Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
08-01-2012, 19:22 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-01-2012 20:04 por NeMewSys.)
Mensagem: #1
iPhone Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
Já vos vieram com conversas do género "Deves dominar bués o office e o windows, és de informática" ou "Um engº de informática que não sabe reparar computadores é um incompetente, até nos cursos técnicos se dá isso, <debito de quão mau são os cursos e os professores universitários porque não ensinam a montar PCs>".

Irrita-me um bocado as pessoas que pensam assim, e julgam tudo e todos sem qualquer fundamento sobre a questão (bem, isso é genético do povo português, basta olhar para os nossos políticos).
Como reagem perante este tipo de situações? É só a mim que me irrita tamanha ignorância?

Alguém com profundo conhecimento pedagógico que possa colocar aqui as várias definições com as devidas comparações entre ciência da computação, engenharia de computadores, sistemas de informação, técnico informático entre outros que me esqueci de mencionar.

[Imagem: userbar.png]

[Imagem: electronicsuserbars.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-01-2012, 19:49
Mensagem: #2
RE: Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
Não estou na área do ensino, mas penso que um professor, especialmente um professor universitário não tem obrigação de ensinar como montar ou desmontar um computador. A área de informática, é um área onde uma das palavras predominantes é ou pelo menos deveria ser "curiosidade". Wink

Acho um pouco esquisito apesar de não ser totalmente impossivel, alguém que esteja numa licenciatura de engenharia de informática não saber reparar computadores, em todo o caso eu ou outra pessoa qualquer que conduz o respectivo carro, e não é obrigado a saber reparar as avarias quando aparecem.

A mim também me costuma acontecer isso, de qualquer maneira não é por ai que me vou irritar com a(s) pessoa(s), ou seja, em certas situações tento meter-me no lugar dessas mesmas pessoas, e a conclusão a que chego é que as pessoas olham para nós e pensam: "este gajo tem estudos" logo sabe como fazer isto ou aquilo. A que dar o desconto...

Quanto ás definições..., é fácil de lá chegar especialmente para quem está dentro da área não? Wink

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-01-2012, 01:36
Mensagem: #3
RE: Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
@NeMewSys
O que referes, é normal em qualquer área.
As pessoas, fora de uma determinada área, tendem as desconhecer os seus níveis de especialização.

A informática, sofre um pouco mais dessa questão, porque é uma área muito densa, com muitas ramificações, e com elevados níveis de especialização.

Para ti, talvez um jornalista, seja um jornalista, não distingas os colunistas, dos cronistas, do "raio que os parta", mas "entre eles", e "no mundo deles" também existem seguramente ramificações, ocultas para leigos.

Vou-te dar o meu exemplo.
Mexo-me relativamente bem em programação, várias linguagens, mexo-me muito bem em bases de dados, oriento-me em SO's & redes (aqui, mais a googlar Smile ), no entanto, zero em imagem.
É algo que para muita gente faz confusão, e malta que está habituada a me cravar para tudo e mais alguma coisa, quando digo que de edição gráfica percebo zero, nicles.
Repara, e até me me considero algo polivalente na parte de software.

Aquilo que tu já passaste, e eu também no dia a dia, é que as pessoas têm na cabeça aquela ideia generalizada, de que um "informático", tem que saber mexer em tudo o que se ligue à electricidade, seja uma consola, um micro ondas topo de gama com lcd, um frigorífico com net, ou o que for.

Mas aí, a culpa até é dos informáticos.
É que somos "bichos" que tendencialmente gostam de saber como as coisa funcionam, além de que estamos numa área com uma velocidade de evolução muito alta, o que obriga a muita ginástica de cabeça.

Uma coisa que a mim me irrita solenemente é acharem que o "informático", trabalha de borla.
É verdade que o bits&bytes são invisíveis, e por isso se generaliza o trabalho do informático como "o gajo fez para ali qualquer coisa ... e isto já funciona".

Quando vais a um mecânico, pedir um orçamento, toda a gente entende "epá o gajo tem que ser o que o carro tem", quando é com um PC, já acham que as coisas funcionam à base de feijões mágicos, como mexemos numa coisa complexa, mas cuja visibilidade, é apenas um porra de uma caixa ... já acham que é só um toquezinho.

Enfim, à que entender que são comentários normais.

Mas uma coisa te digo,
talvez por pertencer a uma geração que viu isto florescer, a minha e a geração anterior, a malta dos trintas, quarentas, custa-me muito ver alguém que na área da informática, não sabe montar um PC, e olha para um stick de RAM como um burro olha para um palácio.
Custa-me ver um programador, ou auto-intitulado programador, que não saiba fazer a porra de um trace route, e me vá chatear porque um servidor não tem sessões disponíveis sem que saiba o que fazer.

Mas isso sou só eu ... Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-01-2012, 13:38
Mensagem: #4
RE: Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
JPedrosa,

Não te esqueças da desunião que existe nesta profissão em que há sempre um qualquer que está disposto a ganhar menos 1 cêntimo só para te lixar.

Não te esqueças também do "gajo" que leu umas cenas na Internet e que pensa que já sabe tudo acerca de informática...

Não te esqueças daquele que te vai pedir ajuda para reparar o computador dele, tu reparas e cobras por isso como é obvio, entretanto lá vem o tal amigo que falei antes e que percebe de informática porque sabe escrever uns textos no Word e meter umas formulas no Excel dá cabo daquilo tudo e a culpa de quem é?Do técnico de informática que reparou o computador...

Não te esqueças ainda do pseudo-informático que falo nos pontos anteriores que faz tudo deborla e as pessoas acham que o ténico de informática também tem de o fazer.

Digamos que as pessoas por vezes devem de pensar que o técnico de informática...
Não come, não bebe, não faz compras, não tem família, não sai de casa e o trabalho dele é uma brincadeira.

Quanto ao resto...
Sim é natural que as pessoas pensem isso, mas a realidade é que aqui se trata de uma questão de falta de formação...geral claro.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-01-2012, 03:16 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-01-2012 03:17 por NeMewSys.)
Mensagem: #5
RE: Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
Pedir a um engº informático para arranjar um computador é como pedir a um jogador de futebol para arranjar um estádio: makes no sense.

[Imagem: userbar.png]

[Imagem: electronicsuserbars.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-01-2012, 12:09
Mensagem: #6
RE: Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
Porquê?
Não vejo qualquer tipo de problema em arranjar um computador...
Porque é que não faz sentido? Confused
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-01-2012, 12:49
Mensagem: #7
RE: Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
Ora essa.
Concordo com o @RaCcOn, qual é o problema de pedir a um Eng. Informático para arranjar um computador?

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-01-2012, 13:01
Mensagem: #8
RE: Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
(29-01-2012 03:16)NeMewSys Escreveu:  Pedir a um engº informático para arranjar um computador é como pedir a um jogador de futebol para arranjar um estádio: makes no sense.

Que afirmação mais absurda.

Pedir a um recurso não especializado e com muitos poucos skills que resolva uma tarefa complicada, é parvo.
O inverso, é um Walk in the Park, só se fores excessivamente c@gão é que vez isso como uma ofensa.

Não tens que o saber fazer, mas garantidamente, saber fazê-lo, é uma das muitas skills que um engenheiro informático, pode ter.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-01-2012, 12:17 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-01-2012 12:21 por NeMewSys.)
Mensagem: #9
RE: Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
Sou de informática e forçosamente sei faze-lo, e se for preciso até sei montar um computador simples de raíz, criando quase todo o meu hardware, pois essa é a minha especialização.
Mas continuo a achar absurdo pedir a alguém de informática da área da ciência da computação, que desenvolve algoritmos, (que NADA têm a haver com computadores diga-se de passagem) para arranjar um computador, só porque esse conhecimento está "ali à mão de semear", como quem "já tá com as mãos na massa aproveita" ou porque o curso tem a palavra "computadores" ou "informática" algures no nome.
É como ir a um oftalmologista pedir tratamento para problemas intestinais. Lá porque é médico não quer dizer que...
Com os informáticos é igual, e devia de ser visto como tal.
Naturalmente também concordo que bom profissional tem de ser polivalente, mas isso não aprova a ideia debatida.

Deixo aqui uns gráficos que penso que exprimem o que quero fazer entender:

[Imagem: engenharia-computacao-640x529.png]

[Imagem: ciencia-computacao-640x527.png]

[Imagem: sistemas-informacao-640x521.png]

[Imagem: userbar.png]

[Imagem: electronicsuserbars.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-01-2012, 13:13 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-01-2012 13:16 por progster.)
Mensagem: #10
RE: Tecnico Informático VS Engenheiro Informático
(30-01-2012 12:17)NeMewSys Escreveu:  Mas continuo a achar absurdo pedir a alguém de informática da área da ciência da computação, que desenvolve algoritmos, (que NADA têm a haver com computadores diga-se de passagem) para arranjar um computador, só porque esse conhecimento está "ali à mão de semear", como quem "já tá com as mãos na massa aproveita" ou porque o curso tem a palavra "computadores" ou "informática" algures no nome.
É como ir a um oftalmologista pedir tratamento para problemas intestinais. Lá porque é médico não quer dizer que...
Com os informáticos é igual, e devia de ser visto como tal.
Naturalmente também concordo que bom profissional tem de ser polivalente, mas isso não aprova a ideia debatida.

Meu caro, qualquer licenciado em engenharia de informática sabe ou pelo menos deveria saber como reparar computadores, se me disseres que uns têm menos conhecimentos de que outros ainda vá que não vá, agora dizeres que achas absurdo pedir a um Eng. de Informática para reparar computadores é que não "marcha", pois entre outros motivos, mesmo que seja uma pessoa que vá para a área pelo salário, com o tempo e a prática acaba sempre por adquirir conhecimentos sejam poucos ou muitos, quer queira ou não.

Como médico, e apesar da especialidade dele não ser "problemas intestinais", deve pelo menos saber o básico, ou o mínimo dos mínimos, nem que seja para reencaminhar para outro colega. Wink

Não, com os informáticos não é nem deveria de ser igual, eu não me considero um programador no sentido literal da palavra, mas de tempos a tempos, quando me pedem qualquer coisa, lá vai e é se não quero perder um potencial futuro cliente. Só quando á partida vejo que não tenho conhecimentos para desenvolver o que me pedem e o prazo de entrega não permite aprender rapidamente esses conhecimentos é que reencaminho para alguém que conheça.

É a tua opinião, mas discordo da mesma.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)