Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
NATO promove exercício contra ciberataques
21-12-2011, 23:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-12-2011 23:11 por progster.)
Mensagem: #1
NATO promove exercício contra ciberataques

A cibersegurança e os ataques a sistemas informáticos e infraestruturas críticas para as nações têm estado na ordem do dia, principalmente depois da polémica gerada pelo worm Stuxnet, alegadamente desenvolvido para atacar especificamente os sistemas informáticos do governo iraniano e prejudicar o seu programa de energia nuclear.

Mesmo que o consenso em relação ao alvo do malware fosse difícil de alcançar, várias empresas de segurança informática concordaram em concluir que se tratava de um software concebido para afetar infraestruturas críticas e no qual teria sido necessário um extraordinário investimento de tempo, meios e investigação, levantando suspeitas a respeito de o envolvimento de algum governo no financiamento.

Mais recentemente, os especialistas alertavam para o surgimento de uma nova ameaça encarada como um sucessor do Stuxnet. Denominado Duqu, era apontado como aparentemente criado para recolher informação para futuros ataques a sistemas de controlo industriais.

Alimentado por estes e outros desenvolvimentos, o tema da cibersegurança tem motivado diversos tipos de ações e tomadas públicas de posição. Não, é por isso, surpresa que a NATO tenha decidido levar a cabo uma ação de prevenção a nível internacional.

Foram 29 os países envolvidos nesta simulação que compreendeu simulações de ataques através de vírus e vários tipos de malware, bem como ataques a sistemas energéticos. A ação ficou documentada num vídeo da NATO TV, que reproduzimos abaixo.

Fonte:http://tek.sapo.pt/multimedia/nato_promo...09035.html

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)