EXCEL -
|
25-05-2012, 21:12
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-05-2012 21:16 por dwickie.)
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
EXCEL -
Boas!
Preciso de ajuda com um ficheiro de Excel, com que trabalho regularmente. Tenho aprendido sozinha aos poucos e com ajuda de colegas a orientar-me no Excel mas esta questão tenho de colocar porque nem sequer sei se será possível fazer aquilo que pretendo. Ora bem, tenho de proceder a pagamentos com base em actos diferentes, que estão codificados. Para exemplificar: ECI00045 220.00 € 35% ECI00046 330.00 € 25% EC0001 35.00 € 25% EC0001 35.00 € 25% PROF0015 770.00 € 25% PROF0015 770.00 € 25% PROF0015 770.00 € 25% PROF013 - € 0% PROF014 - € 0% ECI0046 50.00 € 40% ECI00047 60.00 € 25% ou seja, cada acto tem o seu valor específico e é pago a uma percentagem diferente (ou nem sequer é valorizado) A minha questão é... será possível carregar uma tabela com todos os actos (serão cerca de 80 a 100 actos diferentes), respectivos valores e percentagens a pagar num separador, de forma a que assim que se introduza o código, as células seguintes assumam os valores e percentagens desse código respectivo? Não sei se me fiz entender... não consigo anexar o ficheiro, talvez entendessem melhor a dificuldade. Até agora a solução tem sido filtrar código a código, para introduzir manualmente os valores e percentagens, mas costumo lidar com cerca de 200 a 500 registos, o que leva um tempo considerável. Basicamente a questão é... é possível? Como fazer? Obrigada! |
|||
26-05-2012, 00:15
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-05-2012 14:23 por trigoana.)
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: EXCEL -
Olá, dwickie
Penso que é mais ao menos isto que vais querer, à falta do teu ficheiro criei uma estrutura modelo. A ideia passa por ter os valores todos organizados numa tabela (ex: Tabela com os valores a pesquisar), convém ordenares a tabela de A>Z, para depois não termos problemas com a consulta nas funções que vamos usar. Agora, vamos supor que tens um formulário que ao preencher o campo acto, automaticamente complete os restantes campos, que serão para o valor euros e a percentagem. Na célula onde quero inserir o acto (célula D19), posso usar uma selecção em lista, onde basicamente estão listados todos os actos que existem na minha tabela. Passo então a explicar, no excel 2007 que é o que estou a usar: 1º campo do acto - clica na célula onde queres ter essa lista (ex:D19), depois vais ao separador DADOS escolhes a opção "validação de dados" e depois em critério de avaliação, pões Lista, e em origem, clicas no botão para selecionar o intervalo com o nome dos actos ( intervalo de J4 a J14). Já tens a tua listagem, agora sempre que clicares na célula D19 vais ter uma seta para escolheres o valor do acto. 2º campo dos euros e da percentagem - Agora queremos que sempre que se escolhe um acto as restantes células alterem para o valor correspondente. Vamos então usar a função Procv. A função tem a seguinte leitura: PROCV(valor_proc; matriz_tabela; núm_índice_lin; procurar_intervalo), basicamente diz que; valor_proc é o valor que pesquisa (actos), por isso faço referência à célula D19, a matriz_tabela é a tua tabela de consulta, onde vai procurar por esse valor e o núm_índice_lin, devolve-te o valor na linha, sendo que o valor do acto corresponde à coluna 1 o valor que queres que t devolvado preço está na coluna 2; daí termos colocado o 2. Por isso a função para devolver o preço correspondente fica =PROCV(D19;J4:L14;2) E a função para devolver o valor da % fica =PROCV(D19;J4:L14;3), formata esta última célula para apresentar o valor em percentagem, senão sai o valor decimal (ex, 30% aparece-te 0,3). Olha só, se não quiseres que se veja a tabela com os valores a pesquisar podes ocultar essas linhas, para isso seleccionas as linhas que apanham a tabela, clicas com o botão direito em cima da barra numerada (linhas) e escolhes ocultar, o operação contrária é mostrar Espero que sirva para ajudar no teu trabalho. Seguem as imagens dos passos e o ficheiro excel para testares aqui. Inté |
|||
26-05-2012, 08:00
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
RE: EXCEL -
Eh pá!... Muito bom!!!
Claro, eu trabalho com o Excel 2010... mas não será muito diferente disto! Óptima explicação, vamos ver se lá consigo chegar sozinha. Vou tentar encontrar algum tutorial em video no youtube para o 2010, pelo menos agora sei que é possível! Um pormenor... e usando as imagens como referência... teria de seleccionar na célula D19 da lista? Pois isso seria um trabalho herculiano, seleccionar mais de 200 opções. [i][i]Era óptimo se eu conseguisse enviar o ficheiro[/i][/i], para teres uma ideia do que falo. Os actos são gerados num query que rodo numa aplicação (AS400) que não tem compatibilidade com o Windows, ou seja, demora cerca de 20min a gerar um query, que depois tenho de fazer copy paste (ecrâ a ecrã) e passar para o Excel. Ou seja... a lista dos actos é copiada em bloco, não dá para ir célula a célula escolher da listagem de actos, pois é extensivo como disse, normalmente cada médico tem entre 200 a 500 actos realizados. Mas vou "brincar" com o ficheiro, agora que conheço melhor a terminologia e procurar algum tutorial. Muito obrigada pela resposta elaborada!!! |
|||
26-05-2012, 15:13
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
RE: EXCEL -
Olá dwickie. Tive muito gosto em ajudar!
Sim, com o 2010 tens exactamente os mesmos passos. Aqui o Vasco Marques (português ) explica bem como inserires a função procv e usares a validação de dados... além de mais umas coisitas, tb muito bem explicadinhas: http://www.youtube.com/watch?v=Hq9Hrw4J4Rw Notas: Se vais usar a função procv o valor a procurar tem que estar na primeira coluna da tua tabela e essa mesma coluna tem que estar ordenada. Quanto à lista, com a opção de validação de dados, vais ter mesmo que procurar na lista, porque o autopreenchimento (aquilo que acontece quando colocas a primeira letra e o excel tenta completar com o texto correspondente da lista) não funciona, alias se escreveres um texto que não aparece na lista, recebes um aviso. Ok, parece que o ficheiro que partilhei pelo google docs não foi com a célula D19 com a validação de dados aplicada, o googledocs não tem suporte para listas... só agora é que me apercebi. Bom, mas actualizei o link e tens aqui o ficheiro partilhado pelo dropbox, já podes descarregar e abrir no teu pc. Hum! Tb ainda não perguntei porque não consigo partilhar ficheiros directamente pelos anexos do fórum...será por ainda ser membro júnior?... bom dá-se a volta e partilha-se com o link. Tens aqui como, através do DropBox - http://www.youtube.com/watch?v=S2lAi1y0zgo Eu não conheço essa aplicação AS400, mas deduzo que será muito por comandos. Provavelmente à semelhança do MS-Dos, há-de haver um para exportares a tua listagem para um ficheiro que depois possas abrir com o bloco de notas e até com o excel. Mas já lá vamos! Vai "brincando" mais um bocadinho, que a brincar tb se aprende Hehe. |
|||
26-05-2012, 15:21
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
RE: EXCEL -
Mas não dá para exportar para ficheiro de texto simples? Um ficheiro Txt?
É que a partir daí podes IMPORTAR para o excel em vez de fazeres copy paste página a página. Em todo o caso, mesmo que não dê... Podes sempre fazer o tal copy paste para um ficheiro de texto e depois importar para o excel. Assim sempre vais ter cada dado na sua célula e já podes aplicar as fórmulas. Quanto a teres que seleccionar da lista... não precisas seleccionar. A solução apontada só pretende simplificar-te a vida, mas compreendo que 200 valores sejam chatos de pesquisar. Mas podes usar uma célula normal e inserir o valor que pretendes... desde que o saibas de cor. Se precisares de ajuda diz. |
|||
26-05-2012, 20:35
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-05-2012 20:45 por dwickie.)
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
RE: EXCEL -
Obrigada pelas respostas!
Ora finalmente lá consegui fazer um print screen (estava difícil), o meu Excel está em inglês, portanto PROCV = HLOOKUP, mas devo estar a fazer algo de errado pois não está a retornar os valores. Deve ser algo básico mas a verdade é que aparentemente a fórmula está correcta, simplesmente dá-me a resposta N/A nos campos! Ora cá vai o screenshot para quem quiser tentar perceber o prob! Em relação ao COPY PASTE do AS400... neste momento já estou um bocado habituada a fazer, talvez por isso nem levante mtas questões. O ter de filtrar código a código, introduzir manualmente o respectivo valor e percentagem, isso sim, estava a incomodar-me, não só pelo trabalho que dava, mas também porque se trata de pagamento de honorários médicos e os valores não são tão baixos quanto isso, e queria ter alguma segurança!! O ficheiro com que trabalho, não foi da minha autoria, mas acho que usando o PROCV, isto funcionaria muito melhor! Vou tentar anexá-lo a este post, para que percebam mais ou menos o layout da coisa. Desde já obrigada! Pagam. Estomatologia e Implantologia |
|||
26-05-2012, 22:58
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
RE: EXCEL -
Ok, consegui descobrir o problema!!
Estava a usar a formula HLOOKUP (PROCH) em vez de VLOOKUP (PROCV)! Um olhar mais atento do marido e deu logo com o erro! Agora "só" tenho de carregar uma tabela de mais de 100 códigos, mas é trabalho que só faço uma vez e depois é só ver o Excel em acção! Obrigada! |
|||
27-05-2012, 01:15
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
RE: EXCEL -
Olá.
Exacto Procv é Vlookup em inglês. Mais uma nota, não te esqueças de ordenar ascendentemente a primeira coluna da tua tabela. No teu caso a coluna código. Isso por uma questão lógica, a função pode parar de procurar se o valor que procurar a seguir for menor que o anterior, e dá-te o valor errado. São as tais limitações da função Bom trabalho... |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 3 Visitante(s)