Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajuda ITED + ZON
18-11-2012, 18:48 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-11-2012 18:53 por miroma.)
Mensagem: #1
Ajuda ITED + ZON
Boa noite,
Preciso de uma ajudinha GRANDE, tenho no meu apartamento uma caixa ATI que faz a distribuição de 5 pontos de rede pela casa, e tenho Zon Fibra Instalada.

Nao percebo nada das caixas ATI e estas coisas ITED que tanto falam, por isso precisava de uma ajudinha que penso nao ser complicado para quem sabe.

A caixa esta no hall de entrada que esta praticamente a meio da casa, a intenção seria ligar ai a caixa directamente o router wireless da zon, e o telefone, de maneira a que distribuição o sinal wireless bem por estar no meio da casa, e consegui-se aproveitar como tal os pontos de rede tambem. O telefone, ja gostava de o poder ligar em qualquer ponto da casa.

Nao sei onde nem como ligar o router da ZON ao ATI dado que estes router sao por coaxial e nao RJ45 como o da MEO, por isso nao estou a ver como posso tirar o sinal do ATI para o router e onde ligar o RJ45 do router ao ATI para distribuir o sinal.

Espero estar a fazer-me entender.
Anexo uma foto do ATI para melhor se perceber.


.zip  photo.JPG.zip (Tamanho: 1,79 MB / Downloads: 63)

Desde ja um obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-11-2012, 13:34
Mensagem: #2
RE: Ajuda ITED + ZON
Viva,

Já faz algum tempo desde a ultima vez em que mexi em redes ATI/ITED mas se nao estou em erro, o que percebi da tua caixa foi:

DDC Primário: Possibilidade de ligar a 4 "operadores" via pares de cobre (ligacao via RJ45 ou cabo de rede se preferires);
DDC Secundário: Total de 6 tomadas de rede OU ligacao a 6 divisoes da casa, sendo que cada divisao tem mais de uma tomada, esta ultima com maior probabilidade. Em todo o caso, cada ponto do DDC Secundário está ligado internamente ao DDC Primário, sendo possivel escolher a fonte via botao comutável.

Quanto ah segunda metade:

Do lado esquerdo, tens 2 opcoes de ligacao via cabo coaxial, MATV e CATV.

MATV quer dizer que o sinal vem do edificio e, normalmente, é sinal partilhado/publico.
CATV quer dizer que o sinal é "interno" e privado, normalmente, associado a uma operadora.

Do lado direito, tens a possibilidade de ligar 10 pontos coaxiais + 6 de reserva, sendo que tens 6 pontos ocupados.

Quanto ah passagem do sinal, parece-me relativamente simples.

Uma vez tendo o router perto do ATI, bastará ligar um cabo RJ45 (cabo de rede) no DDC Primário na entrada 2 e no DDC Secundário escolheres a ultima opcao OP4.
desta forma, o sinal deverá ir para todas as divisoes e em cada tomada bastará ligares uma box para ligacao a TV OU um filtro/adaptador para o telefone OU ligar o pc directamente.

Agora, consideracoes a ter em conta:

- O teu ATI nao tem ligacao por fibra, como tal, terás de fazer uma puxada do sinal para poderes ligar aí o router;
- A marca/modelo ou manual do ATI/ITED seria optimo para confirmar que as ligacoes estao como previstas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-11-2012, 15:04
Mensagem: #3
RE: Ajuda ITED + ZON
Desde já o meu muito obrigado Bruno, pelo esclarecimento, fiquei muito mais esclarecido sobre o meu equipamento.

A parte da rede, já percebi, a questão da puxada é que não a ver como irei fazer. O quadro ATI não está já a receber sinal externo? ou seja, a ligação coaxial que vem da caixa do pátio comum dos apartamentos que entra em casa, não tem uma ligação ao ATI é isso?

Pergunto porque essa parte faz-me confusão, dado que consigo ligar a box e o router a qualquer ponto coaxial da casa e obter o sinal da ZON.

Peço desculpa as perguntas, mas de facto não tenho noção sobre este sistema.

Cumprimentos e obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-11-2012, 15:51
Mensagem: #4
RE: Ajuda ITED + ZON
Viva,

Desculpa pela confusao mas foi falha da minha parte. Li ZON Fibra e interpretei MEO Fibra Smile

Agora faz tudo muito mais sentido Tongue

Quer entao dizer que os pontos coaxiais, do lado esquerdo, estao já com sinal ZON (nao será preciso puxada nenhuma Big Grin)
Usando um cabo coaxial suplente, liga o router, numa das entradas TC1 - MATV e confirma se recebe sinal. Em caso afirmativo, só precisas de um cabo de rede para ligar no DDC Primário.
Aproveita tambem e confirma se nas entradas TC2 - CATV existe tambem algum sinal.

Ainda preciso da referencia do ATI para confirmar que as ligacoes serao mesmo dessa forma.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-11-2012, 23:19
Mensagem: #5
RE: Ajuda ITED + ZON
Boa noite,

De facto agora que cheguei a casa e pude confirmar parece ser tudo como dizes, mas aqui deixo a referencia para analise, a única que encontro no quadro pelo menos é:

Serie Visbox ATI6 Ver.A da QuadroViseu, isto é o único que encontro, mesmo no "manual" de quatro folhas que deixaram.
não me parece grande ajuda mas...
De resto no manual so tem mesmo a indicar as frequências dos repartidor e derivadores e nada mais Sad

Acho que só mesmo testando o que indicas.


Desde já um muitíssimo obrigado pela ajuda
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-11-2012, 17:25
Mensagem: #6
RE: Ajuda ITED + ZON
Viva,

A referencia nao está longe..seria, por exemplo, VB.565.

Mas com os dados que tens já deverás conseguir ligar sem problemas.

Depois confirma como ficou Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-11-2012, 22:57
Mensagem: #7
RE: Ajuda ITED + ZON
Boas!

Fiz agora a experiência e de facto consigo consigo as ligações a net como comentado!

Único problema na ligação é que ao ligar no dcc primário entrada 2, apenas consigo configurar um ponto no dcc secundário, se comutar mais do que um ponto no op4 no dcc sec. A ligação cai!


Alguma sugestao?

Cumps
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-11-2012, 00:19
Mensagem: #8
RE: Ajuda ITED + ZON
Viva,

Percebi a parte da ligacao cair quando tens mais de um ponto ligado em simultaneo mas nao percebi onde e' que a ligacao cai, isto e', o router perde sincronismo?

Preciso de mais detalhes Confused
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-11-2012, 08:56
Mensagem: #9
RE: Ajuda ITED + ZON
Viva!

Nao o router e a ligaçao dele fica impecavel, o ati é que deixa de responder!

Cumps
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-11-2012, 12:10
Mensagem: #10
RE: Ajuda ITED + ZON
Viva,

Percebi..agora..essa parte vai ser algo mais complicada de resolver, nao sabendo nós como estao as ligacoes por tras..

Tenta ligar na entrada 1 (onde tem o op1, op2 e op3) e ve se ele faz o mesmo.

Poderá ser um problema com as ligacoes internas ou uma limitacao do proprio ATI. Ve no manual que informacao tens sobre o DDC.
Se puderes digitalizar o manual que possuis seria uma ajuda Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)