Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dois assuntos que gostaria de pedir ajuda
20-01-2012, 04:52
Mensagem: #1
Dois assuntos que gostaria de pedir ajuda
Olá,

Pretendo iniciar os meus estudo na área de redes informáticas. Tenho conhecimentos de base, e tenho já estado a estudar para tirar a certificação CompTIA Network+, e depois pretendo Cisco CCNA, etc.

Mas, essa não é a minha dúvida. Eu ainda vou mesmo no início dos estudos, e tenho visto que várias pessoas têm definições diferentes do que é uma rede de computadores.

A definição mais generalista, e a que eu sabia, é algo como: Conjunto de dois ou mais computadores e outros dispositivos interligados, com o intuito de partilhar informação e recursos.

Depois, tenho visto definições que mencionam anfitriões ou nós em vez de computadores e dispositivos.

Eu já tinha ouvido falar em anfitriões (do termo em inglês "hosts").

A minha questão é: Em redes o que é um anfitrião e o que é um nó? Qualquer um dos termos serve? Ou existem diferenças?

Por exemplo, qual o termo correto para designar um computador e qual o termo correcto para designar, digamos um roteador ou mesmo uma impressora de rede?

Se possível, gostaria de pedir algo muito sucinto e que eu depois mais tarde consiga aprofundar por mim próprio.

O meu segundo pedido tem a haver com o livro de redes Engenharia de Redes Informáticas - 10ª Edição Actualizada e Aumentada.

Eu pretendo comprá-lo, pois pelo que vi seria uma boa aquisição, por forma a aprofundar os meus conhecimentos. Contudo, é caro para o que posso dispender de momento, pois estou desempregado. Alguém tem conhecimento de alguma loja na zona do Porto, que venda um pouco mais barato, talvez em promoção? Sad Eu não pretendo lojas on-line, mas sim dirigir-me lá eu.

Desde já, o meu muito obrigado!


P.S: Parabéns ao Pplware!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-01-2012, 13:24
Mensagem: #2
RE: Dois assuntos que gostaria de pedir ajuda
Viva,

A definição generalista de rede informática é precisamente essa.

Uma rede é um conjunto de 2 ou mais equipamentos que trocam informação entre si.

No caso da terminologia, encontramos os termos host (anfitrião), node (nó), client, server, router, gateway, etc etc.

A aplicação dos termos pode ser muito subjectiva no entanto eu vou tentar deixar aqui alguns exemplos.

HOST - Máquina que detém o serviço no qual nos queremos focar no momento. (Ex. vou mudar o IP do host 192.168.1.1 para 192.168.1.2) Naturalmente que nos podemos referir a esta máquina como cliente ou servidor - Ver descrição de cada um abaixo.

Node - Uma rede é composta por múltiplos nodos (IP's do mesmo segmento). Nesse sentido o node é um qualquer IP dentro de um segmento de rede. Ex. (Na rede 192.168.1.0 / 24 - Network ID, o IP 192.168.1.1 é um Node e o 192.168.1.2 é tb um Node)


Client - Um qualquer equipamento de rede dependente de serviços fornecidos por um qualquer equipamento de rede fornecedor desses serviços. ( O Windows 2008 Server pode ser cliente de um Windows XP assumindo que o XP está a fornecer um serviço ao Windows 2008 Server)

Server - Um qualquer equipamento de rede que forneça um qualquer serviço para um qualquer cliente. ( O windows 7 pode ser um servidor para um cliente Windows Server 2008)

Router - O termo descreve a funcionalidade do equipamento. Normalmente se nos queremos referir à forma lógica da funcionalidade utilizamos o termo gateway.

___________________
IT Trainer | SysAdmin
Email URL
MCP | MCSA | MCSE | MCITP | MCT

É impossível para um homem aprender aquilo que ele pensa que já sabe. Epíteto
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-01-2012, 16:12
Mensagem: #3
RE: Dois assuntos que gostaria de pedir ajuda
Olá,

Agradeço a tua resposta. Devo dizer que aprendi algo mais.

Se pudesses comentar uma informação que li, mas que sinceramente já não sei qual foi a página, agradecia.

Basicamente, li algo como: Todos os anfitriões são nós físicos da rede, mas no entanto, nem todos os nós físicos dessa rede são anfitriões, pois nem todos esses nós têm endereços IP.

Quando se refere a "nós físicos", são os dispositivos em si.

Salvo erro, foi algo como isto.

Poderias, muito resumidamente, dizer algo sobre isso? Smile

Já agora, se eu te pedisse uma definição mais técnica de rede de computadores, qual o termo que usarias - anfitriões ou nós?

Uma rede é um conjunto de 2 ou mais equipamentos que trocam informação entre si.

Trocarias "equipamentos" por qual dos termos?


Muito obrigado!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-01-2012, 16:45
Mensagem: #4
RE: Dois assuntos que gostaria de pedir ajuda
(20-01-2012 16:12)s3rra Escreveu:  Já agora, se eu te pedisse uma definição mais técnica de rede de computadores, qual o termo que usarias - anfitriões ou nós?

Uma rede é um conjunto de 2 ou mais equipamentos que trocam informação entre si.

Trocarias "equipamentos" por qual dos termos?

Computadores?... Wink

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-01-2012, 16:49
Mensagem: #5
RE: Dois assuntos que gostaria de pedir ajuda
(20-01-2012 16:12)s3rra Escreveu:  Basicamente, li algo como: Todos os anfitriões são nós físicos da rede, mas no entanto, nem todos os nós físicos dessa rede são anfitriões, pois nem todos esses nós têm endereços IP.


Já agora, se eu te pedisse uma definição mais técnica de rede de computadores, qual o termo que usarias - anfitriões ou nós?

Uma rede é um conjunto de 2 ou mais equipamentos que trocam informação entre si.

Trocarias "equipamentos" por qual dos termos?

O Host pressupõe a utilização dos serviços. Deves ter lido isso associando Host ao serviço de endereçamento IP, daí que um anfitrião seja uma máquina (nó físico) que utiliza o serviço IP no entanto se estivermos perante uma infra-estrutura multi protocolar podemos ter equipamentos que utilizam outros protocolos que não o TCPIP (ex. appletalk, netware, etc). Essas máquinas serão anfitriões de outros protocolos que não TCPIP. Esta á a minha análise a essa afirmação mas esclareço desde já que desconheço o contexto em que ela se insere pelo que poderei não estar a fazer a melhor análise.


No que se refere à definição de rede de computadores, apenas substituía o termo equipamentos por anfitriões e não nós já que podemos ter multiplos nós na mesma rede física que não comunicam entre si logo não se inserem no conceito lato de rede.

"Uma rede de computadores é um conjunto de 2 ou mais anfitriões que trocam informação entre si."

___________________
IT Trainer | SysAdmin
Email URL
MCP | MCSA | MCSE | MCITP | MCT

É impossível para um homem aprender aquilo que ele pensa que já sabe. Epíteto
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-01-2012, 13:41
Mensagem: #6
RE: Dois assuntos que gostaria de pedir ajuda
Elieme, parece-me que estas a complicar um pouco os termos para alguém que ainda está a comecar. Existe uma forma mais generalista de considerar essa expressao.

Obs: Antes de mais e para futuro estudo aconselho-te a ler o modelo OSI.

Se me permites um exemplo:
Tens uma rede constituida por um router, um switch, um hub, bridge, várias máquinas (nao vamos atender ao SO).

Tudo o que chegar na camada 2 do modelo OSI é considerado nó, isto é, todos os equipamentos mencionados, ah excepcao do hub, chegam pelo menos ah camada 2, logo sao considerados nós.

Tudo o que for camada 3 do mesmo modelo é considerado anfitriao, isto é, router, switch (alguns), máquinas, logo sao considerados anfitrioes (tambem conhecidos por equipamentos "inteligentes", ou seja, estes sabem que informacao está contida em cada pacote).


Quanto a frase colocada, nada tenho a acrescentar, concordo com o Elieme.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-01-2012, 14:41 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-01-2012 14:50 por Elieme.)
Mensagem: #7
RE: Dois assuntos que gostaria de pedir ajuda
Concordo com o que disseste no entanto e, como a afirmação vem sem contexto, suponho que se refira ao protocolo tcpip. No contexto que colocas e que está correcto, todo e qualquer equipamento activo de rede é efectivamente um nó. Qualquer equipamento passivo não é definido como nó de rede já que não utiliza identificadores lógicos, caso do hub e do repetidor. Com efeito, qualquer equipamento que fixe a sua área de intervenção na camada 1 do modelo OSI (rede) não é considerado um nó.


Quanto ao estudo do modelo OSI, presumo que te referisses ao s3rra. Nesse sentido deixo aqui um url para que ele possa estudar um pouco mais o modelo OSI e TCP.

http://redes.blogsome.com/2005/10/26/mod...-vs-osi-2/

Poderás explorar um pouco as categorias e encontrar muita informação por lá.

___________________
IT Trainer | SysAdmin
Email URL
MCP | MCSA | MCSE | MCITP | MCT

É impossível para um homem aprender aquilo que ele pensa que já sabe. Epíteto
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-01-2012, 16:53
Mensagem: #8
RE: Dois assuntos que gostaria de pedir ajuda
(25-01-2012 14:41)Elieme Escreveu:  IT Trainer | SysAdmin
Email URL
MCP | MCSA | MCSE | MCITP | MCT

Alguém que tenha estes certificados e que seja instrutor, assumo que saiba o que é o modelo OSI, por isso sim, o link é para o s3rra Tongue

Citar:se estivermos perante uma infra-estrutura multi protocolar podemos ter equipamentos que utilizam outros protocolos que não o TCPIP

O que quis dizer é que para uma pessoa que está a comecar a estudar redes e vir alguem mencionar o termo "infra-estrutura multi protocolar" é o mesmo que falares para uma parede (sem ofensas Smile)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-01-2012, 16:57
Mensagem: #9
RE: Dois assuntos que gostaria de pedir ajuda
LOL Smile

Um pouco fora do contexto mas não consigo publicar posts em alguns foruns, praticamente todos da Comunidade. Sabes com quem tenho que falar? Queria publicar umas coisas nos classificados...Já tentei enviar PM para alguns moderadores e nada Confused

___________________
IT Trainer | SysAdmin
Email URL
MCP | MCSA | MCSE | MCITP | MCT

É impossível para um homem aprender aquilo que ele pensa que já sabe. Epíteto
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-01-2012, 17:06
Mensagem: #10
RE: Dois assuntos que gostaria de pedir ajuda
A Ana é a moderadora dessa seccao, mas nao a tenho "visto" por aqui ultimamente. Tens em alternativa o racoq costuma andar por aí..Se nao der envia um mail para o pplware Confused

Podes tambem criar um post no Provedor
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)