Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
FBI quer ferramenta para monitorizar redes sociais
27-01-2012, 01:33
Mensagem: #1
FBI quer ferramenta para monitorizar redes sociais
FBI quer ferramenta para monitorizar redes sociais

O FBI está à procura de quem desenvolva uma aplicação para agregar informação de órgãos de comunicação e de sites como o Twitter e o Facebook e que mostre num mapa possíveis ameaças.

Num documento público em que especifica as exigências do projecto, e que foi divulgado nesta quarta-feira no site da revista New Scientist, o FBI escreve que um dos objectivos é “melhorar e acelerar” o processo de alerta para “eventos de última hora e ameaças emergentes”.

A ferramenta deverá incluir a possibilidade de fazer pesquisas nos conteúdos das redes sociais (no caso do Facebook, o FBI refere-se aos conteúdos públicos, já que boa parte dos que é publicado nesta rede social não é público e também não aparece nas pesquisas de motores de busca como o Google). A aplicação terá ainda de traduzir automaticamente as mensagens no Twitter para inglês.

Para além disto, o documento refere a possibilidade de fazer pesquisa em notícias locais e nacionais e dá como exemplos a CNN, a Fox e a MSNBC.

Os diferentes níveis de alerta encontrados pelo software deverão ser assinalados num mapa (o FBI diz que os mapas do Google e do Yahoo estão entre os preferidos), através de um código de cores.

O documento é uma consulta ao mercado, mas o FBI ainda não fez um pedido oficial para que sejam apresentadas propostas.

Na sequência das notícias, pelo menos dois grupos de defesa dos direitos dos cidadãos – o americano Electronic Frontier Foundation, que se preocupa com as questões do mundo digital, e o inglês Privacy International – já se manifestaram preocupados com a intenção do FBI de monitorizar a actividade nas redes sociais.

FONTE
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-01-2012, 11:02
Mensagem: #2
RE: FBI quer ferramenta para monitorizar redes sociais
Hummm..., Minority Report deixa de ser ficção cientifica?. Big Grin

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)