Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Há dez anos vivemos com o euro nas nossas carteiras
28-12-2011, 22:48
Mensagem: #1
Há dez anos vivemos com o euro nas nossas carteiras
Sabia que a moeda única é quase imune à crise e que o Banco de Portugal continua a trocar escudos até 2022? Quando o euro completa uma década de circulação, fique a saber mais sobre a moeda de 17 países da Europa.

1. Começou em 12 países: O euro foi lançado em 1999 como moeda escritural, ou seja, utilizado para depósitos e créditos a partir dos bancos. A 1 de janeiro de 2002 as notas e moedas do euro começaram a circular em 12 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda e Portugal.

2. Símbolo da Europa: O euro é hoje usado por cerca de 332 milhões de pessoas em 17 países que formam a Zona Euro. Não é por acaso, que o euro subiu rapidamente ao pódio das moedas mais fortes do mundo, competindo diretamente com o dólar. A moeda única tornou-se num dos símbolos da Europa.

3. Inspiração grega: O nome da moeda única foi decidido em 1995 no Conselho Europeu em Madrid. O símbolo do euro (€) teve como inspiração a letra do alfabeto grego épsilon, invocando a Grécia como berço da civilização europeia. O € faz referência à primeira letra de “Europa” e as linhas retas do símbolo representam a estabilidade da moeda única.

4. Papel do BCE: O Banco Central Europeu (BCE) está no topo da hierarquia quando se fala do euro. A instituição foi criada em 1998 com o propósito de garantir a política monetária comum. O BCE tem tido um papel importante no financiamento da dívida de muitos países face à conjuntura atual.

5. Imune à crise? Apesar da crise vivida em vários países da Europa, a moeda única mantém-se estável. Alguns analistas defendem a desvalorização do euro face ao dólar mas a verdade é que a segurança oferecida por alguns países, como a Alemanha e a Finlândia, fazem com que o euro fique quase imune à crise.

6. Convivência pacífica: O euro e o escudo conviveram em Portugal até 28 de fevereiro de 2002. O Banco de Portugal vai continuar a realizar trocas da moeda antiga até fevereiro de 2022.

7. Portugal nas moedas do euro: Portugal já esteve presente em três moedas comemorativas de 2 euros: em 2007 durante a presidência portuguesa da União Europeia, em 2010 com o aniversário do centenário da I República e em 2011 com as comemorações de 500 anos do nascimento de Fernão Mendes Pinto.

8. Mais segurança: Em Abril de 2005, foi aprovada pelo BCE a segunda série de notas de euro (ES2), com o objetivo de reforçar a segurança, combater a falsificação e aumentar a durabilidade das notas. No primeiro semestre de 2011, foram retiradas de circulação quase 300 mil notas de euro contrafeitas.

9. Notas históricas: Os desenhos das notas do euro, feitos por Robert Kalina, são inspirados nas “Idades e Estilos da Europa”. Assim, a nota de 5 representa o estilo Clássico, a de 10 o Românico, a de 20 o Gótico, a de 50 o Renascentista, a de 100 o Barroco, a de 200 a arquitetura em ferro e vidro e a de 500 a arquitetura moderna.

10. Moedas personalizáveis: Já no caso das moedas, desenhadas por Luc Luycx, existem uma face comum com diferentes representações de mapas da Europa e uma face que varia de país para país. Em Portugal, as faces nacionais da moeda foram desenhadas por Vítor Manuel Fernandes dos Santos e são inspiradas em três selos reais de D. Afonso Henriques.

Fonte:http://noticias.sapo.pt/economia/artigo/..._2029.html

Provavelmente não é nada que ninguém não saiba já, mas achei interessante colocar aqui.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
Há dez anos vivemos com o euro nas nossas carteiras - progster - 28-12-2011 22:48

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)