Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 3 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Arch Linux
01-08-2008, 21:35 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-08-2008 21:56 por DingoMD.)
Mensagem: #1
Arch Linux
Acho que esta distribuição merece um pouco de publicidade, portanto decidi criar este tópico.

[Imagem: archlinuxofficialfullcozv1.png]

http://www.archlinux.org Escreveu:Arch Linux, a lightweight and flexible Linux distribution that tries to Keep It Simple.

Currently we have official packages optimized for the i686 and x86-64 architectures. We complement our official package sets with a community-operated package repository that grows in size and quality each and every day.

Na minha opinião tem as seguintes vantagens em relação a outras distribuições:
  • Mais leve, uma vez que instalamos apenas o que queremos
  • Mais rápido (optimizado para i686 e x86-64)
  • Excelente package manager (tão bom, ou melhor que o "apt")
  • Rolling release (Sistema sempre actualizado, sem novas versões a cada X meses)
  • Repositórios oficiais contêm versões bastante mais recentes
  • Utilização mínima de patches (mantendo o software o mais "vanilla" possível)
  • Compilação de programas simples e integrada no package manager (ABS - Arch Build System)

Devo também mencionar que tem as seguintes desvantagens:
  • Maior instabilidade (devido a versões mais recentes e consequentemente menos testadas)
  • Instalação mais demorada e sem interface gráfica (É necessária a configuração e instalação do X e DE após a instalação do sistema base)
  • Não recomendada para iniciantes

Atenção: esta lista é apenas a minha opinião, estejam à vontade de discordar, mas não batam no ceguinho Big Grin

Não incluo nenhum screenshot, uma vez que não há nenhum ambiente gráfico instalado por defeito e cabe ao utilizador escolher um (Gnome, KDE, XFCE, *box, etc) e também porque esses mesmos ambientes vêm com o "look" original, sem nenhuma "artwork" específico desta distro.

Estejam à vontade para colocar qualquer questão relativa a esta distribuição.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-08-2008, 21:43
Mensagem: #2
RE: Arch Linux
Muito bem, é mais uma distro para experimentar, pareceu-me interessante Smile

Oh snap!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2008, 01:25
Mensagem: #3
RE: Arch Linux
estou a espra de paciencia para instalar o arch Tongue
estou bastante curioso... aconcelhas alguma documentaçao?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2008, 02:50
Mensagem: #4
RE: Arch Linux
rrodrigues Escreveu:estou a espra de paciencia para instalar o arch Tongue
estou bastante curioso... aconcelhas alguma documentaçao?

x2. Já estive dois dias de volta do arch e nunca consegui instalar corretamente, falha-me sempre qualquer coisa na configuração, mas devo dizer que é das distros que me desperta mais interesse exatamente pela sua "dificuldade" de instalação.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2008, 08:39
Mensagem: #5
RE: Arch Linux
Documentação é o que não falta. O Arch tem uma boa Wiki. Pessoalmente recomendo o guia para iniciantes (podem escolher Português lá de lado) ou o guia de instalação oficial se já estiverem à vontade com a instalação (talvez de outra distro similar)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2008, 17:09
Mensagem: #6
RE: Arch Linux
Mais um User de Arch aqui pronto a ajudar Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2008, 19:08
Mensagem: #7
RE: Arch Linux
Parece-me ser uma distro com futuro. É a distribuição que serve de base ao live.linuX-gamers.net, um live DVD só com jogos.

http://live.linux-gamers.net/
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2008, 19:13 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-08-2008 19:13 por DingoMD.)
Mensagem: #8
RE: Arch Linux
tokico Escreveu:Parece-me ser uma distro com futuro. É a distribuição que serve de base ao live.linuX-gamers.net, um live DVD só com jogos.

http://live.linux-gamers.net/

Não sabia que essa distro era baseada em Arch. Infelizmente, por ser um live DVD perde vários dos pontos fortes do Arch Linux: velocidade e personalização.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2008, 19:18
Mensagem: #9
RE: Arch Linux
mas sempre mantém a optimização i686, que já e bem melhor que outro live qualquer
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-08-2008, 09:20
Mensagem: #10
RE: Arch Linux
Leo Escreveu:mas sempre mantém a optimização i686, que já e bem melhor que outro live qualquer

Penso que no meio de tanto tempo de espera (load do DVD), essas optimizações acabam por se perder, sendo muito mais aparentes num sistema instalado no disco. Mas como nunca fui muito de experimentar live CDs, posso estar errado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)