Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Aero do Vista corrompido após uso de Vista Glazz
08-11-2008, 13:24
Mensagem: #1
Aero do Vista corrompido após uso de Vista Glazz
Viva!

Com o objectivo de usar themes no Vista aqui há tempos usei o programa Vista Glazz (http://www.codegazer.com/vistaglazz/) e acabei por ficar sem conseguir usar o Vista. Recomendo desde já a não utilização deste programa que tem causado o mesmo problema a bastante gente e cujos autores praticamente não oferecem apoio.

A minha versão do Vista é a Home Edition 32 bits em português com o SP1 instalado e mais algumas actualizações posteriores ao SP1.

O Vista Glazz que usei é de uma versão incompatível com o SP1 e avaria o motor gráfico do Vista.

Basicamente após o patch feito pelo Vista Glazz, ao entrar no Windows o écran fica sempre em preto, com o cursor visível. O Windows parece estar a funcionar e há actividade de disco. Esta situação é idêntica seja qual for a forma de utilização que se escolha, modo de segurança, linha de comando, etc.

Não dá para usar os restore points uma vez que os mesmos desapareceram. Não consigo abrir um command prompt. Não consigo correr um SFC /CLEANNOW. Não consigo abrir uma janela do Task Manager (CTRL+ALT+ESC), ou qualquer outra janela. Na realidade não sei se estas janelas abrem, o problema é que com o écran a preto não se conseguem ver. :-(

No forum do site do Vista Glazz sugerem a recuperação dos ficheiros patchados:
------------------
You have probably used VistaGlazz 1.0 on your system. It's not SP1 compatible. You can rename your current shsvcs.dll, uxtheme.dll and themeui.dll files to .dll.new and rename the .vgorg files to .dll.

That should restore your original files.Yvo van Beek
Team CodeGazer
------------------

Estes ficheiros estão na dir system32. Fiz esta operação substituindo os ficheiros patchados pelos originais (com a extensão .vgorg - cópia feita pelo Glazz antes do patch) usando o command prompt da consola de recuperação do disco de instalação do Vista. Sem qualquer sucesso.

Os ficheiros substituídos são estes:

C:\WINDOWS\SYSTEM32\shsvcs.dll
C:\WINDOWS\SYSTEM32\uxtheme.dll
C:\WINDOWS\SYSTEM32\themeui.dll
C:\WINDOWS\Resources\Themes\Aero\aero.msstyle

Também já substituí estes ficheiros pelos existentes na dll cache do vista (na dir c:\windows\winsxs) e o problema mantém-se.

Resumindo, não consigo encontrar mais nenhuma forma para tentar recuperar o vista sem ter que o reinstalar de novo, o que não me agrada.

Gostaria de vos pedir sugestões como resolver este problema.

Ocorreu-me a ideia se alguém aqui no forum que tenha esta versão do Vista (Home Premium 32 em português com SP1) me poderia enviar uma cópia destes 4 ficheiros para ver se os substituia e assim tentar resolver o problema.

Obrigado
avic
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-11-2008, 21:13 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-11-2008 21:36 por Rui C..)
Mensagem: #2
RE: Aero do Vista corrompido após uso de Vista Glazz
Bem... Deve-te ter acontecido o mesmo que a mim. Eu mudei o nome do shsvcs.dll;uxtheme.dll;themeui.dll para õ mesmo nome so q com extensao old. Depois pus ficheitos patchados. E o windows deixou de conseguir iniciar o explorer. Não consegui sequer abrir o gestor de tarefas. Uso o Win Vista HP. O q tive de fazer foi pedir a um amigo para ligar o meu disco a outro computador e eliminar os ficheiros que tinha e mudar o nome dos antigos para o original. O comp voltou ao normal.
Pelo q li tu usaste a linha de comandos pra restaurar os ficheiros. No entanto, penso q devias tentar ligar o teu HD a outro PC e ver se os ficheiros estão bem. Além disso, pk nao reparar o Windows, visto q tens o CD?

veni, vidi, vici

[Imagem: Hard.gif]
[Imagem: Soft.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-11-2008, 12:21
Mensagem: #3
RE: Aero do Vista corrompido após uso de Vista Glazz
(08-11-2008 21:13)Rui C. Escreveu:  Bem... Deve-te ter acontecido o mesmo que a mim. Eu mudei o nome do shsvcs.dll;uxtheme.dll;themeui.dll para õ mesmo nome so q com extensao old. Depois pus ficheitos patchados. E o windows deixou de conseguir iniciar o explorer. Não consegui sequer abrir o gestor de tarefas. Uso o Win Vista HP. O q tive de fazer foi pedir a um amigo para ligar o meu disco a outro computador e eliminar os ficheiros que tinha e mudar o nome dos antigos para o original. O comp voltou ao normal.
Pelo q li tu usaste a linha de comandos pra restaurar os ficheiros. No entanto, penso q devias tentar ligar o teu HD a outro PC e ver se os ficheiros estão bem. Além disso, pk nao reparar o Windows, visto q tens o CD?

Certo. Eu penso que tendo acesso a um PC com a mesma versão do Vista conseguiria resolver o problema, só que não conheço mais ninguém que tenha o Vista. Em relação à possibilidade de usar o CD para reparar, não tenho pontos de restauro (simplesmente desapareceram, apesar de ter vários antes e depois da instalação do Glazz). Tb não tenho nenhum backup, pelo que a única opção que me parece restar é mesmo reinstalar o Vista....

avic
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-11-2008, 18:54
Mensagem: #4
RE: Aero do Vista corrompido após uso de Vista Glazz
Não podes ligar esse HD a outro computador? Entras no disco e mudas os ficheiros!

veni, vidi, vici

[Imagem: Hard.gif]
[Imagem: Soft.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-11-2008, 23:30
Mensagem: #5
RE: Aero do Vista corrompido após uso de Vista Glazz
(10-11-2008 18:54)Rui C. Escreveu:  Não podes ligar esse HD a outro computador? Entras no disco e mudas os ficheiros!

Não de uma forma fácil. É um portátil e dá algum trabalho tirar o disco. Além disso não conheço ninguém que tenha o Vista em português instalado. De qualquer forma não podia esperar mais e acabei por reinstalar o Vista.

Obrigado,
avic
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-11-2008, 23:35
Mensagem: #6
RE: Aero do Vista corrompido após uso de Vista Glazz
Ao iniciares o sistema apartir do DVD do win vista, logo a seguir a seleccionares o idioma tens um "link" em baixo do lado esquerdo da janela a dizer "Reparar o meu computador", clicas lá e ele faz-te uma recuperação de todos os ficheiros para os originais...(ou quase todos lol)
isto funciona caso tenhas um CD original não modificado, em alguns casos as marcas mandam o cd e so consegues fazer mesmo a re-instalação...
em ultimo recurso o que te sugiro e mesmo a re-instalação do sistema visto que n ficará mais igual ao que era anteriormente Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)