Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Garantia PC
07-12-2011, 23:27 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-12-2011 00:07 por BladeRunner.)
Mensagem: #28
RE: Garantia PC
(07-12-2011 23:04)RaCcOn Escreveu:  Qualquer empresa dizer "Nós funcionamos assim", só tem duas hipoteses...

Ou está a inovar e é aceite acabando por se tornar num padrão, tal como acontece com a Apple.
Ou está a inventar acaba por cair...

No caso da Fnac, e qualquer loja tem claro de obedecer as regras do país mas não peçam para fazerem mais do que o que eles tem dever de fazer.
Curiosamente sempre comprei produtos na FNAC, principalmente livros e nunca tive um único problema...
Quanto ao recondicionado, as marcas reservam-se nesse direito...reparar ou substituir por novo ou recondicionado...na maioria dos casos dizem apenas substituimos o componente X, não referindo se é novo ou recondicionado.
Aliás, isso vem explicito nos termos e condições de garantia de todos os fabricantes (pelo menos das que li até agora).
Agora acrescento...
Gostava de saber qual é o decreto de lei onde indica que o artigo substituido por igual em garantia tem 2anos de garantia bem como gostaria de saber qual o decreto de lei que diz que uma reparação em garantia não poderá levar artigos recondicionados pela marca.

Quanto ao que referes que fizeram com o teu PC...
Existem duas alternativas...
O fabricante/fornecedor creditou-lhes a motherboard com problemas e eles venderam-te outra semelhante dando-te a respectiva caixa/documentos (tal como tem de ser).

Ou o fabricante enviou-lhes outra motherboard para substituir a tua...Ora como deverás imaginar essa motherboard que veio do fabricante poderá ser recondicionada sem tu sequer saberes.

Para quem não sabia...
Recondicionado - Produto que não passou nos testes de qualidade ainda na fabrica que volta para trás para ser reparado o que está mal.

Recondicionado 3Party - Produto que já esteve nas mãos de alguém, que deu problemas ainda dentro de garantia e voltou a fabrica para ser reparado. (como acontece com as PS3).

Recondicionado Package(acho que é assim que chamam) - Produto que foi vendido e que voltou a marca devido a ter sido devolvido pelo comprador.
Imaginemos, um portátil em que foi devolvido ao fabricante devido a motherboard ter dado problemas...
A motherboard sendo recondicionada é "3Party", os restantes componentes estando nas devidas condições serão "Package", onde são verificados e voltados a embalar.
Na maioria dos casos estes artigos passam apenas para os reparadores, servindo como peças de substituição para eventuais reparações.
Outros poderão até voltar a linha de montagem, sendo montados em máquinas que serão posteriormente vendidas ao cliente final...

Se os fabricantes tivessem de meter ao lixo todos os componentes que tivessem problemas e/ou meter material novo em todos os que tiverem de ser reparados bem que estavam tramados.

Agir de má fé?
Basta ter dois dedos de testa para perceber que as coisas funcionam dessa forma...
Aliás, ao fazerem isto estão também a olhar pelo meio ambiente baixando significativamente a quantidade de residuos no mundo.

Só falta aparecer aqui alguém que acha que os artigos devolvidos por avaria nos primeiros 30dias vão para o lixo e que nunca mais são colocados a venda...
Ou então, que os artigos devolvidos nas lojas por alegada insatisfação, não vão outra vez direitinhos para as parteleiras da loja...

Ai senhor que há para aqui muita gente que ás vezes enfim...

Mais uma vez, pois parece que é preciso um desenho...

Um componente é um bem de consumo! Seja um disco, um "pente" de memória, um cooler, etc!
Queres o artigo?
Está aqui: http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=10074

Se reparas um portátil ou um pc, em garantia... colocas novo! Já que o portátil ou pc assim foram adquiridos!
Não colocas novo, reservas-te ao tal direito inexistente na Lei... levas com uma ou mais queixas e uma acusação de burla!
E, garanto-te, ficas a perder! Além de ficares com a fama de burlão e aldrabão, além de desonesto!
O recondicionamento é uma táctica das marcas e/ou lojas para poupar! Mas é ilegal! Em material novo e em garantia, peças substituídas só novas! E com garantia, visto serem bens de consumo!
Tu não o fazes... é pena e fica-te mal! Estás a aldrabar os teus clientes!
Coisa que eu já falei com amigos, com o fim de evitar compras em qualquer estabelecimento teu!
E, também parece ser preciso um desenho... não há cá inovações de marcas ou lojas! Isso compete a quem faz a Lei... e as tais marcas e/ou lojas só têm de obedecer!
Não obedecem... estão a cometer uma infracção, punível por Lei!

Recondicionados... podem ser vendidos, devidamente assinalados e, por costume, como promoção! Por costume... e com a garantia devida a material nessas condições, que para usados é de... dois anos, como pdes verificar nos Direitos do Consumidor!
É como as grandes superfícies fazem com material que esteve em exposição! Tem de ter essa informação à vista!

Uma coisa fica aqui à vista... comprar-te seja o que for... é um risco!
Eu não o aconselho!
O meu conselho, aqui no fórum e fora dele... é para todos se informarem dos seus Direitos, como consumidores, nos devidos sítios! E depois de devidamente informados... comprarem noutro sítio que não teu!

Tu até podes entregar um Mercedes num stand e aceitares um Dacia no seu lugar. O problema é teu!
Tal como podes comprar algo novo, ter uma avaria e, em garantia, aceitares uma peça usada, ou como tão "aveludado" chamam... recondicionada! É problema teu!
Agora não venhas induzir os restantes em erro! Isso é desonesto!

Mais info:

Portanto, comecemos pela análise Garantias Legais. Estas são inalienáveis, portanto, independentemente de eventuais Garantias Voluntárias, aquelas nunca serão afastáveis.

Tenham em mente que devemos sempre utilizar as expressões “desconformidade”, ou “não conformidade” quando, levianamente, nos referimos a “defeitos”. A palavra “desconformidade” é mais abrangente que a palavra “defeito”, abrangendo o “defeito” e outros tipos de lacunas do produto em causa, bem como todos os momentos em que elas se manifestam.

Assim, o vendedor tem o dever de entregar ao consumidor bens que sejam conformes com o contrato de compra e venda (a que podemos chamar de instantâneo, ou de adesão). Nunca aceitem um produto quando este não corresponda ao negociado. Isto é muito comum em compras electrónicas, muitas vezes aquilo que nos aparece na imagem e na descrição de um produto é uma coisa, mas quando este chega a nossa casa verificamos que nos enviaram outro, semelhante, mas, ainda assim, diferente. Aceitar é um erro. Temos sempre direito à troca pelo produto efectivamente contratado, sem qualquer outro encargo adicional, monetário ou de outro tipo.

Presume-se sempre que os bens de consumo não são conformes com o contrato:

[1] se não corresponderem à descrição que deles é feita, ou não possuem as qualidades do bem que o vendedor tenha apresentado ao consumidor como amostra ou modelo;

[2] se não forem adequados ao uso específico para o qual o consumidor os destine quando disso tenha informado o vendedor;

[3] se não forem adequados às utilizações habitualmente dadas aos bens do mesmo tipo; e

[4] se não apresentarem as qualidade e o desempenho habituais nos bens do mesmo tipo e que o consumidor possa razoavelmente esperar, ou então não apresentem as qualidades e desempenho que resultam de declarações públicas feitas pelo vendedor, pelo produtor ou pelo seu representante, nomeadamente na publicidade ou na rotulagem.

FONTE: http://encontrei.wordpress.com/2010/01/2...e-consumo/

De reparar no negrito!

Ora, quando compramos algo NOVO, esperamos algo... NOVO! Não é uma substituição de componentes que vai mudar a LEI! Logo... o componente tem de cumprir, como bem de consumo que é, com o Legislado! Tem de ser... NOVO!

Ora... se a descrição, no acto de escolha e posterior compra, é a de NOVO... essa situação deverá ser mantida, após qualquer acto de substituição, por NOVO!

É simples e para bom entendedor...
É ainda essencial verificar que, activada a garantia, quando tenha havido “substituição” do bem, começa a correr novo prazo de 2 anos a partir do momento em que o recebemos. Portanto, nunca aceitem que vos digam que como só vos resta 2 meses de garantia, ou outro tempo qualquer, o produto que veio em substituição só tem esse tempo restante. Isso é uma mentira descabelada. A lei prevê que, em caso de substituição do bem, novo prazo de garantia começa a correr. O mesmo vale em relação às peças novas substituídas no bem de consumo em função de uma “reparação”.

FONTE: http://encontrei.wordpress.com/2010/01/2...e-consumo/

De conhecimento geral... menos para quem age de má-fé!
Meus caros, um aviso à navegação:

Aqui, nesta loja, pratica-se a venda à distância:
http://w3blink.net/index.php?route=infor...ation_id=7
Na sua Politica de Devoluções, encontramos isto:

Caso o cliente esteja insatisfeito com o artigo recebido poderá efectuar a sua devolução à w3blink, sendo que os custos do envio do equipamento serão suportados pelo cliente, para isso deverá comunicar a vontade de devolução no prazo máximo de 7 dias úteis à w3blink através do formulário de devoluções disponível no nosso website para o efeito, indicando o numero de pedido assim como a razão pela qual deseja efectuar a devolução.

FONTE: link acima.

O que diz a Legislação, que é o que vigora e o que vale:

Artigo 6º Direito de livre resolução
1 - Nos contratos a distância o consumidor dispõe de um prazo mínimo de 14 dias para resolver o contrato sem pagamento de indemnização e sem necessidade de indicar o motivo.

FONTE: http://www.lardocelar.com/info/leis/Decr..._Abril.pdf

Por aqui podem aferir a má prática da loja!
Ou então, será erro, e acreditemos que sim, e será prontamente desmentido e corrigido, a bem da transparência.
E, entendam que legalmente... uma venda é um contrato!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
Garantia PC - plusspeed - 06-12-2011, 17:20
RE: Garantia PC - brunoantunes - 06-12-2011, 18:30
RE: Garantia PC - plusspeed - 06-12-2011, 18:43
RE: Garantia PC - hachiroku - 06-12-2011, 22:30
RE: Garantia PC - BladeRunner - 06-12-2011, 22:32
RE: Garantia PC - plusspeed - 06-12-2011, 22:41
RE: Garantia PC - BladeRunner - 06-12-2011, 23:01
RE: Garantia PC - plusspeed - 06-12-2011, 23:04
RE: Garantia PC - BladeRunner - 06-12-2011, 23:14
RE: Garantia PC - RaCcOn - 07-12-2011, 00:57
RE: Garantia PC - BladeRunner - 07-12-2011, 01:49
RE: Garantia PC - JPedrosa - 07-12-2011, 01:09
RE: Garantia PC - RaCcOn - 07-12-2011, 12:03
RE: Garantia PC - JPedrosa - 07-12-2011, 12:20
RE: Garantia PC - RaCcOn - 07-12-2011, 13:03
RE: Garantia PC - ElectroescadaS - 07-12-2011, 16:16
RE: Garantia PC - BladeRunner - 07-12-2011, 21:43
RE: Garantia PC - JPedrosa - 07-12-2011, 17:24
RE: Garantia PC - RaCcOn - 07-12-2011, 18:07
RE: Garantia PC - JPedrosa - 07-12-2011, 18:30
RE: Garantia PC - RaCcOn - 07-12-2011, 21:23
RE: Garantia PC - nioxys - 07-12-2011, 22:53
RE: Garantia PC - BladeRunner - 07-12-2011, 23:06
RE: Garantia PC - RaCcOn - 07-12-2011, 23:04
RE: Garantia PC - BladeRunner - 07-12-2011 23:27
RE: Garantia PC - RaCcOn - 07-12-2011, 23:08
RE: Garantia PC - nioxys - 07-12-2011, 23:14
RE: Garantia PC - RaCcOn - 07-12-2011, 23:20
RE: Garantia PC - RaCcOn - 08-12-2011, 00:26
RE: Garantia PC - BladeRunner - 08-12-2011, 00:39
RE: Garantia PC - JPedrosa - 08-12-2011, 00:55
RE: Garantia PC - BladeRunner - 08-12-2011, 01:35
RE: Garantia PC - RaCcOn - 08-12-2011, 00:58
RE: Garantia PC - JPedrosa - 08-12-2011, 01:21
RE: Garantia PC - JPedrosa - 08-12-2011, 02:02
RE: Garantia PC - BladeRunner - 08-12-2011, 02:47
RE: Garantia PC - ElectroescadaS - 08-12-2011, 02:49
RE: Garantia PC - plusspeed - 09-12-2011, 03:03
RE: Garantia PC - RaCcOn - 09-12-2011, 03:24
RE: Garantia PC - BladeRunner - 09-12-2011, 21:00
RE: Garantia PC - plusspeed - 10-12-2011, 18:00
RE: Garantia PC - RaCcOn - 10-12-2011, 18:11
RE: Garantia PC - RaCcOn - 11-12-2011, 03:09
RE: Garantia PC - ElectroescadaS - 11-12-2011, 12:43
RE: Garantia PC - RaCcOn - 12-12-2011, 04:08
RE: Garantia PC - BladeRunner - 12-12-2011, 04:28
RE: Garantia PC - RaCcOn - 12-12-2011, 11:05
RE: Garantia PC - BladeRunner - 12-12-2011, 20:21

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)