Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O arquivo secreto da Apple
02-01-2012, 18:33
Mensagem: #1
O arquivo secreto da Apple
É um telefone, tem um ecrã sensível ao toque e foi desenvolvido pela Apple. Quem está a pensar no iPhone, cometeu o primeiro erro de 2012. Os arquivos da Universidade de Stanford, na Califórnia, levam-nos numa viagem ao passado e mostram-nos imagens de alguns aparelhos desenvolvidos por Steve Jobs e companhia na década de 1980, que podem ser considerados precursores dos smartphones e dos tablets que usamos hoje em dia.

[Imagem: 366783?tp=UH&db=IMAGENS&...9990,17294] [Imagem: 366784?tp=UH&db=IMAGENS&w=350] [Imagem: 366785?tp=UH&db=IMAGENS&w=350] [Imagem: 366786?tp=UH&db=IMAGENS&w=350]

Uma das imagens mostra um telefone branco, com um ecrã integrado, desenhado em 1983 por Hartmut Esslinger, o designer industrial que trabalhou para a Sony e para a Louis Vuitton e que viria a criar a "linguagem Branca de Neve”, adoptada pela Apple nos seus computadores pessoais até ao início da década de 1990.

Outro dos aparelhos desenvolvidos pela Apple na década de 1980 e que nunca chegaram a ser comercializados assemelha-se ao iPad, cujo primeiro modelo foi lançado em 2010.

Algumas imagens de antigas criações da Apple já circulam na Internet há algum tempo, mas a agência noticiosa Associated Press (AP) teve agora acesso ao ultra-secreto arquivo da Universidade de Stanford – documentos, fotografias, vídeos e outros artigos relacionados com a história da Apple e doados por Steve Jobs após o seu regresso à empresa, em 1997. O arquivo é tão secreto que os jornalistas da AP tiveram de se comprometer a não revelar a sua localização exacta, sabendo-se apenas que se encontra “nos arredores da Bay Area de São Francisco”.

“Através desta colecção podemos acompanhar a evolução do computador pessoal”, disse à AP o historiador Leslie Berlin, da Universidade de Stanford. “Estes documentos são o que temos de mais aproximado a uma história não filtrada do que realmente aconteceu”, afirmou.

De acordo com o relato da mesma agência noticiosa, o material cedido por Steve Jobs – a que se foram somando outros artigos adquiridos pela universidade nos últimos anos – está armazenado em mais de 180 metros de prateleiras, num edifício localizado fora do campus de Stanford.

Entre os documentos está uma carta sem data em que um tipógrafo alerta alguns dos seus colegas para a possível visita de Steve Jobs e Steve Wozniak nos seguintes termos: “Há por aí um espertalhão [Jobs] que vai entrar em contacto convosco... São dois tipos que constroem ‘kits’ numa garagem”.

Há também vários depoimentos e entrevistas em vídeo dos dois fundadores da Apple; milhares de documentos originais; manuais de instruções dos primeiros computadores fabricados pela empresa; “t-shirts”; e esboços de discursos de Steve Jobs, entre outros artigos.

Numa das entrevistas, Jobs e Wozniak falam sobre o primeiro computador pessoal da Apple, que foi comercializado em Julho de 1976 por 666.66 dólares. “O Apple I não servia para grande coisa, mas era incrível ter o nosso próprio computador”, afirmou então Steve Jobs.

O curador de Stanford, Henry Lowood, considera que este arquivo mostra que os fundadores da Apple estavam à frente do seu tempo. “O que eles estavam a fazer era espectacularmente novo. A ideia de construir computadores numa garagem e de os comercializar, criando um negócio bem sucedido, não fazia sentido para muitas pessoas”.

Apesar da histórica ligação entre a Apple e Stanford, nem Steve Jobs nem Steve Wozniak frequentaram a famosa universidade – Jobs entrou para a Universidade de Reed, em Portland, e desistiu no primeiro semestre do primeiro ano e Wozniak andou na Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde ingressou em 1971 e de onde saiu em 1972, regressando em 1987 para completar o seu bacharelato em Engenharia Eléctrica.

Fonte: Público

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)