Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
C++ e autocad
27-01-2012, 13:25
Mensagem: #1
C++ e autocad
Boas pessoal!

Estou a pensar em fazer um projecto em que queria ligar o meu programa desenvolvido em c++ ao autocad, em que eu inseria apenas as coordenas no programa e este se ligava ao autocad, usando as mesmas para desenhar o pretendido.
Sera que alguem me podia ajudar com esta questao, e que nao faço a minina como lhe pegar.

Cumprimentos
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-01-2012, 14:08
Mensagem: #2
RE: C++ e autocad
Olá Smile

Tens mesmo de utilizar C++? É que o AutoCad tem uma linguagem de scripts denominada AutoLisp.

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-01-2012, 14:23 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-01-2012 14:28 por fuerza.)
Mensagem: #3
RE: C++ e autocad
Nao propriamente, posso sempre usar essa, ja que as linguagens sao todas muito parecidas. Mas sabes me dizer como posso fazer ou onde posso encontrar as respostas para o meu problema?

obrigado Smile
Mas ligar ao autocad e apenas uma pequena parte do projecto. Sera que com essa linguagem consigo desenvolver o resto do programa incluindo o interface grafico?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-01-2012, 14:42 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-01-2012 14:44 por nioxys.)
Mensagem: #4
RE: C++ e autocad
Podes começar por dar uma vista d'olhos no seguinte,

AutoCAD .NET Developer's Guide

Citar:This introduction describes the concepts of exposing AutoCAD objects through a managed .NET application programming interface (API). The AutoCAD .NET API allows you to automate tasks such as creating and modifying objects stored in the database of a drawing file or change the contents of a customization file. This guide covers using Microsoft Visual Studio 2008, and the programming languages Microsoft Visual Basic .NET (referred to in this guide as VB.NET) and Microsoft Visual C# with the AutoCAD .NET API.

Não sei como estás a pensar desenvolver o programa mas podes fazer com que esse teu programa gere scripts do Autocad com os dados introduzidos pelo utilizador.

Depois "só" tens de enviar esse script para ser executado no Autocad. Uma forma um pouco rudimentar de o fazer é acrescentar ao caminho do executável do Autocad o seguinte texto,

Código:
/b nome_script

O script será executado automaticamente na abertura do Autocad.

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-01-2012, 15:00
Mensagem: #5
RE: C++ e autocad
sim eu em C++ consigo criar ficheiros do tipo .NET com os dados introduzidos pelo utlizador. Mas o Autocad tem de saber que tipo dados sao esses e para o que os utilizar, como posso eu colocar isso tambem no script?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-01-2012, 15:15 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-01-2012 15:16 por nioxys.)
Mensagem: #6
RE: C++ e autocad
Tu não tens de gerar ficheiros .NET mas sim scripts para o Autocad.

O que eu quis dizer foi o seguinte,

Imagina que esse teu programa permite desenhar um quadrado e o dado que o utilizador tem de inserir é a largura do mesmo. Sendo o script um ficheiro de texto que podes construir dentro do teu programa só tens de o gerar com as alterações feitas pelo utilizador, ou seja, a largura do quadrado.

Não sei se me faço entender.

Outra cosia diferente é utilizar uma linguagem .NET e interagir com a API do Autocad.

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-01-2012, 17:01
Mensagem: #7
RE: C++ e autocad
Sim ja estou a perceber. Ja agora sabe se existe algum comando que execute logo o autocad e o script de seguida sem ter de o executar manualmente no autocad?

Obrigado pela sugestaoBig Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-01-2012, 17:16
Mensagem: #8
RE: C++ e autocad
Já dei um exemplo em cima,

Código:
/b nome_script

Deves colocar no caminho do executável do Autocad, ou seja, crias um atalho e acrescentas o código acima.

Por exemplo,

Código:
C:\Programas\Autodesk\Autocad\acad.exe /b nome_script

(tem um espaço entre exe e /b)

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-01-2012, 18:15
Mensagem: #9
RE: C++ e autocad
Muito obrigado pela a ajuda Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-01-2012, 23:50
Mensagem: #10
RE: C++ e autocad
De nada. Smile

Mas através das API também podes brincar com o Autocad.

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)