito bem) de fora!
@Blade,
o FMI está a chegar, a espera já não é longa.

Faltam apenas algumas peças importantes do puzzle se encaixarem.

1 - O Cavaco ganhar a presidência.
2 - O Orçamento estar a rolar, que é para o PSD não vir para o Governo cedo demais e as pessoas não os responsabilizarem por estarem a aplicar o Orçamento do PS.

Fazendo estes dois pontos, o FMI vai ser convidado a cá vir.

Já toda a classe política deu a entender que é isso que estão a preparar.
Já se viu que as taxas de juro da dívida soberana não vão descer.

Eu aguardo os rapazes.
Vêm aí tempos bem duros, porque a vinda do FMI vai fazer mossa em muita coisa, não pensem que vão apenas cortar no lobbys, que vão prender os culpados disto e que se vão embora.

Enfim, pode ser que nos aguentemos.

Cumps,
JP
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-11-2010, 15:40
Mensagem: #9
RE: Portugal, visto (muito bem) de fora!
(06-11-2010 15:12)JPedrosa Escreveu:  @Blade,
o FMI está a chegar, a espera já não é longa.

Faltam apenas algumas peças importantes do puzzle se encaixarem.

1 - O Cavaco ganhar a presidência.
2 - O Orçamento estar a rolar, que é para o PSD não vir para o Governo cedo demais e as pessoas não os responsabilizarem por estarem a aplicar o Orçamento do PS.

Fazendo estes dois pontos, o FMI vai ser convidado a cá vir.

Já toda a classe política deu a entender que é isso que estão a preparar.
Já se viu que as taxas de juro da dívida soberana não vão descer.

Eu aguardo os rapazes.
Vêm aí tempos bem duros, porque a vinda do FMI vai fazer mossa em muita coisa, não pensem que vão apenas cortar no lobbys, que vão prender os culpados disto e que se vão embora.

Enfim, pode ser que nos aguentemos.

Cumps,
JP

Eu espero bem que venham!
No fundo da piramide, grande fatia da população, já quase não podem mexer!
Na classe média, enfim... já quase não existe, deslocada para o fundo da piramide.
Espero que intervenham na fossa que é o despesismo governamental e estatal!
Que imponham tectos salariais, limitem o acumular de reformas chorudas, dos prémios a gestores e ceos, imponham limites á renovação das frotas automovel (em numero e em preço), que acabem com institutos e participações publico/privadas e empresas ficticias que foram criadas para dar tachos para os afilhados, filhos, tios, primos, etc!
É preciso um murro na mesa!
Afinal... o orçamento tinha de ser aprovado, seria o fim do mundo se não o fosse... e as taxas de juro a dez anos da divida continuaram a subir...
Os credores não olham só para o que se pensa... eles estão atentos ao desvairo politico, ao ameaçar disto e daquilo!
Afinal... quem acredita que isto, sem intervenção de fora, vai ao sitio?
Mas atenção... estes cães de fila do PS estão prestes a sair... mas outros, do PSD, estão já na fila de espera! Afinal já lá estiveram e contribuiram... para o actual estado das coisas!
Não existe credibilidade na classe politica... pessoas honestas não têm espaço nos partidos... quanto mais em cargos politicos! Ou estão com o "aparelho" ou não entram! E estar com o "aparelho" é ser yesman!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-11-2010, 15:50 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 06-11-2010 15:52 por JPedrosa.)
Mensagem: #10
RE: Portugal, visto (muito bem) de fora!
Esta semana, quando soube disto, nem sabia o que pensar.

É a mais vulgar martelada contabilística.

É por estas e por outras que concordo com a ideia do Passos Coelho, e estou contigo, não concordo com o Passos Coelho, mas sim com esta ideia.
Sou "apartidário" e acho que a grande maioria deles devia mesmo ser presa, condenados e mandados para uns buracos bem fundos.

Também vale a pena ler isto e isto, vem de um histórico do PS
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)