Portátil com 2 placas gráficas (NVIDIA OPTIMUS)
|
04-12-2012, 02:24
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Boa noite a todos!
Apesar de ser um novato nestas andanças do mundo Linux, é uma área que a mim me interessa muito. Recentemente comprei um portátil Samsung NP530U4C-SP03PT: Intel Core i5, RAM 6Gb DDR3, SSD 24Gb + HDD 1Tb e Intel HD Graphics 4000 + NVIDIA GeForce GT 620M. Como acho a nova interface do Windows 8 pouco produtiva e nada prática, decidi instalar o meu SO favorito de há já uns tempos... Refiro-me ao Ubuntu (instalei a versão 12.10 64 bit). Após algumas dificuldades devido ao Secure Boot e UEFI, lá consegui instalar com tudo a funcionar (pelos menos até agora) correctamente. A única coisa que fiquei a perder em relação ao Windows 8 foi a duração de bateria, que apesar de ter uma duração aceitável com Ubuntu, durava mais com Windows 8. A minha primeira hipótese é que poderá estar relacionado com as gráficas... Sabendo que a da Intel é a que consome menos recursos, não sei até que ponto a da NVIDIA estará a ser também utilizada. Uma das coisas que acho estranho, é que quando vou ver os Drivers Adicionais, a lista aparece vazia com a informação que "Nenhum driver proprietário está em uso". Neste sentido gostaria que me ajudassem com 3 questões: 1 - Como posso saber qual das 2 gráficas está a ser usada? 2 - O que me aconselham para fazer a gestão das 2 gráficas? (Aqui o Windows leva a melhor porque a gestão é feita de forma automática) 3 - Que alterações posso fazer no Ubuntu para tirar melhor rendimento da bateria? (A única coisa que fiz foi reduzir algum do brilho do ecrã... Com Windows 8 a bateria durava pelo menos mais 2 horas quando comparamos com Ubuntu) Toda a ajuda será benvinda. Cumprimentos. |
|||
04-12-2012, 16:54
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Portátil com 2 placas gráficas (NVIDIA OPTIMUS)
Sobre "1" e "2", le sobre o projecto bumblebee, que basicamente é um projecto para fazer Linux utilizar a tecnologia Nvidia Optimus com que vêm os novos portateis (têm 2 placas graficas: uma discreta-potente-para-3d e uma integrada-que-consome-pouca-energia)
Segue as instruções que têm na wiki, instala e le como se utiliza (04-12-2012 02:24)jpmacedosilva Escreveu: Boa noite a todos! |
|||
04-12-2012, 19:08
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
Penso que come ste comando consegue ver qual a grafica em uso-
lspci | grep VGA Meu site GNU/Linux. https://flavitu.wordpress.com/ |
|||
05-12-2012, 01:58
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
(18-11-2012 03:32)RaCcOn Escreveu: Instalas o bumblebee |
|||
07-12-2012, 02:00
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
Obrigado a todos pelas dicas de ajuda e especialmente ao RaCcOn pelo tutorial tão fácil de se implementar e tão eficaz nos resultados.
Após seguir os passos todos direitos, tenho o portátil com uma duração de bateria muito similar há de quando tinha Windows 8. Só me falta arranjar um programa que me ajude a criar perfis de energia... É aborrecido ter de estar a definir o brilho do ecrã sempre que inicio o sistema. E já agora que me criasse um perfil diferente para quando estou a utilizar a bateria do portátil, e outro para quando estou ligado à corrente. Actualmente a minha instalação de Ubuntu 12.10 não faz isso (pelo menos que eu saiba). Cumprimentos. |
|||
07-12-2012, 10:20
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
So um aparte, com o 32bits ficavas melhor servido porque quase tudo é feito para 32 e detecta te os 6GB de RAM na mesma
|
|||
07-12-2012, 11:24
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
Primeiro adicionas o repositório.
Código: sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/jupiter Fazes update ao sistema Código: sudo apt-get update Istalas o jupiter Código: sudo apt-get install jupiter Depois de instalado vai aparecer-te um icon com um "raio" na barra. Julgo que seja isto que queres! |
|||
03-04-2013, 09:33
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
Boas!
Eu também me deparo com este problema, mas no meu caso a minha versão de Linux é o Mint 14 (Nadia) a 64bits. A minha questão é, tendo em conta que o Mint é uma distro proveniente do Ubuntu, esta instalação do bumblebee também deverá funcionar? Outra coisa que retirei daqui é que também vou passar para a distro a 32bits. Desde já obrigado pela ajuda com estas dicas. |
|||
03-04-2013, 10:56
Mensagem: #9
|
|||
|
|||
Sim funciona da mesma forma.
A tua distro é baseada no Ubuntu 12.10 |
|||
03-04-2013, 14:19
Mensagem: #10
|
|||
|
|||
Obrigado pelas dicas!
|
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 3 Visitante(s)