Problema: Wubi e Ubuntu 8.04 Hardy Heron
|
01-08-2008, 22:41
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-08-2008 22:51 por Sheik.)
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Problema: Wubi e Ubuntu 8.04 Hardy Heron
Instalei o Ubuntu 8.04 Hardy Heron juntamente com o Windows Vista Home utilizando o WUBI Installer, tudo funciona bem
excepto o facto de não encontrar o disco C:. Tenho dois discos o C: e o F: o qual o Ubuntu reconhece, mas não consigo localizar o disco C: nem nada do que lá está dentro, quando trabalho com o Ubuntu. Alguma ajuda seria bem vinda. Obrigado. |
|||
01-08-2008, 23:26
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Problema: Wubi e Ubuntu 8.04 Hardy Heron
A drive C está formatada com que sistema de ficheiros do Windows Vista (GPT), que impossibilita que consigas aceder á partição sem ser com versões 64Bits do XP ou Vista.
Isso aconteceu-me ontem, mas foi ao tentar aceder á partição a partir do Windows XP. Citar:Aconteceu-me uma boa que gostaria de partilhar convosco, caso vos aconteça o mesmo. http://www.madtech.com.pt/forum/showthread.php?p=33064 Discuti isso na MadTech hoje, á 1 da matina... Laptop: Black Macbook | Intel X3100 | 250GB | 2GB DDR2 | MacOSX 10.5.5 Desktop: ASUS P5PE-VM | ATi X1950 PRO | C2D E4300@2400MHz | 2GB DDR | 320GB | MacOSX 10.5.5 RETAIL Phone: iPhone 2G@2.2.1 - unlocked |
|||
01-08-2008, 23:41
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-08-2008 23:48 por racoq.)
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
Zeon Escreveu:A drive C está formatada com que sistema de ficheiros do Windows Vista (GPT), que impossibilita que consigas aceder á partição sem ser com versões 64Bits do XP ou Vista. Com o devido respeito não me parece que seja disso, recentemente a minha namorada adquiriu um portatil toshiba que vinha com o windows vista premium, e através do wubi conseguia sem problemas montar a drive C: do vista. Graziano, já tentaste usar o gestor de actualizações para actualizar a tua instalação do ubuntu? Certifica-te que em sistema > administração > Fontes de aplicação, nos separador transferiveis de internet tens os repositorios todos selecionados, assegura-te que também, no separador actualizações na secção "actualizações de Ubuntu" tens tudo selecionado. Depois de seleccionares isso tudo irá-te aparecer uam mensagem a dizer "A informação acerca de software disponível está desactualizada", fazes reler para a lista de pacotes e actualizações ser refrescada. Depois disto vai a sistema > administração > gestor de actualizações, e instala tudo o que este gestor te aconselhar, carregando em "Instalar Actualizações". O que eu desconfio é que seja algum bug no pacote de ntfs-3g para leitura de drives ntfs, dado que o suporte no ubuntu é relativamente recente, e o suporte ainda não é muito maduro. |
|||
01-08-2008, 23:52
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
Nunca tive problemas em aceder aos discos NTFS no Ubuntu, desde a versão 7.10... A não ser que o desligasse sem desmontar no Windows.
Só consegui aceder á partição GPT usando o MacOSX (DVD do iatkos v4i). Por isso é que estava a perguntar em que sistema de ficheiros é que ele tem o C: A titulo de curiosidade, experimenta fazer o boot do Ubuntu usando o CD e usa a versão Live a ver se ele monta o disco C. Laptop: Black Macbook | Intel X3100 | 250GB | 2GB DDR2 | MacOSX 10.5.5 Desktop: ASUS P5PE-VM | ATi X1950 PRO | C2D E4300@2400MHz | 2GB DDR | 320GB | MacOSX 10.5.5 RETAIL Phone: iPhone 2G@2.2.1 - unlocked |
|||
01-08-2008, 23:58
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-08-2008 00:01 por racoq.)
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
Zeon Escreveu:Nunca tive problemas em aceder aos discos NTFS no Ubuntu, desde a versão 7.10... A não ser que o desligasse sem desmontar no Windows. Computadores diferentes , experiencias diferentes no meu pc com xubuntu, ele não me detecta o meu disco externo formatado em ntfs, vou ao portatil ao ubuntu (mesma coisa so muda o DE, e o hardware) e detecta-me bem . |
|||
02-08-2008, 02:39
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-08-2008 02:39 por Nuno A..)
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
O que se passa é o seguinte: o drive que escolhes para instalares o ubuntu deixa de estar disponível quando inicias sessão pelo ubuntu. Quero com isto dizer que se tiveres 2 drivers: (por exemplo) C: e F: se instalares o ubuntu no C: quando iniciares sessão só te reconhece o F: , se instalares no F: quando iniciares sessão só te reconhece o C:
Conhecimento a posteriori, não me perguntem por que É assim, mas É assim! :-) It's a basic truth of the human condition that everybody lies. |
|||
02-08-2008, 08:46
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
Se percebi bem o problema, então devo dizer que a drive para onde o Ubuntu foi instalado não é "montada" no mesmo sitio das outras. Para a encontrarem basta irem a /host/
|
|||
02-08-2008, 15:22
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-08-2008 15:36 por racoq.)
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
Nuno A. Escreveu:O que se passa é o seguinte: o drive que escolhes para instalares o ubuntu deixa de estar disponível quando inicias sessão pelo ubuntu. Quero com isto dizer que se tiveres 2 drivers: (por exemplo) C: e F: se instalares o ubuntu no C: quando iniciares sessão só te reconhece o F: , se instalares no F: quando iniciares sessão só te reconhece o C: Isto não é verdade, se te aconteceu foi pura coincidência, mas não é regra geral, a minha namorada tinha antes de decidir instalar o ubuntu nativamente, o wubi e tinha-o instalado na partição do Vista ( C: ), e conseguia ver e copiar ficheiros para a mesma, como já disse e repito só pode ser 2 coisas : - problema no package de ntfs (Bug) - incompatibildade do disco com a implementação NTFS do ubuntu |
|||
02-08-2008, 16:59
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-08-2008 17:00 por DingoMD.)
Mensagem: #9
|
|||
|
|||
racoq Escreveu:Isto não é verdade, se te aconteceu foi pura coincidência, mas não é regra geral, a minha namorada tinha antes de decidir instalar o ubuntu nativamente, o wubi e tinha-o instalado na partição do Vista ( C: ), e conseguia ver e copiar ficheiros para a mesma, como já disse e repito só pode ser 2 coisas : Pelo menos até à versão 7.10 (não testei com o 8.04), a drive para onde o sistema foi instalado não aparece nem na pasta "/media", nem no menu "Locais", o que leva as pessoas a pensar que não está a ser montada. Ora, uma vez que o Linux está a ser ligado a partir de um ficheiro dessa mesma partição é seguro dizer que está tudo a funcionar em condições. Isto leva-me a pensar que as pessoas não verificaram a pasta "/host", que é onde o disco que contém o Ubuntu é montado. |
|||
03-08-2008, 08:44
Mensagem: #10
|
|||
|
|||
Problema resolvido com a dica do DingoMD. Estava realmente tudo em /host/. Tão simples que até mete impressão. Obrigado a todos pelo vosso esforço e bem hajam pela vossa disponibilidade.
|
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 3 Visitante(s)