Em quem votaste?
|
24-01-2011, 15:27
Mensagem: #11
|
|||
|
|||
RE: Em quem votaste?
Por aqui, igualmente em branco.
|
|||
25-01-2011, 00:55
Mensagem: #12
|
|||
|
|||
Acho que há alguma falta de informação acerca da utilidade do voto em branco.
Alguns pensam que protestam acerca do estado do sistema, mas estão na realidade a validar o dito sistema. Na realidade, e ao contrário do que muitos pensam, o voto em Branco favorece claramente o candidato mais votado. É por isso, que o único verdadeiro voto de protesto é não ir votar. Aqueles que acham que a solução passa por tornar o voto obrigatório, isso só faria sentido, caso o voto em branco mudasse de enquadramento. Porque caso não mudem o enquadramento do voto em branco, e tornassem o voto obrigatório, só estariam a legalizar a imoralidade e a proteger o sistema que perpétua o que cá temos no burgo. «Constituição da República Portuguesa Artigo 126.º Sistema eleitoral 1 – Será eleito Presidente da República o candidato que obtiver mais de metade dos votos validamente expressos, não se considerando como tal os votos em branco.» Cumps, JPedrosa |
|||
25-01-2011, 01:53
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-01-2011 01:55 por aFriend.)
Mensagem: #13
|
|||
|
|||
@JPedrosa
Mesmo assim não ir votar é pior... porque pode-se associar apenas a "não me apeteceu ir" .. ou "aceito o que os outros seleccionarem" ou "não quero saber"... ou até mesmo "não pude ir..." Ao passo que quer o voto em branco, quer o voto nulo, é um claro protesto que a pessoa importa-se, mas não aceita nenhum dos candidatos. PS. O que falta é haver contagem de votos em brancos e terem igualmente destaque e ser dada a devida importancia, como por exemplo impedir maiorias absolutas. Porque como sabemos a nossa lei é da republica das bananas. |
|||
25-01-2011, 12:09
Mensagem: #14
|
|||
|
|||
@aFriend,
eu percebo-te, a questão é que, no formato especifíco da eleição presidencial, tu teres votado em branco ou no Cavaco, é na realidade a mesma coisa. Por exemplo nos referendos, já é diferente, e o voto em branco, conta, como se de um partido se tratasse. Só a titulo de exemplo, caso os votos em branco servissem para alguma coisa, esta eleição tinha ido a segunda volta. |
|||
30-01-2011, 02:00
Mensagem: #15
|
|||
|
|||
Votei Manuel Alegre.
Acho lamentável como as pessoas se abstêm. Sinceramente no meio de tanto candidato, há-de haver um que satisfaça um pouco mais as vossas preferências. Antes votar nesse que votar em branco ou nulo. Pior ainda é não votar de todo... Os meus artigos | O meu site |
|||
30-01-2011, 02:25
Mensagem: #16
|
|||
|
|||
Como uma grande parte dos membros aqui do fórum, votei em branco. Acho que nenhum dos candidatos tem o estofo suficiente para presidir o país como ele se encontra, no entanto que podemos nós fazer para além de expressar o descontentamento através do voto em branco? Pois...
A abstenção foi absurda... andou um país tantos anos a lutar por liberdade, e agora que a tem, não a usa. Não percebo, sinceramente não percebo. |
|||
30-01-2011, 04:14
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-01-2011 04:28 por aFriend.)
Mensagem: #17
|
|||
|
|||
@Ana
Mais vale em branco.. os "novos" não inspiram confiança. Cavaco é mais do mesmo e Manuel Alegre, amiguinho bojeço do Socrates...? Esquece lá isso, mais vale mesmo em branco.. Portugal já não se decide com votos mas sim com mudanças radicais! (..quando disse isto veio-me assim à memoria agora o Egipto..) Ps. Houve também muita gente que contou como "abstenção" que simplesmente não conseguiram votar por uma serie de falhas das quais o ministro Rui Pereira assumiu e nem se dignou a demitir-se... isto, algo que decide o país haver este tipo de falhas é inadmissível ele ainda continuar a exercer o cargo... mas é claro, estamos em Portugal.. tudo é possível... |
|||
30-01-2011, 13:19
Mensagem: #18
|
|||
|
|||
Considerando a legislação actual, votar em branco foi "dar votos" ao Cavaco. Eu não queria era que ele fosse reeleito. Por isso votei naquele que estivesse mais próximo dos meus ideais.
E não me parece que o Alegre seja assim tão amiguinho do Sócrates... Os meus artigos | O meu site |
|||
30-01-2011, 13:54
Mensagem: #19
|
|||
|
|||
Mas onde e que viram que votar em branco é dar votos ao cavaco!?
|
|||
30-01-2011, 15:14
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-01-2011 15:24 por gsantos.)
Mensagem: #20
|
|||
|
|||
Votar em branco é dar votos ao Cavaco na medida em que para as eleições presidenciais o voto em branco não é contabilizado, logo na distribuição de percentagens esses votos não entram e para fins percentuais acaba por ser quase como se não tivesses ido votar!
Quem queria apenas que Cavaco não ganhasse ou tivesse que ir a uma segunda volta deveria ter feito um voto válido num outro candidato qualquer que não Cavaco. E para não fugir ao tema do tópico, votei no Defensor de Moura. |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)