Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
PC desktop não liga
28-10-2011, 11:49
Mensagem: #11
RE: PC desktop não liga
Cheira-me a memórias RAM.

Quantas tens?

Experimenta ligar o computador com uma de cada vez, para verificar se é alguma das memórias ou slot da motherboard que foi á vida.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-10-2011, 13:35 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-10-2011 13:38 por pemicool.)
Mensagem: #12
RE: PC desktop não liga
(28-10-2011 10:26)nioxys Escreveu:  Sabes a marca da BIOS? Existe sempre um código de beeps que dependendo da marca têm um determinado significado.

Algo deste género,

Beep Codes

WOW!!! EEK! Obrigado pela dica! Desconhecia o facto de até o beep ter um significado! Não tenho a certeza, mas pelo que me lembro do texto inicial no monitor creio que é da Award.

Estava a pensar fazer uma pesquisa ao fim da tarde por ELITE ECS K7VZA TROUBLESHOOTING, depois das horas de expediente no meu trabalho (única ligação que tenho actualmente à internet Sad) para ver se o fabricante da MB tinha alguma informação, já que no guia do utilizador que veio com a mesma não tem nenhuma secção relativa a problemas - só diz de passagem que se houver um erro no POST este será reportado numa de duas formas: 1) aviso sonoro (que é o que está a acontecer) se o erro encontrado ocorrer ainda antes do carregamento dos dados do display; ou 2) mensagem no ecran se o erro ocorrer já depois desse carregamento.

Consultando o link que me enviaste parece que o problema reside na RAM (ainda há esperança de não gastar tanto dinheiro Smile), o que por sua vez vai ao encontro do parecer do Progster. Como tenho duas réguas DIM no pc - uma de 256 MB e uma de 512 MB Shy - vou experimentar a ligá-lo logo à noite só com uma de cada vez. Será que o problema é este mesmo? Rolleyes
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-10-2011, 13:46
Mensagem: #13
RE: PC desktop não liga
(28-10-2011 13:35)pemicool Escreveu:  
(28-10-2011 10:26)nioxys Escreveu:  Sabes a marca da BIOS? Existe sempre um código de beeps que dependendo da marca têm um determinado significado.

Algo deste género,

Beep Codes

WOW!!! EEK! Obrigado pela dica! Desconhecia o facto de até o beep ter um significado! Não tenho a certeza, mas pelo que me lembro do texto inicial no monitor creio que é da Award.

Estava a pensar fazer uma pesquisa ao fim da tarde por ELITE ECS K7VZA TROUBLESHOOTING, depois das horas de expediente no meu trabalho (única ligação que tenho actualmente à internet Sad) para ver se o fabricante da MB tinha alguma informação, já que no guia do utilizador que veio com a mesma não tem nenhuma secção relativa a problemas - só diz de passagem que se houver um erro no POST este será reportado numa de duas formas: 1) aviso sonoro (que é o que está a acontecer) se o erro encontrado ocorrer ainda antes do carregamento dos dados do display; ou 2) mensagem no ecran se o erro ocorrer já depois desse carregamento.

Consultando o link que me enviaste parece que o problema reside na RAM (ainda há esperança de não gastar tanto dinheiro Smile), o que por sua vez vai ao encontro do parecer do Progster. Como tenho duas réguas DIM no pc - uma de 256 MB e uma de 512 MB Shy - vou experimentar a ligá-lo logo à noite só com uma de cada vez. Será que o problema é este mesmo? Rolleyes

Se só dá um beep, em principio talvez seja esse o problema. Só há uma maneira de saber.

É experimentar. Smile

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-10-2011, 17:52
Mensagem: #14
RE: PC desktop não liga
Novo ponto da situação: depois de desligar discos, memórias e placa gráfica o problema mantém-se: uma série interminável de beeps espaçados de 3 seg entre si, cujo significado ao que parece aponta para problemas de memória, dado tratar-se de uma BIOS Award:

http://www.bioscentral.com/beepcodes/awardbeep.htm

http://www.computerhope.com/beep.htm

Uma vez que tenho 2 réguas de memória SDRAM montadas na MB experimentei-as à vez em cada uma das 3 slots DIMM sem qq resultado.

Cheguei inclusive a desmontar a ventoinha e o dissipador de calor colocados sobre o processador Athlon da AMD, quando reparei numa espécie de pasta de cor creme entre o processador e a base inferior do dissipador de calor. Pergunto se é normal existir esta pasta entre estes componentes, uma vez que há 10 anos, quando comprei as diferentes peças para montar o pc o processador já vinha montado na MB com a ventoinha e o dissipador de calor da Cool Master?

Se foi o processador que ardeu devido ao fornecimento de corrente anomala produzida pela fonte de alimentação estragada então vou ter de comprar um conjunto novo de MB-CPU-RAM, uma vez que já não deve haver CPUs AMD socket 462 à venda para substituir este.

Também não sei se ainda haverá DIMMs SDRAM 133 MHz para testar se o problema está nas memórias, na eventualidade de terem sido elas a estragar-se devido ao comportamento errático da fonte de alimentação antes de esta se ter estragado de vez.

O que me aconselham fazer: comprar uma DIMM SDRAM para ver se o problema vem daí? E se continuar tudo na mesma, devo a seguir tentar comprar um novo AMD Athlon para continuar a aproveitar a MB actual? Ou devo pura e simplesmente parar de tentar arranjar uma solução para o actual material que já uso há 10 anos e comprar um novo conjunto MB-CPU-RAM mais actual?

Acham que vale a pena também levar o pc a uma dessas lojas de centro comercial tipo PCClinic ou PCService e ver qual a opinião deles?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-10-2011, 18:10 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-10-2011 18:10 por progster.)
Mensagem: #15
RE: PC desktop não liga
(30-10-2011 17:52)pemicool Escreveu:  Novo ponto da situação: depois de desligar discos, memórias e placa gráfica o problema mantém-se: uma série interminável de beeps espaçados de 3 seg entre si, cujo significado ao que parece aponta para problemas de memória, dado tratar-se de uma BIOS Award:

http://www.bioscentral.com/beepcodes/awardbeep.htm

http://www.computerhope.com/beep.htm

Uma vez que tenho 2 réguas de memória SDRAM montadas na MB experimentei-as à vez em cada uma das 3 slots DIMM sem qq resultado.

Cheguei inclusive a desmontar a ventoinha e o dissipador de calor colocados sobre o processador Athlon da AMD, quando reparei numa espécie de pasta de cor creme entre o processador e a base inferior do dissipador de calor. Pergunto se é normal existir esta pasta entre estes componentes, uma vez que há 10 anos, quando comprei as diferentes peças para montar o pc o processador já vinha montado na MB com a ventoinha e o dissipador de calor da Cool Master?

Se foi o processador que ardeu devido ao fornecimento de corrente anomala produzida pela fonte de alimentação estragada então vou ter de comprar um conjunto novo de MB-CPU-RAM, uma vez que já não deve haver CPUs AMD socket 462 à venda para substituir este.

Também não sei se ainda haverá DIMMs SDRAM 133 MHz para testar se o problema está nas memórias, na eventualidade de terem sido elas a estragar-se devido ao comportamento errático da fonte de alimentação antes de esta se ter estragado de vez.

O que me aconselham fazer: comprar uma DIMM SDRAM para ver se o problema vem daí? E se continuar tudo na mesma, devo a seguir tentar comprar um novo AMD Athlon para continuar a aproveitar a MB actual? Ou devo pura e simplesmente parar de tentar arranjar uma solução para o actual material que já uso há 10 anos e comprar um novo conjunto MB-CPU-RAM mais actual?

Acham que vale a pena também levar o pc a uma dessas lojas de centro comercial tipo PCClinic ou PCService e ver qual a opinião deles?

Quantos beeps são? Pergunto, pois em situações que já me aconteceram o problema vinha da placa gráfica.
Sim, é normal existir essa pasta entre o dissipador e o processador, é essa pasta térmica que protege o processador.
Para computadores antigos, SDRAM já é raro, mas não impossivél de encontrar.

Se tiveres uma placa gráfica, e memórias RAM extra, ou se pelo menos tiveres alguém que te desenrasque, talvez ainda seja cedo pera ir a uma loja. De qualquer maneira tudo depende da urgência com que precisas do computador, logo essa é uma questão que só por ti poderá ser respondida.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-10-2011, 20:46
Mensagem: #16
RE: PC desktop não liga
Os beeps, ao que parece, não param, e são espaçados de 3 em 3 segundos. Só quando desligo o pc é que eles param. O meu pc nunca me deu problemas nestes 10 anos, tudo funcionou bem, pelo que a fonte de alimentação deve ter dado cabo de alguma coisa, da última vez que eu tentei iniciá-lo várias vezes, até que se desligou de vez. Só quando comprei e instalei a nova FdA é que ele voltou a ligar, mas não mais executou o POST como deve de ser.

Não é que eu tenha especial urgência na utilização do pc, mas se ele não passa no POST de que serve ter paciência se não o posso utilizar? De modo que já comecei a dar uma olhadela pelos portáteis na casa dos 500 e poucos euros, que é aquilo que eu quero (e posso) gastar num pc novo, seja ele notebook ou desktop.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-10-2011, 21:07 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-10-2011 21:12 por progster.)
Mensagem: #17
RE: PC desktop não liga
Isso é problema de hardware.

As memórias ficaram bem encaixadas?

Deste uma vista de olhos na placa gráfica?

Tens outra para testar e fazer o despiste a esta possibilidade?

Volta a dar uma vista de olhos em:

http://www.bioscentral.com/beepcodes/awardbeep.htm#

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)