C# DataSet/DataTable XML
|
07-02-2011, 16:47
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-02-2011 19:03 por ricken.)
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
C# DataSet/DataTable XML
Boas precisava de ajuda a carregar um ficheiro XML numa datatable que por sua vez encontra-se dentro de um dataset.
o cenário é o seguinte: Tenho este datatable criado num dataset Estou a tentar ler/carregar o xml nesta datatable e não estou a conseguir, bem como visualizar. O codigo que tenho é o seguinte: Código: DataSetleit dataleit = new DataSetleit(); Tenho estado a pesquisar mas não estou a conseguir chegar la. Este codigo que coloquei funciona mas quando o dataset ou datagrid não é criado em modo visual Eu consigo ler o xml e carregar num datagrid desta maneira, mas como disse não tenho nada criado em modo visual e precisava para poder fazer report's dinamicos. Código: DataSet objDataSet = new DataSet(); Podem-me dar umas luzes? Cptos Obrigado |
|||
08-02-2011, 14:04
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: C# DataSet/DataTable XML
Viva,
Se entendi bem o teu problema o exemplo que te envio em anexo deve te ajudar. O que eu faço é carregar todo o conteúdo do XML para um DataSet, depois associo a um DataTable e para provar que os dados estão lá eu associo o DataTable a uma DataGridView. Cumps, Manuel Rocha Licenciado em Informática para a Saúde pela ESTG Leiria Mestrado em Informática - Especialização em Sistemas de Informação na Universidade Portucalense Especialização em Design Gráfico |
|||
09-02-2011, 00:20
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-02-2011 00:26 por ricken.)
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
Boas, certo mas eu isto consigo fazer.
A questão é que o dataset e o datatable que tu crias é em codigo e não em modo "visual" como eu mostro no print. Exprimenta no projecto->Botão Direito->Add new item->Data->Dataset Depois dentro do dataset criar um datatable como eu tenho ali. Finalmente nos datasources isso aparece ja pronto para arrastar e ele automaticamente cria a gridview, a questão é carregar la o xml. Isto em modo visual é necessario para criar depois um report e ele ler automaticamente o datset. Não sei se me estou a fazer entender PS: Dcp nao ter dito mas tou a usar WPF, em windows forms o dataset ate aparece na toolbox presumo eu |
|||
09-02-2011, 00:40
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
Viva,
Amanhã quando chegar à empresa eu crio-te então um exemplo. Podias enviar-me um XML exemplo para testes?! Cumps, Manuel Rocha Licenciado em Informática para a Saúde pela ESTG Leiria Mestrado em Informática - Especialização em Sistemas de Informação na Universidade Portucalense Especialização em Design Gráfico |
|||
09-02-2011, 11:47
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-02-2011 11:49 por ricken.)
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
Aqui vai
Obrigado Cptos |
|||
09-02-2011, 18:04
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-02-2011 18:05 por rei007.)
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
Ora Viva mais uma vez,
Penso que o que desejas deve ser o que te envio em anexo com o nome "WpfApplication1.zip". Para quem quiser também envio o mesmo projecto em WinForms. Cumps, Manuel Rocha Licenciado em Informática para a Saúde pela ESTG Leiria Mestrado em Informática - Especialização em Sistemas de Informação na Universidade Portucalense Especialização em Design Gráfico |
|||
09-02-2011, 18:14
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-02-2011 18:23 por ricken.)
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
Epa não me digas que é so este pedaço de codigo
Código: public partial class MainWindow : Window Ja agora tira-me outra duvida, este método que utilizaste no caso de teres mais colunas no xml ele apenas vai ligar as que la estão certo? Agora vê como eu tinha dado a volta a questão, tinha criado um dataset manualmente como mostraste no 1 exemplo e depois copiava para o outro Código: DataSet objDataSet = new DataSet(); |
|||
09-02-2011, 19:03
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
Viva,
Se tiveres mais ou menos campos ele carrega só os que estão estipulados no DataTable. O que fizeste é uma opção, mas o que eu fiz agora são duas ou três linhas de código. Demorei mais tempo porque tive de perceber como funcionava o WPF pois nunca programei nessa tecnologia. Cumps, Manuel Rocha Licenciado em Informática para a Saúde pela ESTG Leiria Mestrado em Informática - Especialização em Sistemas de Informação na Universidade Portucalense Especialização em Design Gráfico |
|||
09-02-2011, 19:08
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-02-2011 19:16 por ricken.)
Mensagem: #9
|
|||
|
|||
Certo, mas o que fizeste são "best practices" a partida, porque o que eu fiz é uma solução de contorno que pode trazer mais problemas a posterior.
Obrigado pela ajuda Cumprimentos |
|||
12-02-2011, 15:04
Mensagem: #10
|
|||
|
|||
Porque não usar o xsd.exe para gerar a classe que representa o xsd que escreveste e dp xml serializer para ler o ficheiro xml?
Não é muito mais pratico?! |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 3 Visitante(s)